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quinta-feira, 10 de março de 2016

Incisão pioneira com células-tronco regenera olhos de crianças com catarata

Procedimento conseguiu recuperar parte do olho de crianças afetadas pela doença na China.

James GallagherEditor de Saúde da BBC News
 Técnica de uso de células-tronco para tratar catarata foi testada em crianças, mas testes em pacientes mais velhos já começaram (Foto: Stephen Jaffe/AFP)Técnica de uso de células-tronco para tratar catarata foi testada em crianças, mas testes em pacientes mais velhos já começaram; foto de 1999 mostra paciente em cirurgia tradicional de catarata (Foto: Stephen Jaffe/AFP)
Um procedimento pioneiro feito por médicos conseguiu restaurar, a partir de células-tronco, o olho de crianças vítimas de catarata na China.
Mais da metade dos casos de cegueira são causados por catarata, quando o cristalino - a lente natural existente no globo ocular - fica opaco.
Em geral, o tratamento de catarata consiste no implante de uma lente artificial.
Já o novo procedimento, descrito na revista especializada "Nature", ativou células-tronco no olho para desenvolver uma nova lente.
Especialistas descreveram o tratamento como um dos maiores avanços na medicina regenerativa.
Tratamentos e complicações
Cerca de 20 milhões de pessoas no mundo todo perderam a visão devido à catarata. A doença é comum mais entre idosos, mas afeta algumas crianças desde o nascimento.
Os tratamentos tradicionais usam ultrassom para amolecer e quebrar a lente natural deficiente. Em seguida, ela é retirada do olho. Uma lente intraocular artificial é então implantada no olho, mas esse procedimento pode resultar em complicações, principalmente em crianças.
A nova técnica desenvolvida por cientistas da Universidade Sun Yat-sen, na China, e da Universidade da Califórnia em San Diego, Estados Unidos, remove a catarata da lente interna do olho através de uma incisão minúscula e deixa a superfície exterior, chamada de cápsula da lente, intacta.
A estrutura é então forrada com as células-tronco epiteliais, que geralmente reparam os danos.
A lente de células-tronco fica atrás da pupila e focaliza a luz na retina.
Segundo os cientistas, o novo procedimento foi feito em 12 crianças depois de testes feitos em coelhos e macacos terem sido bem-sucedidos.
Em oito meses, as lentes de células-tronco já chegavam ao tamanho normal.
"Esta é a primeira vez que uma lente completa foi regenerada. As crianças passaram pela cirurgia na China e continuam muito bem, com visão normal", disse Kang Zhang, um dos pesquisadores.
O procedimento também teve uma taxa de complicações muito menor.
Mas, de acordo com o Kang Zhang, são necessários mais testes antes que esse tratamento se transforme no padrão para tratar crianças com catarata.
Crianças e idosos
O procedimento foi testado em crianças pois suas células-tronco epiteliais da lente do olho são mais jovens e têm uma capacidade maior de regeneração do que as de idosos.
Mas a grande maioria dos casos de catarata acontece em idosos.
Zhang afirma que já começaram os testes em pacientes mais velhos e os primeiros resultados "parecem promissores".
Para Robin Ali, do Instituto de Oftalmologia do Universidade College London, mesmo ainda estando na fase de testes, o trabalho dos cientistas chineses e americanos é "formidável".
"Esta nova abordagem oferece uma perspectiva muito melhor de tratamento para a catarata pediátrica, porque resulta na regeneração de uma lente normal que cresce naturalmente", afirmou.
Para Ali pode ser mais difícil conseguir resultados parecidos em adultos, mas o impacto pode ser grande.
"Pode ser superior às lentes artificiais implantadas atualmente pois as lentes naturais podem permitir que a pessoa enxergue em distâncias diferentes de forma mais eficaz", afirmou.
"O estudo é uma das maiores conquistas no campo de medicina regenerativa até o momento. É o melhor da ciência", disse Dusko Ilic, palestrante em ciência de células-tronco no King's College de Londres.
Potencial
Kang Zhang acredita que usar células-troncos dos olhos tem um "grande potencial" para tratar uma grande variedade de doenças além da catarata, como degeneração macular e glaucoma.
Um outro estudo realizado pela Universidade de Osaka, no Japão, e pela Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, usou células-tronco para produzir outros tecidos do olho.
Neste estudo os cientistas conseguiram produzir uma série de tecidos oculares incluindo os que fazem parte da córnea, conjuntiva, lente e retina.
"Nosso trabalho não apenas tem potencial para o desenvolvimento de células para tratamento de outras partes do olho, mas também pode estabelecer a base para testes humanos no futuro e transplantes (...) para restaurar a função visual", disse Andrew Quantock, um dos pesquisadores.

STF autoriza licença-maternidade de até 6 meses a servidora que adotar

Licença será igual a de gestantes, independentemente da idade da criança.
Servidora obteve apenas 45 dias, mas recorreu à Justiça para tempo maior.

Renan RamalhoDo G1, em Brasília
Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta quinta-feira (10) licença maternidade de 120 dias (ou quatro meses), prorrogáveis por mais 60 dias, para uma servidora pública que adotou uma criança. Com a decisão, servidoras adotantes terão direito ao mesmo tempo fora do trabalho que as gestantes, independentemente da idade da criança acolhida.
Trabalhadoras da iniciativa privada já contam com os mesmos direitos, se gestante ou adotante.
No caso analisado pelos ministros, uma funcionária adotou um menino com pouco mais de 1 ano de idade e obteve licença de 45 dias, mas acionou a Justiça para obter licença por 120 dias, com direito de pedir por mais 60.

Os tribunais de primeira e segunda instância negaram o pedido, sob o argumento de que "existem diferentes necessidades" para servidoras que adotam uma criança e para aquelas que geram os filhos naturalmente.
Relator do caso, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou não haver motivo para diferenciar entre mães gestantes e adotantes. Argumentou que, segundo pesquisas, as mães que adotam precisam de passar mais tempo com a criança para que ela se adapte ao novo lar.

"Quanto maior é a idade da criança, sinal de que passou mais tempo nas internações. Quanto maior o tempo, mais difícil tende a ser a adaptação da criança na família adotiva. Quanto maioria a presença, a disponibilidade dos pais adotivos, maiores as chances de recuperação e adaptação", ponderou.

Único a divergir no julgamento, o ministro Marco Aurélio Mello não se manifestou sobre o período de licença a ser concedido às adotantes, mas votou contra por entender que não cabe ao STF decidir sobre o assunto.

Falta estrutura para detectar alteração ocular ligada a zika, alertam médicos

Teste do olhinho é importante, mas não é suficiente para detectar alterações. Nordeste só tem um equipamento capaz de documentar evolução do bebê.
10/03/2016 05h00 - Atualizado em 10/03/2016 05h00

Por Mariana Lenharo
Do G1, em São Paulo

Exame de imagem mostra um caso de atrofia macular grave em bebê com microcefalia (Foto: The Lancet/Divulgação)
Exame de imagem mostra um caso de atrofia macular grave em bebê com microcefalia (Foto: The Lancet/Divulgação)
Um grupo de pesquisadores está acompanhando de perto o impacto do vírus da zika na saúde ocular dos bebês. Já foi possível verificar que crianças diagnosticadas com microcefalia apresentam problemas na retina e no nervo óptico. Mas especialistas alertam que as anomalias podem não se limitar às crianças com microcefalia, daí a importância de se fazer exames específicos em todos os bebês cujas mães podem ter tido contato com o vírus.
Um dos desafios que os médicos podem enfrentar nos próximos meses é a falta de estrutura adequada para examinar e acompanhar a evolução do quadro ocular dessas crianças. No Nordeste, só uma instituição tem o equipamento necessário para fazer imagens de alta resolução do fundo do olho, chamado RetCam: a Fundação Altino Ventura, no Recife.
O oftalmologista Rubens Belfort Jr., professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que está liderando estudos nesse campo, considera que o ideal seria ter pelo menos 20 equipamentos como esse em uma região endêmica como o Nordeste.
Teste do olhinho não é suficiente
 Ele alerta que o teste do olhinho - exame de rotina que deve ser feito em recém-nascidos - apesar de importante, não ajuda no diagnóstico dessas alterações. "É preciso fazer um exame chamado oftalmoscopia com a pupila dilatada para observar se há lesões na retina e no nervo óptico. O teste do olhinho detecta outros tipos de alteração", diz Belfort.
Para o especialista, há uma necessidade urgente de se desenvolver aparelhos mais baratos capazes de examinar o fundo de olho com precisão, como smartphones adaptados, por exemplo.
Ao lado de especialistas de outras instituições, como a Fundação Altino Ventura, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Hospital Geral Roberto Santos de Salvador, Belfort já publicou artigos descrevendo essas alterações nas revistas médicas "The Lancet", "JAMA Ophthalmology" e "Arquivos Brasileiros de Oftalmologia".
Oftalmologista Rubens Belfort Jr., professor da Unifesp que lidera pesquisas sobre o impacto do vírus da zika na saúde ocular dos bebês, em simpósio que discutiu o tema em 27 de fevereiro (Foto: Divulgação)
Oftalmologista Rubens Belfort Jr., professor da Unifesp que lidera pesquisas sobre o impacto do vírus da zika na saúde ocular dos bebês, em simpósio que discutiu o tema em 27 de fevereiro (Foto: Divulgação)
No fim de fevereiro, oftalmologistas de todo o país se reuniram em São Paulo para discutir a emergência desses problemas durante um simpósio organizado pela Unifesp. "Na reunião, tivemos oftalmologistas de vários estados com experiência de vários pacientes com microcefalia e alterações oculares. O  interessante é que essas alterações que descrevemos em Recife e Salvador são exatamente aquelas encontradas em outros estados, mostrando uma grande disseminação da doença em todas as regiões", diz Belfort.
"O mais importante foi o consenso a que chegamos de que é preciso alertar os pediatras que todo bebê com mães que tiveram zika ou um caso suspeito deve fazer exames oftalmológicos ainda no berçário."
Acompanhamento dos bebês
 A oftalmologista Camila Ventura, da Fundação Alrtino Ventura, observa que, enquanto as alterações do nervo óptico já eram observadas em casos de microcefalia por outras causas infecciosas - como toxoplasmose e citomegalovírus -, as alterações na retina são uma novidade. "As alterações de retina não têm nada a ver com a microcefalia. São cicatrizes por alguma agressão. Temos a teoria de que elas são provocadas pelo vírus."
Camila Ventura coordena pesquisa sobre infecção congênita por zika (Foto: Reprodução/TV Globo)
Camila Ventura é uma das especialistas que coordena pesquisa sobre infecção congênita por zika (Foto: Reprodução/TV Globo)
Camila e seus colegas estão acompanhando um grande número de crianças afetadas pelo problema em Recife e o objetivo é repetir os exames a cada três meses para avaliar a curva de desenvolvimento visual das crianças. "A gente não sabe se essas lesões vão progredir. Elas podem ter como consequência desde uma visão subnormal até uma cegueira", diz.
Segundo ela, avaliações estão em curso para verificar se os problemas realmente estão aparecendo também nas crianças que não têm diagnóstico positivo para microcefalia e para descobrir qual a porcentagem exata dos bebês com microcefalia são afetados pelos problemas oculares.
Para Belfort, dados iniciais apontam que ao menos de 30% a 40% dos bebês microcefálicos podem ter problemas oftalmológicos.


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Que instituições são ofertantes do Pronatec?


São ofertantes do Pronatec as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais, as instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S), e as instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica devidamente habilitadas pelo MEC para oferta de cursos técnicos subsequentes.
Como posso me inscrever no Pronatec?
Como existem várias iniciativas, não existe um sistema unificado de inscrições. As novas vagas serão abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem - como o SENAI e o SENAC. Cada uma dessas instâncias terá inscrições e critérios próprios para seleção de participantes no Pronatec.
O candidato que não tenha terminado o ensino médio pode participar do programa?
Os candidatos interessados em participar do Pronatec devem procurar sua instituição de ensino ou uma instituição federal em seu estado para saber mais sobre os critérios e condições de ingresso no programa.
Já concluí o Ensino Médio. Posso fazer os cursos na modalidade concomitante ou integrada?
A educação profissional técnica de nível médio abrange os seguintes cursos:
•Técnico na forma subsequente, para quem concluiu o Ensino Médio;
•Técnico na forma concomitante, para quem está matriculado no Ensino Médio;
•Técnico na forma integrada, para quem concluiu o Ensino Fundamental;
Portanto, o estudante que já concluiu o Ensino Médio pode fazer apenas um curso técnico subsequente, não sendo possível a ele cursar o concomitante ou integrado, já que esses cursos possuem currículo e características específicas, de forma articulada com o Ensino Médio.
Pessoas que já concluíram o ensino médio podem participar do Pronatec?
Sim, na modalidade Bolsa Formação Trabalhador.
Quantos cursos são ofertados pelo Pronatec?
O Pronatec oferta 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos, que podem ser consultados no Guia Pronatec de Cursos FIC (http://pronatec.mec.gov.br/fic/) e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (http://pronatec.mec.gov.br/cnct/).
Como ter acesso à Bolsa-Formação e ao Pronatec?
As inscrições para os cursos ofertados no âmbito do Pronatec podem ser feitas através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, escolas técnicas estaduais, SENAC, SENAR, SENAT, E SENAI, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou das agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de sua cidade. Além disso, no portal pronatec.mec.gov.br são disponibilizadas vagas remanescentes, por meio de inscrições on-line.
No caso dos cursos técnicos subsequentes ofertados por meio do Sisutec, as inscrições são realizadas em períodos específicos, divulgados por meio de editais, no endereço http://sisutec.mec.gov.br.
Confira aqui as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do seu Estado.
Qual a diferença entre cursos técnicos e cursos de qualificação profissional?
Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ou qualificação profissional, são cursos que têm como foco uma formação específica.
No caso do Pronatec, eles possuem carga horária mínima de 160 horas e duração média de 200 horas, em cerca de três meses. O requisito de acesso aos cursos de qualificação varia desde a não exigência do Ensino Fundamental completo até a exigência de Ensino Médio completo. Tais requisitos estão estabelecidos no Guia Pronatec de Cursos FIC (http://pronatec.mec.gov.br/fic/).
A formação no Ensino Técnico é voltada para a compreensão dos processos de melhoria contínua nos setores de produção e serviços, além de capacitar os estudantes ao emprego de novas técnicas e tecnologias no trabalho. Os cursos técnicos possuem carga horária que varia de 800 a 1200 horas e têm duração média de um ano e meio a dois anos. O requisito de acesso ao curso técnico é estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio. Tais requisitos estão estabelecidos no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que, conforme a Resolução CNE/CEB nº 3/2008 , se aplica a toda a educação profissional e tecnológica (http://pronatec.mec.gov.br/cnct/).
Quando começam as inscrições no Pronatec?
Procure informações na secretaria de educação do seu estado, na rede estadual de educação, nos institutos federais ou nas unidades dos serviços nacionais de aprendizagem.
Sou estudante e gostaria de saber se fui selecionado para um curso.
Você deve entrar em contato com a instituição de ensino ofertante do curso.
Qual o procedimento para confirmação da matrícula?
Em sua unidade de ensino, entre em contato com o gestor demandante que realizou sua pré-matrícula, ele saberá orientá-lo.
Uma turma do Pronatec/ Bolsa-Formação poderá ser cancelada pela instituição de ensino?
A instituição de ensino ficará obrigada a realizar o curso ofertado sempre que houver a confirmação de pelo menos 50% de matrículas por oferta, respeitadas os limites de vagas por curso e turma. O estudante deve verificar com a instituição ofertante se o percentual mínimo foi atingido.
É correta a cobrança de valores por instituições ofertantes do Pronatec?
É proibida a cobrança aos estudantes de quaisquer taxas, mensalidades, contribuições ou qualquer outro valor pela oferta do curso.
O aluno do Pronatec tem livre acesso à infraestrutura da instituição ofertante?
Sim. As instituições ofertantes devem assegurar aos beneficiários do Pronatec acesso pleno à infraestrutura educativa, recreativa, esportiva ou de outra natureza, tais como bibliotecas, laboratórios de informática e quadras esportivas.
Os cursos do Pronatec dão direito a auxílio transporte e alimentação?
Em alguns cursos do Pronatec, estão previstos repasses para assistência estudantil.
No caso dos cursos de qualificação profissional e de cursos técnicos concomitantes ofertados pela Bolsa-Formação nas redes públicas de EPT e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem, o valor repassado pelo MEC às instituições corresponde ao custo total do curso por estudante e ao custeio da assistência estudantil.
Para os cursos técnicos subsequentes, como é o caso dos cursos do Sisutec, a Bolsa-Formação se dá por meio do pagamento de mensalidades. Para esses cursos, não está prevista a assistência estudantil.
Nos cursos em que está prevista, a assistência estudantil deve subsidiar alimentação e transporte, mas não necessariamente custeá-la integralmente. Ela deve considerar, ainda, necessidades específicas de pessoas com deficiência.
O aluno do Pronatec tem direito a meia passagem ou passe livre?
A competência para organizar serviços públicos de interesse local, entre os quais o de transporte coletivo, é do município (artigo 30, inciso V, da Constituição Federal). Nesse sentido, cabe ao município estabelecer o regramento quanto à concessão de passagem diferenciada aos estudantes.
Instituições privadas podem aderir ao Pronatec?
No momento, o programa está disponível apenas para as instituições federais e para os serviços nacionais de aprendizagem. Em breve, será publicada portaria que regulamenta a participação da rede estadual e privada.
Como é realizado o pagamento dos professores do Pronatec?
No caso da Bolsa-Formação, o repasse de recursos é feito a partir do valor hora-aluno para a instituição, de forma que ela execute suas ações e realize as contratações e aquisições necessárias. O valor repassado aos ofertantes abrange o atendimento de todas as despesas de custeio das vagas, inclusive com os profissionais envolvidos nas atividades da Bolsa-Formação.
Qual o valor da hora-aula ministrada por um professor?
Existe um valor por aluno, repassado pelo FNDE para a instituição que oferece os cursos. A definição do pagamento do funcionário que irá ministrar o curso, fica a cargo de cada instituição.
A quem devo solicitar a emissão de certificados e/ou diplomas? Pagarei alguma taxa?
A emissão de diplomas e/ou certificados é de responsabilidade das próprias instituições de ensino. A expedição e o registro do diploma de curso devem ser considerados como ato inseparável, incluído nos serviços educacionais prestados pela instituição, não cabendo a cobrança de qualquer valor, exceto quando o aluno concluinte solicitar diploma que necessite de recursos gráficos especiais.
Como habilitar uma escola para participar do Pronatec?
Informações sobre a habilitação e participação de instituições privadas como ofertantes do Pronatec poderão ser encontradas no Manual de Instruções para o Processo de Habilitação de Unidades de Ensino no Âmbito do Pronatec, disponível no endereço eletrônico http://sitesistec.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/manual_habil_pronatec_250714.pdf.
As redes públicas celebram Termo de Adesão ao Programa, a partir de contato com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.
O Pronatec repassa recursos para municípios?
Não existe repasse de recursos para municípios, mas sim para as instituições ofertantes do Pronatec: instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais, instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S), e instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, devidamente habilitadas pelo MEC.
Os repasses para redes estaduais e instituições privadas podem ser acompanhados na página do FNDE, mais especificamente no endereço https://www.fnde.gov.br/sigefweb/index.php/liberacoes.
Os repasses para os Serviços Nacionais de Aprendizagem também podem ser acompanhados no endereço https://www.fnde.gov.br/sigefweb/index.php/liberacoes. No entanto, não é possível identificar o repasse por Estado, pois os recursos são repassados pelo MEC para o Departamento Nacional de cada Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR E SENAT), com base no valor hora-aluno fixado em Resolução do FNDE. Conforme previsão legal, o repasse dos recursos financeiros aos seus departamentos regionais é de responsabilidade do Departamento Nacional.
Os repasses para as instituições da Rede Federal para o Pronatec/Bolsa-Formação podem ser acompanhados no endereço http://simec.mec.gov.br/ted/termo-de-execucao-descentralizada.php e os recursos da instituição como um todo podem ser acompanhados, também, no Portal da Transparência http://www.portaltransparencia.gov.br.
Qual é a participação de cada rede ofertante nas matrículas do Pronatec?
Quanto às matrículas em cursos técnicos, a participação da Rede Federal é de 31%, a do SENAI 20%, a das instituições privadas que aderiram ao Sisutec 19%, do SENAC 15% e a das Redes Estaduais 15%. Os demais ofertantes de cursos técnicos são responsáveis por 0,01% da oferta.
Quanto às vagas em cursos de qualificação profissional, a participação da Rede Federal é de 8%, a do SENAI 48%, a do SENAC 38% e a das redes estaduais 2%. Os demais ofertantes são responsáveis por 4% da oferta.
Como funciona o repasse de recursos para os Serviços Nacionais de Aprendizagem?
Os recursos são repassados pelo MEC para o Departamento Nacional de cada Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR E SENAT), indicando o montante a ser repassado, com base no valor hora-aluno fixado em Resolução do FNDE.
O repasse dos recursos financeiros aos seus departamentos regionais, bem como a comprovação das informações solicitadas pelo MEC, pelo FNDE e por órgãos de controle interno e externo do governo federal são de responsabilidade do Departamento Nacional.
Como saber se uma escola técnica privada é autorizada pelo MEC?
O MEC exerce atividade de regulamentação sobre instituições de ensino superior. No caso de escolas e outras instituições de ensino médio e fundamental, como é o caso de escolas técnicas, a responsabilidade é dos sistemas estaduais de ensino, por meio de suas Secretarias de Educação.
Cabe aos Estados organizar, manter e desenvolver órgãos e instituições oficiais de ensino responsáveis pelo processo de autorização, reconhecimento, credenciamento, supervisão e avaliação dos cursos e das instituições do seu sistema de ensino.
No entanto, desde 2009, o MEC mantém o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino, que disponibiliza informações sobre instituições e cursos de educação profissional e tecnológica credenciados, por seus próprios órgãos responsáveis, em todo o país.
Caso não haja registro da instituição no Sistec, faz-se necessário confirmar a informação junto à Secretaria de Educação do seu Estado.
Como posso saber os valores repassados pelo Pronatec para uma instituição?
Os repasses para redes estaduais e instituições privadas podem ser acompanhados na página do FNDE, mais especificamente no endereço https://www.fnde.gov.br/sigefweb/index.php/liberacoes
Os repasses para os Serviços Nacionais de Aprendizagem também podem ser acompanhados no endereço https://www.fnde.gov.br/sigefweb/index.php/liberacoes. No entanto, não é possível identificar o repasse por Estado, pois os recursos são repassados pelo MEC para o Departamento Nacional de cada Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR E SENAT), com base no valor hora-aluno fixado em Resolução do FNDE. Conforme previsão legal, o repasse dos recursos financeiros aos seus departamentos regionais é de responsabilidade do Departamento Nacional.
Os repasses para as instituições da Rede Federal para o Pronatec/Bolsa-Formação podem ser acompanhados no endereço http://simec.mec.gov.br/ted/termo-de-execucao-descentralizada.php e os recursos da instituição como um todo podem ser acompanhados, também, no Portal da Transparência http://www.portaltransparencia.gov.br.
A quem devo recorrer caso perceba possíveis irregularidades no programa? Como denunciar?
A denúncia pode ser feita à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), ao Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), ao Tribunal de Contas da União (TCU) ou aos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo ou ao Ministério Público.
No caso de denúncia que seja apresentada à Setec/MEC e ao FNDE, deverá conter a exposição sumária do ato ou fato censurável, que possibilite sua perfeita determinação, inclusive a data do ocorrido, a instituição, turma e turno, a qualificação do denunciado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo.
Quando a denúncia for apresentada por pessoa física, deverão ser fornecidos o nome legível, o endereço e cópia autenticada de documento que ateste a sua identificação.
Ficará garantido o sigilo das informações.
As denúncias poderão ser registradas das seguintes formas:
Por remessa postal ou entrega presencial no Ministério da Educação, para o endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco L, edifício-sede, Térreo, Brasília-DF. CEP: 70047-900.
Por envio eletrônico para o serviço de atendimento do Ministério da Educação, disponível no endereço http://portal.mec.gov.br, menu superior - aba Contato
Por ligação para o Teleatendimento do MEC, por ligação gratuita para o telefone 0800-61-61-61.
  


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quarta-feira, 9 de março de 2016

Naná Vasconcelos está internado para tratar câncer de pulmão

Artista não se sentiu bem após uma apresentação no dia 13 de agosto. Ele está fazendo radioterapia e deve iniciar quimioterapia esta semana.
31/08/2015 11h45 - Atualizado em 31/08/2015 14h26

Do G1 PE

Naná Vasconcelos faz show gratuito em Itu (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itu)
Naná está internado desde o dia 18 deste mês (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itu)
O percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, está internado desde o dia 18 deste mês no Hospital da Unimed, no Recife, para o tratamento de um câncer de pulmão. De acordo com Patrícia Vasconcelos, esposa e produtora do artista, ele não se sentiu bem após uma apresentação no Rio de Janeiro no dia 13 de agosto. Naná está fazendo radioterapia e deverá iniciar uma quimioterapia no fim desta semana.
 Naná passou mal antes do show “O Bater do Coração”, mas achou que não era nada demais e seguiu com a agenda. No Recife, após uma bateria de exames, foi constatado o câncer. "Pegou todos de surpresa porque ele havia feito um raio X do pulmão no ano passado e uma revisão geral há dois meses e nada foi encontrado. Foi tudo muito rápido, um susto”, declarou a esposa.
 Ainda segundo Patrícia, o artista está consciente e otimista quanto à recuperação. “Ele está focado na melhora e até um pediu um gravador para continuar a compor e um caderno para escrever um livro”, disse. A esposa fez questão de ressaltar as mensagens de amor e carinho que ele está recebendo dos amigos

terça-feira, 8 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher ganha Doodle em vídeo e celebra 8 de março


Aline Jesus para o Techtudo
07/03/2016 23h37 - Atualizado em 07/03/2016 23h39

Mais do que uma arte brincando com a logo da empresa na página principal do buscador, o Google lançou uma super campanha no Doodle de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8 de março, no mundo inteiro. A ação ganhou o nome de #OneDayIWill, ou seja, #UmDiaEuVou, e estimula mulheres a compartilharem os seus sonhos nesta data tão especial.

O Doodle de hoje não é uma imagem ou animação, mas sim um vídeo, de pouco mais de 1min20 de duração, contando, brevemente, os desejos de 58 mulheres, de 13 cidades. Além deste vídeo, há também diversos outros no YouTube do Google, divididos pelas cidades visitadas, com o desejo de cada uma das mulheres entrevistadas; 337 ao todo. É possível assistir a todos no canal oficial.

 Google lançou campanha com hashtag neste ano (Foto: Reprodução/Google)
“Nos últimos anos, os Doodles comemoraram os feitos de mulheres na ciência, direitos humanos, jornalismo, esports, artes, tecnologia e muito mais. É uma honra homenagear quem mudou a história, mas neste ano quisemos celebrar as mulheres do futuro. Então jutamos nossas câmeras e lápis e visitamos 13 países, onde falamos com 337 mulheres e pedimos que elas completassem a frase: Um dia eu vou…”, explica o Google.

San Francisco, Cidade do México, Lagos, Carico, Berlin, Londres, Paris, Jacarta, Rio de Janeiro, Nova Deli e Tóquio foram as cidades escolhidas para a ação, que foi idealizada por Lydia Nichols, Helene Leroux e Liat Ben-Rafael.

O projeto chegou a culturas bastante diferentes, pessoas muito diferentes, mas com um sentimento global, que une todas nos seus sonhos: que todas as mulheres tenham voz no mundo.

Entretanto, os vídeos não têm apenas esta temática política de conscientização e também trazem desejos pessoais de mulheres. Alguns deles bem humorados, como uma delas – que diz que “um dia vai… nadar com os porcos nas Bahamas”. A campanha teve muitas participações nas gravações, e agora o Google mira nas redes sociais. A ideia é que no dia 8, usuárias do buscados no mundo todo compartilhem seus objetivos com a hashtag.

“Agora chegou sua vez. Compartilhe as suas aspirações com #OneDayIWill, e fique um passo mais perto do seu desejo. Você não sabe, mas pode ser objeto de um Doodle seu no futuro…”, diz o texto de divulgação da campanha no site do Google.

Dia Internacional da Mulher

Celebra-se o Dia Internacional da Mulher em 8 de março por conta de uma designação da Organização das Nações Unidas em 1975, que foi o “Ano Internacional da Mulher”. Dois anos depois, a data foi adotada de forma oficial, em uma assembleia geral entre os países membros. A intenção é celebrar o papel das mulheres na sociedade e lutar contra toda a discriminação, por um mundo mais igualitário nas suas diferentes áreas de atuação.

Mas as manifestações a favor desta data surgiram bem antes, em 1909. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi criado nos Estados Unidos. Em 28 de fevereiro daquele ano, uma grave de funcionárias do setor têxtil, em Nova York, recebeu este apoio do então Partido Socialista da América, no protesto contra as péssimas condições de trabalho.

O “Dia Internacional da Mulher”, porém, só “nasceu” no ano de 1911. Ele foi celebrado em 19 de março em países como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Na ocasião, havia a preocupação de garantir às mulheres direitos como voto, trabalho, ocupação de cargos públicos e formação profissional.

Durante a Primeira Guerra, as celebrações também ficaram marcadas como pedidos de paz e amostras de solidariedade a mulheres de diversos países. Assinada em 1945, a Carta das Nações Unidas foi o primeiro acordo internacional para afirmar o princípio da igualdade entre homens e mulheres. Desde então, a luta das mulheres por seus direitos só cresceu, e sem dúvidas, hoje já se vive em uma sociedade muito melhor.

Porém, ainda há muito o que se evoluir. No Brasil e no mundo.

Doodles históricos

As homenagens ao Dia Internacional das Mulheres não são novidade no Google. Todo ano, a empresa faz um Doodle em 8 de março. No ano passado, foi feito um desenho representando as várias facetas da mulher, talentosa em diversos aspectos. Em 2014, viu-se um vídeo lembrando de grandes protagonistas de várias áreas da sociedade.

 Google faz Doodles em homenagem ao Dia da Mulher todo ano (Foto: Reprodução/Google)
Confira o vídeo que o Google preparou para o Dia Internacional da Mulher:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=ztMIb6nEeyg

Assista também à versão do vídeo gravada no Rio de Janeiro:

https://www.youtube.com/watch?v=ZPwKIAaav4o

Via Google

segunda-feira, 7 de março de 2016

STF divulga acórdão da decisão sobre rito de impeachment

Publicação será na terça, então recursos do caso poderão ser analisados.
Entre pontos decididos pelo STF está o fim de chapas avulsas no processo.

Do G1, em Brasília
Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta segunda-feira (7) o acórdão da decisão do sobre o rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso. Com a divulgação nesta segunda, a Justiça considera o acórdão publicado na terça-feira (8), a partir de quando poderão ser analisados recursos no caso.
O acórdão é o documento que resume a decisão tomada pelo Supremo e permite, oficialmente, a apresentação de recursos que questionem o que foi decidido.
A decisão do STF, tomada em dezembro de 2015, definiu, entre outros pontos que a comissão especial da Câmara para analisar o impeachment só pode ser formada por indicados por líderes de partidos, sem chapas avulsas, ao contrário do que quer o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Cunha entrou com recurso antes mesmo da divulgação do acórdão. Por isso, a Procuradoria-Geral da República enviou ao Supremo, na última semana, manifestação contrária ao pedido do presidente da Câmara.
Para Rodrigo Janot, o procurador-geral, o recurso não pode ser analisado porque, para se sanar vícios do julgamento, "é imprescindível haver acórdão formalizado".
Além de invalidar a formação da chapa avulsa no impeachment, o Supremo também determinou que a eleição dos membros da comissão especial ocorra por votação aberta – o contrário do que ocorreu na eleição da chapa de oposição.
A Corte também decidiu reconhecer o poder do Senado de recusar a instauração do processo, mesmo após a Câmara aprovar, por ao menos 2/3 de seus membros (342 dos 513 deputados), a abertura do impeachment.

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