EMPREENDEDOR DE SUCESSO

segunda-feira, 3 de junho de 2013

ARTESANATO COM TINTA PUFF- APRENDA PASSO A PASSO.

O artesanato é peça fundamental na vida das pessoas, pois, além de deixar a casa ou ambiente de trabalho decorado com peças muito mais bonitas, interessantes e exclusivas, ainda proporciona um excelente passatempo, especialmente para quem gosta de por a imaginação a prova.
Para hoje vamos proporcionar acesso a uma nova técnica especialmente direcionada para aquelas pessoas que gostam de trabalhar com a pintura em tecido. Para esta técnica em especial, que pode ser pintada uma linda toalha, o artesanato ser feito com tinta puff, um material que proporciona a expansão do calor.
Artesanato Com Tinta Puff - Passo a Passo
Artesanato Com Tinta Puff – Passo a Passo
Por isso, quando seca entrando em contato com o calor vindo de um secador de cabelo ativado na temperatura quente, fica com uma forma em relevo e aveludada, tendo um acabamento bem interessante. A técnica que faz uso da tinta puff é bastante prática, já que mesmo pintando os motivos mais simples, o efeito final proporcionado pela tinta garante toda formosura e graça ao trabalho.
A tinta Puff pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos para artesanato. Ela está disponível em diversas cores e pode ser empregada em qualquer tipo de tecido.





Materiais Necessários Para Fazer o Trabalho

Você pode pintar uma bonita toalha de rosto, banho ou mão usando essa técnica com tinta puff. Isso pode ser feito especialmente usando aquelas toalhas que possuem um barrado, para ser usada com o artesanato. O trabalho fica bem mais valorizado se usarmos aquelas toalhas bem felpudas e confortáveis de serem usadas.
É importante lembrar que qualquer toalha ou peça que for usada para pintar com tinta puff deve ser lavada anteriormente à aplicação da técnica, para que o trabalho fique perfeito.

Para Executar o Trabalho Você Vai Precisar De:

  • Tubos de tintas puff nas cores – branco, verde, amarelo e vermelho (caso tenha de fazer outros tipos de desenhos ou riscos use outras cores da tinta específica);
  • Pincel no formato chanfrado feito com filamentos sintéticos com numeração 8;
  • Papel carbono e vegetal;
  • Secador de cabelos ou ainda soprador térmico (lembrando que o secador é aquele simples que as mulheres usam para secar os cabelos e pode ser de qualquer tamanho ou potência).
  • Toalha de rosto, mão ou banho com barrado próprio para bordado ou pintura (desde esteja lavada, para retirar toda a goma ou sujeira do tecido)
  • Boleador ou ponteira
  • Placa feita de Madeira com cola permanente

Passo a Passo Do Trabalho:

  1. primeiro, como já dissemos a toalha deve ser lavada, para que seja retirada da peça toda a goma trazida já de fabrica. Estique a peça em uma placa de madeira já preparada com cola permanente e trace o risco com o papel carbono.
  2. Comece a pintar o motivo escolhido. Ponha um pouco da tinta branca em um pires ou godê e com a ajuda do pincel chanfrado comece a pintar as pétalas das flores. Passe o pincel em água corrente e usando a tinta verde, pinte todas as folhas do risco cobrindo toda área. Use uma quantidade bem abundante de tinta, porém, sem muitos excessos.
  3. Os miolos das flores devem ser pintados usando a cor amarela, e somente depois, o detalhe do meio e ainda o coração usando a tinta na cor vermelha.
  4. Usando as mesmas cores de tinta e fazendo o bico do frasco como aplicador, trace os contornos de cada parte do desenho, sempre utilizando a mesma cor de tinta que foi posta com o pincel. Somente a título de informação, esse contorno que será feito no risco não precisa ser exato, podendo ser mais livre, gestual, pois ele dará mais volume e efeito à pintura. Espere até que a peça seque totalmente, aguardando ao menos pelo período de 24 horas, sem remover a toalha de cima da placa de madeira.
  5. Depois que a peça secou totalmente, esperada as 24 horas, remova a toalha da placa de madeira e promova a expansão da tinta através do contato com o calor, usando um aparelho chamado de soprador térmico ou mesmo um secador de cabelos comum ligado no nível mais forte. Isso deve ser feito de maneira que a pintura receba o calor através da frente do desenho. Caso em sua casa você não tenha secador, nem soprador térmico, pode usar também um ferro de passar roupas, sem usar o vapor do mesmo, passando a peça pelo lado avesso, posicionando a toalha felpuda sempre apoiada numa superfície lisa, como na mesa. Vá aplicando o calor até que a tinta comece a mudar de, já que a mesma deve ficar mais clara e se tornar em alto relevo.

Dicas:

Se você quiser pode variar as cores das tintas, os desenhos e ainda as cores das toalhas, com isso poderá criar um enxoval completo, de cama, mesa e banho, para decorar sua casa de uma maneira bastante elegante e muito especial.
O uso da placa de madeira montada com a cola permanente é bastante indicado para uso nas técnicas que utilizam a pintura em tecidos, especialmente para evitar que a tinta passe para o avesso e borre. A cola permanente também pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos de artesanato, e deve ser usada na madeira passando um rolinho de espuma e não pode ser usada imediatamente, pois deve ficar secando por aproximadamente 20 minutos, até que se torne adesiva e mordente.
Nunca ponha o tecido sobre a madeira com na cola antes que ocorra a secagem completa.
Para fazer o processo de lavagem das peças já pintadas com esse tipo de técnica em alto relevo, o correto é evitar deixar a peça de molho e também não esfregar diretamente nas aplicações com a tinta, optando por uma lavagem mais simples, daquelas que são usadas em peças delicadas, levando-as logo depois de limpas para a secagem imediatamente.
Todos os produtos aqui solicitados para pintar a toalha podem ser encontrados em qualquer loja de artesanato de sua cidade. Caso você não encontre alguns dos produtos, basta acessar os sites de busca da internet e encontrará diversas lojas online especializadas em produtos para artesanatos, que fazem sua entrega em qualquer região do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...