A
Semana de Capacitação Empresarial do Sebrae terminou neste sábado (26) com talk show Jogo de Damas. O evento foi comandado pela empreendedora Deb Xavier e contou com a participação de mais de 150 mulheres. O encontro reuniu empresárias baianas para motivação, inspiração e realização de networking.
Empreendedorismo feminino foi tema da palestra ministrada por Deb Xavier, também idealizadora do site Jogo de Damas. “Quando falamos em mulher, falamos em força”, afirmou a empreendedora, destacando os diferentes papéis desempenhados pelas mulheres e a questão de como conciliá-los.
|
Mulheres debateram sobre a participação e crescimento do número de mulheres em pequenos negócios (Foto: Daniel Joaquim/ASN Bahia)
|
ADVERTISEMENT
Deb é embaixadora brasileira do Women's Entrepreneurship Day, uma iniciativa da Fundação das Nações Unidas, e foi apontada pelo Huffington Post, em 2015, como uma das 21 mulheres que estão fazendo do Brasil um país melhor.
Mais de 7 milhões de mulheres são empreendedoras de pequenos negócios no Brasil, sendo que as empreendedoras iniciais são a maioria (52,2%), segundo dados da pesquisa GEM 2013 (Global Entrepreneurship Monitor). A proporção de empreendedores por oportunidade no país é de 66,2% das mulheres.
A Bahia não fica atrás no empreendedorismo feminino, com mais de 540 mil empreendedoras de pequenos negócios no estado. Segundo Deb, esse aumento do empreendedorismo feminino é consequência de um processo histórico e esse número segue em crescimento.
O talk show contou também com a participação de Lara Kertesz, idealizadora do Pop Up Shop e do Salvador Boa Praça, dois eventos que mexeram com agenda da capital baiana; Cláudia Giudice, ex-executiva paulista que, após ser demitida da maior editora do Brasil, enfrentou o desafio de se reinventar, abriu uma pousada em Arembepe e lançou o blog e livro “A vida sem crachá”; a blogueira baiana Cáren Cruz, do Pittaco na Moda; e a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Fernanda Gretz.
Buscando fugir da crise foi que a baiana Vera Caldas, proprietária há 12 anos de uma loja de confecção plus size, no bairro da Liberdade, participou de diferentes capacitações durante a semana.
“Quero ampliar o meu negócio no ramo de e-commerce e busquei conhecimento para isso, mas também participei de outros temas, como empresa familiar”, disse a empresária, que adotou no seu negócio outras estratégias de mercado e marketing. “O faturamento está melhor que o do ano passado, vendendo mais”, contou.
|
A Semana de Capacitação Empresarial integrou a programação do Movimento Compre do Pequeno Negócio (Foto: Daniel Joaquim/ASN Bahia)
|
Semana de Capacitação e Compre do Pequeno
Realizada em todo o país, a Semana de Capacitação Empresarial terminou neste sábado (26) e reuniu só em Salvador mais de 11 mil vagas de capacitação preenchidas em cerca de 60 atividades realizadas. O evento aconteceu entre os dias 21 e 26 de setembro, no Fiesta Convention Center.
Empresários de pequenos negócios e potenciais empreendedores se capacitaram em diferentes temas das áreas de Economia, Inovação, Gestão, Marketing e Vendas, Empreendedorismo, Legislação, Finanças e Liderança.
Palestrantes de todo o país participaram da semana em Salvador, como
Gregório Duvivier, o economista e
apresentador Ricardo Amorim, o
consultor financeiro Gustavo Cerbasi, o
fundador da Easy Taxi Tallis Gomes, o professor de cultura digital Gil Giardelli, o consultor dos filmes
Tropa de Elite Paulo Storani e os empresários Mark Neeleman e Ana Ghirello, com os cases da Azul Linhas Aéreas e da OLX Brasil.
O gerente da Regional Sebrae Bahia em Salvador, Rogério Teixeira, ressaltou a importância da capacitação para os participantes. “O empreendedor mais capacitado pode elevar a competitividade do seu negócio e aproveitar as oportunidades de mercado neste momento econômico”, afirmou destacando também a programação diversificada da semana. “Por conta disso, tivemos um público bastante heterogêneo, mas, ao mesmo tempo, que veio de segunda-feira a sábado se capacitar e experimentar diversas formas de aprender”, completou.
O empreendedor mais capacitado pode elevar a competitividade do seu negócio e aproveitar as oportunidades de mercado neste momento econômicoRogério Teixeira
A Semana de Capacitação Empresarial integrou a programação do
Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado em agosto pelo Sebrae Nacional, que pretende gerar a conscientização da sociedade em torno do consumo de produtos e serviços de micro e pequenas empresas, para fortalecer a economia brasileira.
A ideia é que, durante o evento, os donos de pequenos negócios se preparassem para receber os clientes no dia 5 de outubro, o Dia da Micro e Pequena Empresa, que marca a data oficial do movimento.
Na data, os consumidores serão convocados a comprar dos pequenos negócios, para apoiar e fortalecer o segmento, que representa mais de 95% do total de empresas brasileiras. As micro e pequenas empresas também respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.