A linguagem ASCII, acrônimo para American Standard Code for Information Interchange, criada nos anos 60, serviu como base para todo o processo de codificação de caracteres em sistemas de computação. Apesar de ter sido ultrapassado pelo UTF-8, o código ainda resiste em forma de expressão artística, batizada apropriadamente de ASCII Art.
Esse formato utiliza os caracteres da linguagem computacional para reproduzir imagens e esquemas visuais, normalmente em preto e branco e com fontes monoespaçadas. A origem dessa arte está associada aos usuários da rede Usenet, nos anos 80, que utilizavam o espaço de troca de mensagens para criar desenhos e expressões visuais a partir dos caracteres disponíveis.
Com a popularização da internet, o recurso de arte em ASCII ganhou contornos mais humorísticos para representar piadas e criar imagens engraçadas a partir da sequência de caracteres, símbolos, linhas e traços. Porém, com o avanço da linguagem de computação, outros mecanismos de expressão, como fotos, memes e emoticons, tomaram conta da rede, e a criação de artes em ASCII foi deixada um pouco de lado.
Há, entretanto, muitas imagens e formas de utilização do código ASCII que podemos encontrar na internet que certamente merecem o destaque. As recriações de cenas, ícones e imagens famosos produzem um resultado belíssimo na combinação de técnica, imaginação gráfica e efeito visual. Abaixo, você pode conferir alguns dos mais impressionantes retratos já feitos com caracteres; são representações de celebridades, cenários conhecidos e marcas de empresas em formato de arte ASCII.
7 imagens alucinantes criadas em ASCII
Fonte(s)
Arte em ASCII
não é novidade, apesar de ter ressurgido no Twitter nos últimos tempos.
As imagens usando caracteres do teclado eram bastante populares em
mensagens de texto de celulares antigos, bem antes do surgimento de
smartphones e emojis, e em programas de mensagens como o IRC ou ICQ.
Porém, era preciso ter um pouco de imaginação para conseguir entender a sequência de imagens como uma animação. Mas, graças ao desenvolvedor Glen Chiacchieri, agora você pode assistir a animações em ASCII direto na barra de endereços do seu browser ou até mesmo criar alguma arte para compartilhar com os amigos.
Na barra onde está escrito “frame rate”, é possível ajustar o tempo da animação, deixando mais rápida ou mais lenta conforme a necessidade. E, para compartilhar a sua obra de arte com os amigos, é só copiar o link que fica ao lado do botão “share”.
Para jogar, acesse este link, use as setas para controlar a posição da nave e a barra de espaço para atirar nos meteoros que vêm em sua direção. O recurso tem alguns bugs, mas é divertido apesar da simplicidade.
Além disso, a página roda melhor no Firefox e no Chrome, mas mesmo nestes é possível que apresente alguns problemas que façam o seu navegador travar. Então, para evitar frustrações, é melhor não acessar o link enquanto está escrevendo algum email importante. Pode ser difícil explicar o atraso para o chefe depois.
Porém, era preciso ter um pouco de imaginação para conseguir entender a sequência de imagens como uma animação. Mas, graças ao desenvolvedor Glen Chiacchieri, agora você pode assistir a animações em ASCII direto na barra de endereços do seu browser ou até mesmo criar alguma arte para compartilhar com os amigos.
Como criar
Para criar uma animação, você precisa acessar o link DIY e colocar cada “quadro” da animação em uma linha. Para fazer um bonequinho dançando, por exemplo, os comandos ficariam mais ou menos assim:Na barra onde está escrito “frame rate”, é possível ajustar o tempo da animação, deixando mais rápida ou mais lenta conforme a necessidade. E, para compartilhar a sua obra de arte com os amigos, é só copiar o link que fica ao lado do botão “share”.
Joguinho destruidor de produtividade
Como se a ferramenta de criação já não fosse o suficiente para acabar com a produtividade de qualquer escritório, o desenvolvedor também incluiu um jogo em ASCII que funciona na barra de endereços do navegador.Para jogar, acesse este link, use as setas para controlar a posição da nave e a barra de espaço para atirar nos meteoros que vêm em sua direção. O recurso tem alguns bugs, mas é divertido apesar da simplicidade.
Avisos
As imagens aparecem em sequência na barra de endereços do navegador, cada quadro contando como um link individual, o que pode ser um pouco problemático caso você queira recuperar algo do histórico do seu browser. O melhor a fazer nesse caso é abrir uma janela anônima para testar o recurso.Além disso, a página roda melhor no Firefox e no Chrome, mas mesmo nestes é possível que apresente alguns problemas que façam o seu navegador travar. Então, para evitar frustrações, é melhor não acessar o link enquanto está escrevendo algum email importante. Pode ser difícil explicar o atraso para o chefe depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário