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quarta-feira, 20 de junho de 2018

Instagram lança app para vídeos mais longos e abre disputa com YouTube para atrair criadores

Com a mudança, o aplicativo quer incentivar que mais criadores adotem a plataforma como escoadouro para suas produções.

Por Helton Simões Gomes, G1
 

Kevin Systrom, um dos fundadores do Instagram. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)Kevin Systrom, um dos fundadores do Instagram. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)
Kevin Systrom, um dos fundadores do Instagram. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)
O Instagram lançou um aplicativo novo, chamado IGTV, que exibe vídeos mais longos, de até uma hora, enquanto atualmente apenas criações com até um minuto são permitidas. Com isso, a rede mira o público do YouTube, mas não esconde que quer roubar expectadores da TV tradicional
“Hoje ainda vemos vídeos no formato da TV, o que nos faz ter que virar o celular. É época do vídeo avançar e evoluir”, disse Kevin Systrom, presidente-executivo e um dos fundadores do Instagram.
Com a mudança, o aplicativo quer incentivar que mais criadores adotem a plataforma como escoadouro para suas produções.
A novidade é o movimento mais robusto da rede social, que pertence ao Facebook, para bater de frente com o YouTube, do Google, que criou um novo mundo de influenciadores digitais — você os conhece como youtubers.
“Alguns criadores já veem o Instagram como sua casa”, diz Krieger. O executivo adicionou que os vídeos poderão ser incluídos diretamente na plataforma Watch, do Facebook.
Durante o anúncio, feito nesta quarta-feira (20), a companhia aproveitou ainda para divulgar que atingiu a marca de 1 bilhão de usuários, após oito anos de seu nascimento.
“A gente conseguiu evoluir o produto para não ser algo super específico”, disse Mike Krieger, brasileiro que, além de também ser um dos fundadores do Instagram, é diretor de engenharia do app. “Os primeiros usuários eram mais hipster mesmo."
Os vídeos mais extensos representam um salto em relação à proposta original do Instagram, que nasceu para ser um repositório de fotos sobre acontecimentos cotidianos. Quando liberou a publicação de vídeos, limitava os conteúdos a 15 segundos, mas essa barra foi ampliada para os atuais 60 segundos.
Instagram lançou um aplicativo novo, chamado IGTV, que exibe a publicação de vídeos mais longos (Foto: Divulgação)Instagram lançou um aplicativo novo, chamado IGTV, que exibe a publicação de vídeos mais longos (Foto: Divulgação)
Instagram lançou um aplicativo novo, chamado IGTV, que exibe a publicação de vídeos mais longos (Foto: Divulgação)

IGTV

No IGTV, os criadores poderão optar por resolução de imagem de até 4K, e não será dessa vez que o vídeo na horizontal vai pegar — o padrão de incentivar a publicação de imagens na vertical permanece, para se acomodar melhor à forma como as pessoas seguram smartphones. O Instagram até brincou com isso: antes da apresentação, uma TV exibia imagens na horizontal, mas, prontamente, o aparelho começou a girar até que ficasse na vertical.
Krieger fez questão de diferenciar o IGTV de outras plataformas de streaming de vídeo, como Netflix e HBO, que criam ou compram produções originais.
“O IGTV é conteúdo de usuário e não pago. É importante diferenciar isso, já que você pode ir a outros lugares e ver uma coisa mais produzida” como as feitas por “Netflix e HBO”.

Modelo de negócios

"No primeiro dia, não vai ter monetização mas a gente vai bater um papo com os criadores”, diz Mike Krieger, outro dos cofundadores do Instagram. “A gente vai discutir o melhor modo para eles fazerem renda com isso. Ele não descarta que a plataforma será usada para abrigar publicidade, mas não no início. “Anúncio não, para começar, mas é algo que vamos olhar”, diz. “Isso vai vir ao longo dos meses”
Adotar vídeos mais longos é ainda uma oportunidade para o Instagram ampliar a exibição de publicidade na rede social. O Facebook já inclui anúncios publicitários em vídeos mas extensos publicados por lá.
Até agora, a única abordagem do Instagram nesse sentido é a inclusão de posts patrocinados no meio da linha do tempo e entre os Stories dos usuários.
A novidade é também mais um passo do Instagram para deixar de ser só uma rede social e se tornar uma plataforma para outros tipos de interação. No começo do ano, a rede social liberou alguns recursos para lojas virtuais que a usavam como vitrine. A partir daí, elas podiam vender os produtos mostrados nas fotos e vídeos.
IGTV, do Instagram, deve concorrer com o YouTube (Foto: Divulgação)IGTV, do Instagram, deve concorrer com o YouTube (Foto: Divulgação)
IGTV, do Instagram, deve concorrer com o YouTube (Foto: Divulgação)
Assim que abrir o app, o usuário vai se deparar com vídeos executados automaticamente, publicados por amigos ou por outros criadores, selecionados pelo Instagram com base nos interesses do usuário.
Ao deslizar a tela para cima, surgirão categorias de vídeo como “para você”, “seguindo”, “popular” e “continue assistindo”.
Apesar de anunciar que quer se afastar da TV, o Instagram construiu um app que possui canais. Mas, segundo ressalta, os canais são os perfis de cada criador presente na plataforma.

Câmara aprova projeto de lei que regula transporte de cargas

Proposta estava entre as demandas dos caminhoneiros em negociação para encerrar a greve da categoria. A paralisação em protesto ao aumento do diesel alcançou 11 dias em maio.

Por Fernanda Calgaro e Alessandra Modzeleski, G1, Brasília
 
Deputados reunidos em votação no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta (20). (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)Deputados reunidos em votação no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta (20). (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Deputados reunidos em votação no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta (20). (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) o projeto de lei que estabelece um marco regulatório para o transporte rodoviário de cargas, incluindo a atividade dos caminhoneiros. O texto segue para votação no Senado.
A proposta foi uma das demandas apresentadas pela categoria para encerrar a paralisação em protesto ao aumento do diesel. A paralisação alcançou 11 dias e impactou o abastecimento de combustível e alimentos no país.
Entre as medidas em discussão no projeto de lei estão regras sobre o formato do contrato para o transporte e o pagamento de frete – que também é objeto de uma das medidas provisórias editadas pelo presidente Michel Temer.
O texto da Câmara também aumenta a pena para o caso de o motorista do caminhão participar de roubo de carga.

Negociação

Para conseguir a aprovação do texto, o relator da proposta, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), retirou dois trechos da versão final apresentada no plenário.
Uma das alterações retirou do projeto um dispositivo que assegurava ausência de vínculo empregatício nas subcontratações de serviços de transporte.
O trecho, porém, retornou ao projeto após a aprovação de destaque apresentado pelo MDB. Com a aprovação, contratos celebrados entre o transportador contratante e o subcontratado serão sempre de natureza empresarial e comercial, sem relação de trabalho ou vínculo empregatício.
Outro artigo retirado pelo relator para angariar apoio liberava caminhões de esperar em aduanas da Receita Federal em caso de inoperância. Com isso, os caminhoneiros não ficariam esperando a análise da carga.
Nesse trecho, as empresas de transporte apenas ficariam responsáveis de enviar, em até 7 dias, a documentação para a Receita.
Deputados que pediram a retirada do trecho alegavam que o dispositivo flexibilizava e permitia a entrada de cargas roubadas ou até materiais ilícitos no país sem fiscalização.

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