EMPREENDEDOR DE SUCESSO

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Ataque com caminhão em Nova York: o que se sabe até agora

Prefeito, Bill de Blasio, disse que foi um ato de terror. Informações preliminares identificam suspeito como imigrante do Uzbequistão.

Por G1
 
Argentinos mortos em ataque em NY festejavam 30 anos de formatura
A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, foi palco de um ataque nesta terça-feira (31) que deixou 8 mortos e 11 feridos. O prefeito, Bill de Blasio, disse que foi um ato de terror. O Itamaraty informa que não há brasileiros entre as vítimas.
Informações preliminares identificam o suspeito como imigrante do Uzbequistão. Segundo a CNN, o homem teria deixado um bilhete no caminhão, alegando que o ataque foi feito em nome do Estado Islâmico.
Veja a seguir mais detalhes do que se sabe sobre o ataque até o momento:
Policiais trabalham em local em que houve um tiroteio nesta terça-feira (31) em Nova York (Foto: Brendan McDermid/Reuters)Policiais trabalham em local em que houve um tiroteio nesta terça-feira (31) em Nova York (Foto: Brendan McDermid/Reuters)
Policiais trabalham em local em que houve um tiroteio nesta terça-feira (31) em Nova York (Foto: Brendan McDermid/Reuters)

Como foi o ataque?

Segundo o relato da polícia de NY, o ataque teve início às 15h05 (17h05 em Brasília), quando um homem de 29 anos, dirigindo um caminhão alugado, invadiu uma ciclovia e caminho para pedestres em West Street/Houston Street.
Após atropelar diversas pessoas, ele bateu o veículo com um ônibus escolar e então saiu do caminhão com duas armas. Foi então que um policial atirou e o motorista foi baleado na barriga. No local foram recuperadas duas armas: uma de ar comprimido e uma usada para paintball.
O governador de NY, Andrew Cuomo, diz que não há evidências que sugiram um plano maior e que o autor do ataque agiu sozinho, segundo as investigações iniciais.
 (Foto: Editoria de Arte/G1) (Foto: Editoria de Arte/G1)
(Foto: Editoria de Arte/G1)

Quem são as vítimas?

O Ministério de Relações Exteriores da Argentina informou que cinco argentinos estão entre os 8 mortos no atentado. As vítimas teriam entre 45 e 50 anos e faziam parte de um grupo de amigos que estudaram juntos e comemoravam 30 anos da conclusão do curso no Colégio Politécnico de Rosario.
Uma belga também está entre os mortos no ataque, segundo a chancelaria da Bélgica. A mulher seria de Roulers e estaria nos EUA com sua irmã e sua mãe. Três belgas também estão entre os feridos.
O Itamaraty informou que não há brasileiros entre as vítimas e que o Consulado do Brasil em Nova York não recebeu nenhum pedido de assistência.

Quem é o suspeito?

Foto do suspeito do atentado em Nova York nesta terça-feira (31). Ele foi identificado como Sayfullo Saipov, de 29 anos (Foto: Reuters/Department of Corrections )Foto do suspeito do atentado em Nova York nesta terça-feira (31). Ele foi identificado como Sayfullo Saipov, de 29 anos (Foto: Reuters/Department of Corrections )
Foto do suspeito do atentado em Nova York nesta terça-feira (31). Ele foi identificado como Sayfullo Saipov, de 29 anos (Foto: Reuters/Department of Corrections )
Fontes da rede ABC disseram que o suspeito foi identificado como Sayfullo Saipov, de 29 anos, um imigrante do Uzbequistão, de Tampa, na Flórida. Segundo a CNN, Saipov foi um motorista do Uber por seis meses em New Jersey. A empresa estaria colaborando com as investigações.
Autoridades encontraram um bilhete, escrito em inglês, no caminhão usado para o ataque. A nota dizia que o ataque teria sido feito em nome do Estado Islâmico. As informações são da CNN.

Veja vídeo o suspeito sendo preso:

Vídeo mostra prisão de suspeito de atropelamento em NY; há mortos e feridos

Quantas pessoas foram afetadas?

Das pessoas atropeladas, seis morreram no local e duas foram pronunciadas mortas ao chegarem a um hospital. Onze pessoas foram socorridas com ferimentos graves, mas nenhuma delas corre risco de vida. A polícia acredita que outras pessoas possam ter sofrido ferimentos leves e deixado o local por conta própria.
Autoridades investigam a cena perto de corpo coberto, em Nova York  (Foto: Bebeto Matthews/AP)Autoridades investigam a cena perto de corpo coberto, em Nova York  (Foto: Bebeto Matthews/AP)
Autoridades investigam a cena perto de corpo coberto, em Nova York (Foto: Bebeto Matthews/AP)

Qual a motivação?

O caso é tratado como um ato terrorista. O comissário de polícia James P. O'Neill confirmou que o motorista fez uma declaração ao sair do veículo. Testemunhas dizem que ele falou "Deus é grande" em árabe.

Há algum grupo extremista envolvido?

Nenhum grupo reivindicou o ataque e a polícia não associou o suspeito a nenhum grupo. Apesar disso, o presidente Donald Trump disse pelo Twitter que o Estado Islâmico "voltar ou entrar" nos EUA, após "combatê-los no Oriente Médio e em todos os outros lugares".
Especialistas como Rita Katz, diretora do SITE Intel Group, dizem que o ato tem características de outros ataques promovidos por simpatizantes do Estado Islâmico com veículos alugados.

Como os Estados Unidos reagiram?

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump pediu que se "endureça" os vetos a cidadãos estrangeiros depois de ser divulgado que o autor do atentado é um imigrante do Uzbequistão.
"Acabo de ordenar ao (Departamento de) Segurança Nacional que endureça nosso programa de vetos, que já é extremo. Ser politicamente correto é bom, mas não para isto!", afirmou o presidente, através de uma mensagem no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...