EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Venezuela nega ter dificultado visita de senadores brasileiros a Caracas

Grupo de 8 senadores diz que foi 'sitiad' e voltou ao Brasil. 
Ministério atribui bloqueio em estrada a caminhão tombado.

Do G1, em São Paulo
VÍDEO;
Senadores brasileiros foram recebidos por esposas de presos políticos em Caracas (Foto: Twitter/@mariacorinaya)Senadores brasileiros foram recebidos por esposas
de presos políticos em Caracas
(Foto: Twitter/@mariacorinaya)
O governo da Venezuela negou nesta sexta-feira (19) ter dificultado a visita da comitiva de senadores brasileiros ao país e acusou "grupos de direita nacional e internacional" de tentarem uma "manobra midiática a partir de mentiras".
Um grupo formado por oito senadores foi à capital da Venezuela para visitar presos políticos e pressionar o governo do presidente Nicolás Maduro, mas não conseguiram cumprir o objetivo porque a van em que estavam não deixou as proximidades do aeroporto. Elesvoltaram a Brasília na madrugada e cobraram do governo brasileiro a convocação de Pereira.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano atribuiu as horas de bloqueio da estrada que liga o aeroporto de Maiquetía a Caracas a um "caminhão tombado carregado com substâncias inflamáveis".
Além disso, negou que "a segurança e a integridade física" dos senadores tenha sido comprometida e garantiu que existe "material audiovisual e fotográfico" como prova. No entanto, esse material não foi divulgado pelo governo.
Viajaram à Venezuela o presidente da Comissão de Relações Internacionais, Aloysio Nunes(PSDB-SP), além dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), José Agripino (DEM-RN), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), José Medeiros (PPS-MT) e Sérgio Petecão (PSD-AC), segundo informações da assessoria do PSDB. 
Por meio das redes sociais, os parlamentares relataram ter tido dificuldades para deixar o aeroporto da capital do país vizinho. Os senadores brasileiros foram cercados por manifestantes emCaracas, que cercaram o veículo e bateram nos vidros.
De acordo com relatos de Aécio Neves (PSDB-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) pelo microblog Twitter e pelo Facebook, o grupo foi "sitiado" e a van, atacada por manifestantes.
Diante da dificuldade, a comissão de senadores que viajou ao país nesta quinta-feira (18) decidiu retornar ao Brasil sem cumprir a agenda planejada.
Moção de repúdio
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (18) uma moção de repúdio contra o episódio de hostilidade relatado por senadores em viagem à Venezuela.

A manifestação da Câmara por escrito foi proposta por partidos da oposição e aprovada em votação simbólica (sem a contagem de votos no painel eletrônico). Segundo o presidente da Casa, Eduardo Cunha, os partidos concordaram em não “partidarizar” o texto da moção, mas apenas registrar o fato.

Mercosul
Os senadores da oposição defenderam nesta sexta (19) a saída da Venezuela do Mercosul. Eles alegam que o país vizinho não cumpre a cláusula democrática do Protocolo de Ushuaia, documento assinado pelos integrantes do Mercosul que afirma o compromisso do bloco com a democracia.
"Vamos discutir que forma podemos rever a participação da Venezuela no Mercosul, por não cumprir o acordo de Ushuaia e desrespeitar a cláusula democrática", afirmou Aécio, em entrevista coletiva convocada pelos oposicionistas nesta sexta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...