EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 31 de outubro de 2015

Afiliada da Globo demite jornalista preso com 240 kg de falsa cocaína


Pressão política
Afiliada da Globo demite jornalista preso com 240 kg de falsa cocaína
Reprodução/TV Globo
Alex Barbosa mostra falsa cocaína em reportagem exibida pelo Jornal da Globo do dia 13 - Reprodução/TV Globo
Alex Barbosa mostra falsa cocaína em reportagem exibida pelo Jornal da Globo do dia 13
DANIEL CASTRO - Publicado em 30/10/2015, às 17h09



Afiliada da Globo em Mato Grosso, a TV Centro América demitiu o jornalista Alex Barbosa. Repórter de rede, que produz para os telejornais de cobertura nacional, Barbosa foi preso no último dia 12 quando simulava tráfico de cocaína em uma reportagem em que testava a fragilidade do combate ao tráfico na fronteira do Brasil com a Bolívia. O jornalista e mais três funcionários da TV Centro América transportavam 240 quilos de gesso embalados como se fossem pacotes de cocaína. Eles permaneceram sete horas presos na Polícia Federal de Cáceres (MT).
Barbosa foi desligado na última quarta-feira (28). Ele agora aguarda a decisão da Globo sobre seu futuro profissional. É certo que não ficará desempregado. Deverá ser contratado por outra afiliada da rede ou absorvido por alguma das emissoras da família Marinho. Os repórteres de rede são indicados pela direção-geral de jornalismo, no Rio de Janeiro, mas são contratados e pagos pelas afiliadas. Ex-TV Mirante (Maranhão), da família Sarney, Alex Barbosa estava havia apenas três meses no Mato Grosso. Procurado pelo Notícias da TV, o repórter não quis se manifestar.
Barbosa teria sido demitido porque suas reportagens investigativas, como a que expôs a fragilidade da polícia na fronteira, incomodavam o governo local. Pressionados política e economicamente, os donos da TV Centro América teriam decidido demiti-lo. A afiliada tem um histórico de conflitos com a orientação do jornalismo da Globo. Atualmente, encontra-se sob uma espécie de intervenção. O diretor de jornalismo local foi indicado pela Globo, assim como Barbosa.
O repórter e mais três funcionários da TV Centro América foram detidos no dia 12 quando trafegavam pela BR 070. Eles já tinham rodado durante 12 horas pelas estradas do Estado do Mato Grosso com a falsa droga.
Como mostrou uma reportagem exibida pelo Jornal da Globo no dia 13, eles passaram tranquilamente três vezes diante de três postos da Polícia Rodoviária Federal, por um posto do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e por blitz de policiais rodoviários. Só foram detidos à noite, em uma blitz do Gefron (Grupo Especial da Fronteira), da Polícia Militar, que os encaminhou para a Polícia Federal. Na PF, foi constatado preliminarmente que o material que transportava era gesso, mas mesmo assim foram instaurado um inquérito e apreendidos os veículos da reportagem.
A pauta desagradou autoridades. O secretário de Segurando do Mato Grosso chegou a dizer à imprensa que, "independentemente da questão de ser reportagem, eles [jornalistas] serão tratados de acordo com o que rege a lei". E cobrou publicamente a exibição da reportagem, mostrando que o repórter falhou na missão de provar a fragilidade do policiamento.
A Polícia Federal, no entanto, foi alertada pelo Ministério Público Federal de que a TV Centro América faria a reportagem. O próprio Alex Barbosa enviou ofício a procuradores da República informando previamente, como medida de segurança, que testaria a eficácia da fiscalização contra o tráfico.
Desde as 15h30 desta sexta (30), O Notícias da TV tenta falar com a direção de jornalismo da TV Centro América, sem sucesso. Os funcionários que atendem às ligações dizem que os responsáveis não se encontram na Redação.
A Globo, oficialmente, diz que Barbosa não foi demitido. Mas é fato o jornalista foi informado pela TV Centro América que seu contrato será rescindido. Ele continua à disposição da Globo, como repórter de rede, mas está sem contrato e afastado da atividade.

Original: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/afiliada-da-globo-demite-jornalista-preso-com-240-kg-de-falsa-cocaina--9596#ixzz3q8YLZ4FW
Follow us: @danielkastro on Twitter | noticiasdatvoficial on Facebook

Avião russo cai no Egito com 224 passageiros a bordo


Do UOL, em São Paulo  31/10/2015 - 07h11 

m  n     H    

{ Ouvir

h

0:00
 

Reprodução
Avião da companhia KogalimAvia
Avião da companhia KogalimAvia

Um avião russo caiu na península do Sinai, no Egito, neste sábado (31), logo após a decolagem, com 224 passageiros.
O avião, um Airbus-321 da companhia KogalimAvia, perdeu contato com os radares próximo ao Chipre quando sobrevoava a cidade de Larnakia, 23 minutos depois de decolar de uma cidade do litoral do Egito no início da manhã.
O avião, que realizava o voo 9268, decolou às 3h51 GMT (1h51 de Brasília) da cidade turística egípcia de Sharm el-Sheikh, o destino favorito dos turistas russos.
 Segundo o porta-voz da Rosaviatsia, o avião tinha como destino o aeroporto Pulkovo da cidade de São Petersburgo, onde deveria aterrissar pouco depois do meio-dia local (7h de Brasília).

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Criança sofre estupro em escola e colegas de 11 a 14 anos são suspeitos

Exame de corpo de delito atestou violência sexual em garoto de 12 anos.
Crime ocorreu no banheiro da escola da cidade Luís Eduardo Magalhães.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
Um menino de 12 anos foi abusado sexulmente dentro da escola onde estuda na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. De acordo com o Conselho Tutelar, que está acompanhando o caso, ele foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, também no oeste, para que fosse feito o exame de corpo de delito e o resultado confirmou o estupro. A família fez a transferência dele para outra escola de Luís Eduardo Magalhães. Segundo a polícia, os suspeitos são cinco colegas com idades entre 11 e 14 anos.
O caso aconteceu dentro da Escola Municipal Ivo Hering na manhã de segunda-feira (26). De acordo com a avó do menino, ele foi agredido e, depois, violentado no banheiro da escola. "Chamei [o garoto violentado], conversei com ele, implorei, orientei e foi aí que ele começou a conversar comigo. Falou para mim que cinco meninos da escola tentou estuprar ele", relatou a avó, que preferiu não ser identificada.
Criança sofre estupro em escola e colegas de 11 e 14 anos são suspeitos (Foto: Reprodução/TV Bahia)Denúncia foi feita pela avó
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
A escola tem mais de 700 alunos, com turmas do 2° ao 9° ano do ensino fundamental, e conta com vigilante e monitor de pátio. No entanto, a avó do menino conta que ninguém percebeu quando ele tentou pedir socorro. "Ele falou que gritou, mas eles [autores] ameaçaram e, além disso, depois do fato ocorrido, na hora de largar [a vítima], bateram nele. Um chutou ele e outro deu dois murros nas costas dele", disse a avó da vítima.
De acordo com a Polícia Civil, um inquérito para investigar o crime foi aberto. "Os autos foram conclusos e vamos encaminhá-los ao Ministério Público na terça-feira [3 de novembro], junto com os autores e a vítima para que o Ministério Público tome uma providência e, junto com o Judiciário, tome decisão sobre o futuro dos menores", apontou o delegado Rivaldo Luz, que investiga o caso.
A polícia disse que o menino de 11 anos que teria participado do abuso não vai ser incluído no processo porque ele não pode responder criminalmente - pela lei, ele é criança. Por meio de nota, a assessoria de comunicação da prefeitura disse que a Secretaria Municipal de Educação está acompanhando as investigações policiais e que vai tomar uma atitude com relação aos alunos envolvidos na semana que vem, quando voltam do feriado.


Morre aos 93 anos o ex-governador e senador do Piauí Lucídio Portela

Lucídio Portela estava na clínica do filho, quando passou mal e faleceu.
Família ainda divulgou informações sobre a realização do velório e enterro.

Do G1 PI
Morreu no fim da tarde desta sexta-feira (30) o ex-governador do Piauí Lucídio Portela Nunes, aos 93 anos. Segundo informações da assessoria de imprensa da deputada federal Iracema Portela, filha do ex-político, Lucídio estava na clínica do filho, para onde ia todos os dias, quando passou mal e veio a falecer em questão de minutos. O velório acontece na Assembleia Legislativa do Piauí a partir das 21h e o enterro será nesse sábado(31), às 16h, no cemitério Jardim da Ressurreição.
Imagens publicadas pela deputada Iracema no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Imagens publicadas pela deputada Iracema no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Natural de Valença, no interior do Piauí, Lucídio Portela era médico e foi governador do estado entre os anos de 1979 a 1983, vice-governador entre os anos de 1987 e 1991 e senador por um mandato entre os anos de 1991 e 1999. Era irmão mais velho do também ex-governador, ex-senador e ex-deputado do Piauí, Petrônio Portela.
A deputada Iracema Portela usou seu perfil oficial no Facebook para comunicar a morte de seu pai. Em um texto de poucas linhas, a parlamentar exaltou Lucídio  como um exemplo de seriedade e disse sentir orgulho do pai.
"Cumpro aqui o doloroso dever de comunicar o falecimento do meu querido pai, ex-governador Lucídio Portella, no fim da tarde de hoje, aos 93 anos. Por toda a sua vida, meu pai foi exemplo de seriedade, dignidade e respeito, e até hoje, por onde ando, as pessoas falam dele com carinho, lembram do seu grande trabalho pelo Piauí. Mesmo sem conseguir falar muito agora, preciso dizer do meu orgulho por ser sua filha", postou.
A prefeitura de Teresina divulgou nota de pesar pela morte de Lucídio Portela. "Aos 93 anos, Lucídio Portela foi exemplo de um homem público amigo, sereno e responsável. Nesse momento de dor, a administração municipal se solidariza com os amigos e familiares, em especial a deputada federal Iracema Portela, sua filha, e o senador Ciro Nogueira, seu genro, ao mesmo tempo em que enaltece a sua importância para a política piauiense".
Quem também divulgou nota de pesar pela morte de Lucídio foi o governo do Piauí, que declarou luto oficial de três dias. “Neste momento doloroso, em nome do povo do Piauí, decretamos Luto Oficial por três dias. À família enlutada, externamos nossos sentimentos e a nossa solidariedade, dividindo a sua angústia e a sua dor, rogando a Deus que a reconforte nessa grande perda”.

Naufrágio mata imigrantes no Mar Egeu

Embarcação com 150 a bordo virou perto da ilha grega de Kalymnos.
Outras 135 pessoas foram resgatadas do mar com vida.

Da France Presse
Pelo menos 22 migrantes morreram afogados na madrugada desta sexta-feira (30) perto das ilhas gregas de Kalymnos e Rodas, em dois novos naufrágios de embarcações procedentes daTurquia, anunciou a polícia portuária da Grécia. Entre os mortos estão 13 crianças.
Este novo drama se soma a uma série de naufrágios registrados nos dois últimos dias, que mataram 17 imigrantes, sendo 11 crianças.
O barco com cerca de 150 pessoas a bordo virou durante a noite perto de Kalymnos, na parte oriental do Mar Egeu, por onde passam diariamente milhares de refugiados.
A busca por sobreviventes prossegue com quatro barcos de patrulha gregos, um navio da agência europeia de controle das fronteiras externas da UE (Frontex) e um helicóptero.
ONU
Nesta quinta-feira (29), a Agência da ONU para os Refugiados manifestou sua preocupação com a "deterioração das condições meteorológicas" e seu reflexo sobre a situação dos imigrantes.
Desde o início de 2015, ao menos 560 mil imigrantes e refugiados chegaram à Grécia por mar, sobre o total de cerca de 700 mil imigrantes que aportaram na Europa cruzando o Mediterrâneo, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Ao menos 3.200 pessoas morreram durante esta travessia, segundo a organização.
Voluntário carrega bebê que estava em barco com 150 refugiados que virou nesta sexta-feira (30) (Foto: Giorgos Moutafis/Reuters)Voluntário carrega bebê que estava em barco com 150 refugiados que virou nesta sexta-feira (30) (Foto: Giorgos Moutafis/Reuters)
Um refugiado se prepara para entregar uma criança a um salva-vidas voluntário na ilha de Lesbos, na Grécia. O barco que eles estavam começou a afundar após atravessar o mar Egeu. Cerca de 150 imigrantes estavam a bordo, a maioria sírios. Não houve vítimas (Foto: Giorgos Moutafis/Reuters)Um refugiado se prepara para entregar uma criança a um salva-vidas voluntário na ilha de Lesbos (Foto: Giorgos Moutafis/Reuters)
Barco ajudou sobreviventes de naufrágio a chegar à Ilha de Lesbos, na Grécia  (Foto: Giorgos Moutafis/Reuters)Barco ajudou sobreviventes de naufrágio a chegar à Ilha de Lesbos, na Grécia (Foto: Giorgos Moutafis/Reuters)

tópicos:

Versão erótica de Chapeuzinho Vermelho é enviada a escolas no Chile

Versão distribuída foi: 'Caperucita se Come al Lobo'.
Livro escrito por colombiana tem seus contos eróticos.

Do G1, com informações da EFE
Capa e contracapa do livro Caperucita se Come al Lobo (Foto: Reprodução/Divulgação)Capa e contracapa do livro Caperucita se Come al Lobo (Foto: Reprodução/Divulgação)
O governo do Chile distribuiu por erro o livro de contos eróticos "Caperucita se Come al Lobo" ("Chapeuzinho Come o Lobo", em tradução livre) nas bibliotecas de 283 escolas de educação primária do país, segundo admitiram nesta sexta-feira (30) fontes oficiais.
O Ministério da Educação anunciou que retirará "imediatamente" o livro das escolas.
A denúncia do texto foi realizada por uma escola do município de Río Bueno, no sul do Chile, onde perceberam da existência do exemplar depois que um aluno comentou o conteúdo a um professor.
O livro, escrito pela colombiana Pilar Quintana e editado no Chile em 2012, contém seis contos eróticos que, entre outros, relatam encontros sexuais de um professor com uma aluna, usando uma linguagem explícita.
O conto que dá nome ao livro de 65 páginas percorre com muitos detalhes as peripécias que o lobo faz para levar Chapeuzinho para a cama após ter sido rejeitado várias vezes.
O prefeito de Río Bueno, Luis Reyes, criticou a situação e assinalou que se trata de um tema "perigoso", especialmente em uma comunidade rural onde existem crianças vulneráveis que não têm maturidade suficiente para absorver o conteúdo do livro.
Posicionamento do governo
Através de uma declaração pública, a coordenadora da Unidade de Currículo e Avaliação, Alejandra Arratia, disse a decisão foi tomada porque o livro "não conta com uma avaliação pedagógica adequada como material curricular para os estudantes".
Arratia acrescentou que foi aberta uma investigação para indagar o processo de avaliação do texto e a decisão de incluí-lo no catálogo.
Além disso, serão revistos um a um os textos que são parte do catálogo das bibliotecas escolares que, certamente, contam com a versão original de "Chapeuzinho Vermelho".

'Ele está feliz lá', diz irmã de homem que vive em buraco há 25 anos

Familiar acredita que é 'impossível' tirá-lo local: 'A força eu não vou trazer'.
Situação de homem, de 57 anos, motivou visita de juiz, em Nova Roma, GO.

Sílvio TúlioDo G1 GO
Raimunda Tereza Calado é irmã de Antônio Calado, que vive dentro de um buraco há 25 anos, em Goiás (Foto: Aline Caetano/TJ-GO)Antônio com a irmã: segundo ela, nenhum dos dois gosta muito de foto (Foto: Aline Caetano/TJ-GO)
Por inúmeras vezes, a dona de casa Raimunda Tereza Calado, de 37 anos, tentou tirar o irmão, Antônio Francisco Calado, de 57, do buraco onde ele vive desde 1990, em uma pequena propriedade rural de Nova Roma, no norte de Goiás. Mas todas elas foram em vão. A conclusão a que a mulher chegou é que é "impossível" fazê-lo sair e que é mais fácil tentar criar uma infraestrutura no local para que o homem viva melhor.
"Ele está feliz lá, daquele jeito. Sinto que se fizer isso, é capaz até dele morrer em pouco tempo e eu respeito isso. A força, eu não vou trazer ele. Cada um tem que viver como quer. O que eu desejo é dar uma condição melhor de água, alimentação e moradia", disse ao G1.
A situação de Antônio motivou uma visita do juiz Everton Pereira Santos, na última terça-feira (27). O magistrado foi ao local e pesou a situação ao julgar procedentes dois pedidos de pensão pela morte dos pais e de interdição judicial, feitos pela irmã.
Também ajudou na decisão um laudo pericial apontado que Antônio tem esquizofrenia paranoide, doença mental que o fez considerar incapaz.
  •  
Juiz visita buraco onde homem vive há 25 anos para decidir sobre ação em Goiás (Foto: Divulgação/TJ-GO)Juiz visita buraco onde homem vive há 25 anos 
(Foto: Aline Caetano/TJ-GO)
Mortes dos pais
Raimunda revela que Antônio sempre morou com os pais em uma pequena chácara da cidade. Quando o pai morreu, em 2000, o homem já começou a ficar, como ela diz, "mais perturbado". Porém, foi com o falecimento da mãe, em 2012, que a situação piorou, pois eles eram muito ligados.
Segundo a dona de casa, o irmão começou a cavar o buraco há 25 anos sem nenhum motivo aparente. "Ele ia lá, cavava e voltava para casa. Mas quando terminou resolveu morar lá. Ele nunca gostou de casa. Quando vai à minha, dorme no quintal, embaixo de um pé de manga", conta.
Caçula de 14 irmãos - dos quais três já morreram -, Raimunda é a familiar mais próxima de Antônio. Alguns irmãos, que moram em outros estados, pouco procuram saber informações sobre o parente.
Melhorias
Como curadora de Antônio, a irmã vai administrar os dois salários mínimos mensais a que o homem agora tem direito. Além disso, ela vai ter que empregar e prestar conta dos R$ 70 mil, referentes ao período retroativo. De acordo com o judiciário, o MP deve monitorar os gastos.
Ela diz que a ideia é construiu um barraco no local, mesmo que Antônio não viva nele. Outra ideia é fornecer água tratada para o irmão e alimentos com mais qualidade para que ele não se alimente apenas da pequena horta que cultiva.
'Ele está feliz lá', diz irmã de homem que vive em buraco há 25 anos em Goiás (Foto: Aline Caetano/TJ-GO)Segundo irmã, é impossível tirar Antônio do local (Foto: Aline Caetano/TJ-GO)
"O que sinto por ele é amor. Faço qualquer coisa e corro atrás de tudo que estiver ao meu alcance para dar o melhor para ele", define.
Visita do juiz
A situação encontrada no local deixou o juiz Everton Pereira Santos intrigado. "Olha, é uma situação muito peculiar, indescritível. Ao mesmo tempo em que ele aparenta ter muita inteligência para usar técnicas na construção do buraco e manusear ferramentas, demonstra aparentes delírios, dizendo que conversa com os raios e trovões", disse ao G1.
Segundo o magistrado, Antônio não fala "coisa com coisa" e não consegue estabelecer uma linha de raciocínio clara e linear. Apesar disso, mostra lampejos, principalmente relacionados à construção, que fazem Santos acreditar até em coisa de outro mundo.
"Ele criou um sistema para que a água da chuva não entre no buraco e ele poder utilizá-la depois. É fantástico. Quem ensinou isso para ele? Tenho a impressão que ele tem contato com outro ser. Ele se inspira em alguém, é muito estranho", diz.
A residência de Antônio também impressionou o juiz. A construção, em formato oval e com aproximadamente 8 m², tem os cômodos divididos e só é possível chegar a pé. Ao entrar, existe a sala. De um dos lados, um oratório com duas imagens de santos e do outro o quarto, onde ele dorme sobre um pedaço de madeira com panos velhos.
Juiz visita buraco onde homem vive há 25 anos para decidir sobre ação em Goiás (Foto: Divulgação/TJ-GO)Antônio mostra a entrada de sua 'casa' em Nova Roma (Foto: Aline Caetano/TJ-GO)
tópicos:

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...