EMPREENDEDOR DE SUCESSO

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MANDELA DEIXA PATRIMÔNIO DE US$ 4 MILHÕES..



:

SÍRIA: NEGOCIAÇÕES DE PAZ TERMINAM EM IMPASSE.



  REUTERS/Denis Balibouse: U.N.-Arab League envoy for Syria Lakhdar Brahimi pauses during a news conference at the United Nations European headquarters in Geneva January 31, 2014.   REUTERS/Denis Balibouse (SWITZERLAND - Tags: POLITICS)
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que as autoridades sírias não tinham desculpa pela demora no envio de seu arsenal de gás venenoso para o exterior; já o mediador da Organização das Nações Unidas, Lakhdar Brahimi, afirmou que a delegação opositora estará de volta em 10 de fevereiro, mas os delegados de Assad lhe disseram que terão de consultar o governo em Damasco antes de concordar em retorna.



Por Khaled Yacoub Oweis e Stephanie Nebehay
GENEBRA, 31 Jan (Reuters) - A primeira rodada de uma contenciosa semana de conversações de paz para a Síria terminou nesta sexta-feira sem nenhum avanço quanto ao fim da guerra civil e a delegação do governo não manifestou se retornará na próxima etapa, dentro de dez dias.
Para tornar o quadro ainda mais sombrio, os Estados Unidos e a Rússia discordaram sobre o ritmo da transferência de armas químicas pela Síria e o governo norte-americano acusou as autoridades sírias de intencionalmente atrasarem o cronograma em várias semanas. A Rússia, principal aliada do presidente sírio, Bashar al-Assad, rejeitou essa acusação.
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que as autoridades sírias não tinham desculpa pela demora no envio de seu arsenal de gás venenoso para o exterior, como parte de um acordo firmado no ano passado. O governo russo declarou que Assad agiu de boa fé e o prazo final de 30 de junho para eliminação de todos os agentes químicos permanece viável.
Já o mediador da Organização das Nações Unidas, Lakhdar Brahimi, que vem buscando incansavelmente um acordo de paz que outros diplomatas consideram ser uma "missão impossível", afirmou que a delegação opositora estará de volta em 10 de fevereiro, mas os delegados de Assad lhe disseram que terão de consultar o governo em Damasco antes de concordar em retornar.
"Eles não me disseram que estão pensando em não vir. Pelo contrário, eles falam que viriam, mas precisam consultar sua capital", declarou Brahimi em entrevista à imprensa.
Brahimi listou dez pontos simples em que sentiu que os dois lados estão de acordo e afirmou pensar haver mais terreno comum do que as duas partes reconhecem.
Mas nenhum dos lados cedeu milímetros em suas posições: a oposição quer que as conversações tenham como foco um governo de transição que remova Assad do poder; o governo quer conversar sobre o combate ao "terrorismo" - uma palavra que usa para se referir a todos os inimigos armados.
"Na realidade, o progresso é muito lento, mas as partes participaram de um modo aceitável", disse Brahimi.
O ministro sírio das Relações Exteriores, Walid al-Moualem, culpou a falta de resultados tangíveis pelo que qualificou como imaturidade e composição estreita da delegação da oposição e suas "ameaças de implodir" as conversações, bem como a flagrante interferência dos EUA.
"Há enormes divisões entre eles (a delegação da oposição) e sobre o que está acontecendo na Síria. Eles não estão em contato com o que está ocorrendo na Síria - e não têm nenhum controle sobre ninguém no terreno", disse Moualem aos repórteres.
Os Amigos da Síria, uma aliança predominantemente de países ocidentais e Estados do Golfo Pérsico que apoiam os inimigos de Assad, culpam o governo sírio pela falta de avanços diplomáticos.
"O regime é responsável pela falta de progresso real na primeira rodada de negociações. Não deveria obstruir mais negociações substanciais e tem de se engajar construtivamente na segunda rodada de negociações", disseram eles em comunicado.
O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Edgar Vasquez, diz que o governo sírio "continua a tentar enganar os outros" com sua posição de não comprometimento sobre futuras conversações, enquanto a oposição mostrou ser séria ao se comprometer a voltar à mesa.
"O povo da Síria está assistindo e vai determinar quem realmente tem seus melhores interesses no coração. O povo sírio, que sofreu muito, merece um engajamento construtivo agora e na próxima rodada", disse Vasquez.
(Reportagem adicional de Mariam Karouny, em Genebra; de Lesley Wroughton, em Berlin; de Oliver Holmes e Stephen Kalin, em Beirute; de Missy Ryan, em Varsóvia; e de Steve Gutterman, em Moscou)

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A TODOS(AS) LINDOS E LINDAS BOA NOITES.
















COPA 2014, Brasil joga contra Croácia, México e Camarões na Copa


Os grupos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foram sorteados na tarde desta sexta-feira (6). O Brasil faz a estreia no dia 12 de junho, no estádio do Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo, diante da Croácia.


No Mundial da Alemanha, em 2006, o Brasil deu início à competição justamente contra a Croácia. O jogo, disputado em Berlim, terminou com a vitória da Seleção por 1 a 0, gol de Kaká.

O segundo jogo da Seleção comandada por Luiz Felipe Scolari terá como palco o Castelão, em Fortaleza, diante do México, no dia 17 de junho. O confronto é o mesmo que ocorreu na segunda rodada da Copa das Confederações, com vitória do Brasil por 2 a 0.

O último jogo da primeira fase será em Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha, contra Camarões. A última vez que as duas equipes se encontraram em Copa do Mundo foi no Mundial dos Estados Unidos, em 1994, quando o Brasil venceu por 3 a 0 os camaroneses. Romário, Márcio Santos e Bebeto marcam os gols da partida.

Pela divisão do sorteio, o possível adversário do Brasil nas oitavas de final virá do Grupo B, que reúne Espanha, Holanda, Chile e Austrália.

Confira como ficou a divisão das 32 seleções participantes e a tabela do torneio:

Médicos comunistas debatem soluções para saúde pública brasileira.


Médicos comunistas de grande parte dos estados brasileiros se reuniram no Comitê Central do PCdoB nesta sexta-feira (31), na capital paulista, para debater a Saúde no Brasil, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e as condições de trabalho dos profissionais.

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho


MESA DO ENCONTRO NACIONAL DE MÉDICOS DO PCDOB
Presidente do Conselho Federal de Medicina, Aloísio Tibiriçá; coordenadora nacional de Saúde do PCdoB, Julia Roland e o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo
O presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, esteve presente e contribuiu para o enriquecimento do debate. Ele fez um panorama da situação política do país, imprescindível para a compreensão do atual status da saúde pública. 

“É evidente que em 11 anos o Brasil se tornou um grande mercado interno, e hoje as pessoas que já têm casa, carro e podem consumir, passam a exigir outras melhorias, entre elas, uma saúde pública de qualidade”, disse o dirigente comunista. 

Nesta mesma linha, a médica Julia Roland, que também é coordenadora nacional de Saúde do PCdoB, afirma que um dos maiores desafios do SUS hoje é a questão dos investimentos. O Sistema Único de Saúde completou recentemente 25 anos e para sua ampliação e desenvolvimento, aumentar os investimentos no setor é fundamental. 

“Esse desafio está diretamente ligado à luta pela implementação de reformas estruturais que o PCdoB defende”, afirmou. Ressaltou ainda que este deve ser um dos principais desafios da agenda do Partido, que também deve incluir na pauta o debate sobre a formação dos profissionais da saúde. 

Julia mostrou dados importantes sobre o SUS, segundo ela, o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que teve a ousadia de implementar um sistema universalizado de saúde. O SUS é muito eficiente em países pequenos, e ela defende que é preciso encontrar o caminho para o desenvolvimento do sistema no Brasil. 

De acordo com ela, hoje o Brasil é exemplo para o mundo ao ser o país que tem as melhores campanhas de vacinação e um alto índice de transplantes realizados com sucesso pelo serviço público. 

Outra estatística importante apresentada por Julia é o número de postos de trabalho e o número de profissionais que se formam. Segundo ela, o número de médicos que entram no mercado de trabalho anualmente é menor que as vagas de trabalho. Por isso o programa Mais Médicos vem atender uma necessidade latente do sistema. 

Um dos participantes do encontro, o médico do Rio de Janeiro Pablo Queimadelos defendeu medidas do Governo Dilma e questionou a atenção destinada a áreas como saúde e educação. “O Governo Dilma representa o que há de mais avançado hoje no cenário politico que temos, é evidente que evoluímos em políticas sociais, no mercado externo, interno, mas isso não se refletiu na saúde e na educação. E por isso as pessoas foram pra rua pedir reformas estruturais, a gente tem que cobrar isso com uma posição mais firme”. 

Já a médica Márcia Rosa, também do Rio de Janeiro, questionou a qualidade dos hospitais de pronto atendimento e a ampliação desenfreada dos planos de saúde. “Os pronto socorros estão em péssimo estado, inclusive da rede privada que não está dando conta de tantas assinaturas. Hoje virou grife ter plano de saúde porque se entende que a saúde pública não funciona, precisamos defender a saúde pública de qualidade para o povo brasileiro e o plano de carreira para os médicos”. 

Já o outro expositor, o médico Aloísio Tibiriçá, presidente do Conselho Federal de Medicina, defende um plano nacional para a saúde. “Nós não temos um plano nacional, sempre se trabalha em planos de governo, mas não há um planejamento de longo prazo. Isso é uma falha que precisamos corrigir”.

SAÚDE PÚBLICA SERÁ QUE TEMOS?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

saúde política e económica centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais. Não deve ser confundida com o conceito mais amplo de saúde coletiva.

Evolução do conceito

Uma das mais citadas definições de Saúde Pública foi apresentada por Edward Amory (1877–1957), nos EUA, 1920 . Assim, foi realizada.
"A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de [enfermagem] para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde".
A persistência do uso dessa definição é reforçada pela ampla difusão da definição de saúde da Organização Mundial de Saúde - organização internacional que propôs a realização das Conferências Mundiais de Saúde com integração de todos os países na persistente busca do completo bem-estar físico, psíquico e social.
O estudo da Saúde Pública no Brasil necessariamente passa por uma série de nomes e instituições como Oswaldo CruzCarlos Chagas, o Instituto Manguinhos ou Vital Brazil, o Instituto ButantãAdolfo Lutz e o instituto que leva o seu nome. Instituições que se mantêm até hoje como ilhas de competência do poder público na construção de um sistema de saúde de natureza pública e equitativo, no Brasil, o SUS - Sistema Único de Saúde, capaz de dar conta das ações de saúde tanto no âmbito da atenção primária e da promoção da saúde como nas ações curativas e necessárias à reabilitação (níveis secundário e terciário da atenção em saúde).

Saúde Coletiva

O objeto de investigação e práticas da Saúde Coletiva compreende as seguintes dimensões:
  1. o estado de saúde da população ou condições de saúde de grupos populacionais específicos e tendências gerais do ponto de vista epidemiológico, demográfico, sócio-econômico e cultural;
  2. os serviços de saúde, enquanto instituições de diferentes níveis de complexidade (do posto de saúde ao hospital especializado), abrangendo o estudo do processo de trabalho em saúde, a formulação e implementação de políticas de saúde, bem como a avaliação de planos, programas e tecnologias utilizada na atenção à saúde;
  3. o saber sobre a saúde, incluindo investigações históricas, sociológicas, antropológicas e epistemológicas sobre a produção de conhecimentos nesse campo e sobre as relações entre o saber "científico" e as concepções e práticas populares de saúde, influenciadas pelas tradições, crenças e cultura de modo geral.

Uma sucessão de conceitos & práticas

Segundo Paim, 2005, "A Saúde Coletiva, latino-americana foi composta a partir da crítica à Medicina Preventiva, à Medicina Comunitária, à Medicina da Família, desenvolveu-se a partir da Medicina Social do Século XIX e pela saúde pública institucionalizada nos serviços de saúde e academia. Envolve um conjunto de práticas técnicas, ideológicas, políticas e econômicas desenvolvidas no âmbito acadêmico, nas organizações de saúde e em instituições de pesquisa vinculadas a diferentes correntes de pensamento resultantes de projetos de reforma em saúde."
Ainda de acordo com esse Professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBa - Universidade Federal da Bahia, ao longo da história da medicina cosmopolita, o campo social da saúde tem sido atravessado por um conjunto de movimentos ideológicos tais como: Polícia Médica; Higiene; Saúde Pública; Medicina Social; Medicina Preventiva; Saúde Comunitária; Saúde Coletiva; Medicina Familiar entre outros. Tais movimentos constituem-se como lutas teórico-paradigmáticas, políticas e ideológicas com repercussões enquanto campo do saber e de práticas.

Medicina Social

"Identificam-se três etapas para consolidação da medicina social, inclusive como disciplina do curso de formação médica: a Polícia Médica, especialmente desenvolvida na Alemanha no início do século XVIII a fim de prover o Estado sobre os índices de saúde da população alemã, a Medicina das Cidades ou Medicina Urbana, que tem como objetivo controlar os fatores nocivos à saúde da população urbana que estavam associados às grandes epidemias, evidenciada na França, e, por fim, a Medicina da Força de Trabalho, consolidada no sanitarismo inglês, que objetiva manter a sua força trabalhadora plenamente apta." (Foucault, Microfísica do Poder)
Observe-se porém que as preocupações com o isolamento de doentes e assistência aos pobres confunde-se com os princípios da caridade e assistencialismo pregado pelos cristãos emuçulmanos, a exemplo das discussões sobre a remuneração dos serviços médicos associada à prática de Cosme e Damião (na Síria de hoje, por volta do ano 300), a assistência médica prestada aos escravos e soldados romanos ou ao nascimento das Santas Casas de Misericórdia em Portugal (1000) e hospitais religiosos.

História da saúde pública no Brasil

No início, "não havia nada" considerando-se o que poderia ter sido feito. A saúde no Brasil praticamente inexistiu nos tempos de colônia. O modelo exploratório nem pensava nessas coisas. Opajé, com suas ervas e cantos, a medicina dos jesuítas e os boticários, que viajavam pelo Brasil Colônia, eram as únicas formas de assistência à saúde. Para se ter uma ideia, em 1789, havia no Rio de Janeiro apenas quatro médicos.
Além das enfermarias de cuidados dos jesuítas a únicas instituições que podemos destacar no vazio assistencial desse período é a criação das Santas Casas de Misericórdia. É controversa a data de criação da primeira Santa Casa no Brasil, para alguns autores teria sido a do porto de Santos fundada por Brás Cubas (1507-1592) em 1543 para outros teria sido a da Bahia ou de Olinda. 1
Entre as descrições das patologias e medicamentos utilizados no Brasil Colônia destaca-se as contribuições do médico naturalista Guilherme Piso (1611-1678), que participou, como médico, de uma expedição nos anos 1637 - 1644 para o Brasil, com patrocínio do conde Maurício de Nassau (1604-1679) que administrou a conquista holandesa do nordeste do país entre 1637 e 1644.2 . Observe-se a continuidade da catalogação de espécies de uso medicinal, já iniciada pelos jesuítas e outros viajantes, comparando o uso das espécies nativas às já conhecidas na farmacopeia europeia.
Com a chegada da família real portuguesa, em 1808, as necessidades da corte forçaram a criação das duas primeiras escolas de medicina do país: o Colégio Médico-Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador e a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro. E foram essas as únicas medidas governamentais até a República.
Foi no primeiro governo de Rodrigues Alves (1902-1906) que houve a primeira medida sanitarista no país. O Rio de Janeiro não tinha nenhum saneamento básico e, assim, várias doenças graves como varíolamaláriafebre amarela e até a peste bubônica espalhavam-se facilmente. O presidente então nomeou o médico Oswaldo Cruz para dar um jeito no problema. Numa ação policialesca, o sanitarista convocou 1.500 pessoas para ações que invadiam as casas, queimavam roupas e colchões. Sem nenhum tipo de ação educativa, a população foi ficando cada vez mais indignada. E o auge do conflito foi a instituição de uma vacinação anti-varíola. A população saiu às ruas e iniciou a Revolta da Vacina. Oswaldo Cruz acabou afastado.

Da "revolta da vacina" ao Ministério da Saúde

A forma como foi feita a campanha da vacina 3 revoltou do mais simples ao mais intelectualizado. Veja-se4 o que Rui Barbosa disse sobre a imposição à vacina: "Não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência, a tirania a que ele se aventura, expondo-se, voluntariamente, obstinadamente, a me envenenar, com a introdução no meu sangue de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte."
Apesar do fim conflituoso, o sanitarista conseguiu resolver parte dos problemas e colher muitas informações que ajudaram seu sucessor, Carlos Chagas, a estruturar uma campanha rotineira de ação e educação sanitária.
Pouco foi feito em relação à saúde depois desse período, apenas com a chegada dos imigrantes europeus, que formaram a primeira massa de operários do Brasil, começou-se a discutir, obviamente com fortes formas de pressão como greves e manifestações, um modelo de assistência médica para a população pobre. Assim, em 1923, surge a lei Elói Chaves, criando asCaixas de Aposentadoria e Pensão. Essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esses serviços aos seus funcionários. A União não participava das caixas. A primeira delas foi a dos ferroviários. Elas tinham entre suas atribuições, além da assistência médica ao funcionário e a família, concessão de preços especiais para os medicamentos,aposentadorias e pensões para os herdeiros. Detalhe: essas caixas só valiam para os funcionários urbanos.
Esse modelo começa a mudar a partir da Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas tomou o poder. É criado o Ministério da Educação e Saúde e as caixas são substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), que, por causa do modelo sindicalista de Vargas, passam a ser dirigidos por entidades sindicais e não mais por empresas como as antigas caixas. Suas atribuições são muito semelhantes às das caixas, prevendo assistência médica. O primeiro IAP foi o dos marítimos. A União continuou se eximindo do financiamento do modelo, que era gerido pela contribuição sindical, instituída no período getulista.
Quanto ao ministério, ele tomou medidas sanitaristas como a criação de órgãos de combate a endemias e normativos para ações sanitaristas. Vinculando saúde e educação, o ministério acabou priorizando o último item e a saúde continuou com investimentos irrisórios.
Dos anos 40 a 1964, início da ditadura militar no Brasil, uma das discussões sobre saúde pública brasileira se baseou na unificação dos IAPs como forma de tornar o sistema mais abrangente. É de 1960 a Lei Orgânica da Previdência Social, que unificava os IAPs em um regime único para todos os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o que excluía trabalhadores rurais, empregados domésticos e funcionários públicos. É a primeira vez que, além da contribuição dos trabalhadores e das empresas, definia-se efetivamente uma contribuição do Erário Público. Mas tais medidas foram ficando no papel.
A efetivação dessas propostas só aconteceu em 1967, pelas mãos dos militares, com a unificação de IAPs e a consequente criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Surgiu então uma demanda muito maior que a oferta. A solução encontrada pelo governo foi pagar a rede privada pelos serviços prestados à população. Mais complexa, a estrutura foi se modificando e acabou por criar o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) em 1978, que ajudou nesse trabalho de intermediação dos repasses para iniciativa privada.
Em 1972, surge a primeira entidade de representação dos sanitaristas brasileiros, a Associação Paulista de Saúde Pública.
Um pouco depois, em 1974, os militares já haviam criado o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social (FAS), que ajudou a remodelar e ampliar a rede privada de hospitais, por meio de empréstimos com juros subsidiados. Toda essa política acabou proporcionando um verdadeiro boom na rede privada. De 1969 a 1984, o número de leitos privados cresceu cerca de 500%. De 74.543 em 1969 para 348.255 em 1984. Como pode-se ver, o modelo criado pelo regime militar era pautado pelo pensamento da medicina curativa. Poucas medidas de prevenção e sanitaristasforam tomadas. A mais importante foi a criação da Superintendência de Campanhas da Saúde Pública (Sucam).
Durante a transição democrática, finalmente a saúde pública passa a ter um fiscalização da sociedade. Em 1981, ainda sob a égide dos militares, é criado o Conselho Consultivo de Administração da Saúde Previdenciária (CONASP). Com o fim do regime militar, surgem outros órgãos que incluem a participação da sociedade civil como o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
Se, de um lado, a sociedade civil começou a ser mais ouvida, do outro, o sistema privado de saúde, que havia se beneficiado da política anterior, teve que arranjar outras alternativas. É nesse período que se cria e se fortalece o subsistema de atenção médico-suplementar. Em outras palavras, começa a era dos convênios médicos. Surgem cinco modalidades diferentes de assistência médica suplementar: medicina de grupocooperativas médicas, autogestão, seguro-saúde e plano de administração.
classe média, principal alvo desses grupos, adere rapidamente, respondendo contra as falhas da saúde pública. O crescimento dos planos é vertiginoso. Em 1989, já contabilizam mais de 31 mil brasileiros, ou 22% da população, faturando US$ 2,4 bilhões.
Ao lado dessas mudanças, os constituintes da transição democrática começaram a criar um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública no Brasil, o SUS.

No campo, fora dos hospitais

O trabalhador rural5 ficou por séculos excluído de qualquer auxílio sistemático à saúde. Somente em 1963 foi criado o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), que começa a prever aposentadoria e assistência médica. Tal negligência é historicamente explicada. Na criação das caixas de assistência, a elite cafeicultora e canavieira pressionou para que a novidade fosse limitada aos centros urbanos. Além disso, a mobilização social no interior sempre sofreu revezes com a falta de articulação. Com a criação do SUS, eles foram finalmente incluídos como cidadãos no sistema de saúde. Mas, como você poderá ver na página sobre os problemas regionais do sistema, os trabalhadores rurais ainda recebem tratamento à margem dos centros urbanos pois um dos grandes desafios do atual sistema (SUS) é a extensão territorial do país que resulta em áreas desassistidas (baixa cobertura) apesar dos esforços para regionalização e atendimento à populações com características específicas (quilombolas e indígenas). O modelo de atenção dos médicos de pés descalços desenvolvido na populosa China continental é uma importante referência.

TERMINA PRAZO PARA MATRÍCULA NO SISU.


:

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...