EMPREENDEDOR DE SUCESSO

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Prejuízo com lama de barragem é de R$ 1,2 bi para 35 cidades, diz MG

Governo de Minas divulgou relatório de impactos socioeconômicos.
Estudo pode ser usado em ações judiciais de reparação de danos.

Do G1 MG, com infomações do MGTV
O impacto socioeconômico direto das 35 cidades mineiras atingidas pela lama vazada do rompimento da barragem de Mariana, na Região Central de Minas, é de R$ 1,212 bilhão. O valor foi determinado por uma força-tarefa do governo de Minas Gerais e divulgado em um relatório nesta quinta-feira (4).
No dia 5 de novembro de 2015, mais de 35 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e lama vazaram da Barragem de Fundão, na Samarco, cujas donas são a Vale e a anglo-australiana BHP Biliton. Dezessete pessoas morreram e duas estão desaparecidas. A lama atravessou o estado e atingiu diversas cidades do Espírito Santo, chegando ao mar.
A força-tarefa identificou que 321.626 pessoas foram afetadas ao longo do Rio Doce, em Minas. O laudo não aponta danos ambientais e nem indenizações que deveriam ser pagas pela mineradora.
“Dentro das 35 cidades, R$ 145 milhões as prefeituras gastaram com o evento. O estado de Minas Gerais gastou mais de R$ 12 milhões com o desastre. Também fizemos levantamento de danos de infraestrutura, mais de R$ 500 milhões. E fizemos um levantamento da parte privada, e aí incluo agropecuária, indústria, mais de R$ 540 milhões. No final temos um valor de R$ 1,2 milhão”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Regional Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite.
Segundo o governo, mais de 80 entidades contribuíram com pesquisas, relatórios, análises, trabalhos de campo, programas e projetos usados na elaboração do documento, que aponta medidas corretivas restauradoras e compensatórias ambientais, materiais e humanas. O relatório ainda tem algumas diretrizes para a mineração sustentável. Um dos objetivos do levantamento é ainda cobrar ações concretas da Samarco.
O próximo passo da força-tarefa é enviar o relatório para o Ministério Público, Assembleia Legislativa e Prefeituras para que sirva de base para as ações judiciais que já estão em curso.
Outra decisão apontada pelo relatório é a criação, ainda sem data, de uma fundação privada que pode ser criada para gerir um fundo de R$ 2 bilhões por ano em uma ação de R$ 20 bilhões ao todo. Este órgão atuaria em conjunto com um conselho deliberativo dos municípios, estados de Minas e Espírito Santo, e União, definindo prioridades de investimento.
#G1 está em Bento Rodrigues, local do desastre ambiental de Mariana. (Foto: Flávia Mantovani/G1)#G1 está em Bento Rodrigues, local do desastre ambiental de Mariana. (Foto: Flávia Mantovani/G1)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Fundador de startup de R$ 40 milhões dá dicas para empreender online


Se você quer empreender, deveria conhecer In Hsieh (isso se já não o conhece). Está pronto para o currículo? Olha só: In participou da criação do Submarino, co-fundou duas lojas virtuais de sucesso sendo que uma delas, a Baby.com.br, recebeu mais de 40 milhões de reais em investimento e é uma das líderes do mercado de produtos para bebês online.
Nas horas vagas, ele também participou de dezenas de eventos de startups e foi apresentador do webcast Man in the Arena, que reúne empreendedores de sucesso para bate-papos em vídeo sobre seus sucessos, fracassos e lições.
Hoje, In Hsieh é o chefe de e-commerce da fabricante chinesa Xiaomi para América Latina e o mentor do Impulso Digital, que vai acompanhar nosso empreendedor,  Alcyr Ferreira Neto, em cada passo da sua jornada.
Por isso vamos direto ao que interessa. O que In Hsieh pensa sobre empreender online, os segredos do sucesso, como se dar bem durante a crise e o erro de principiante que fez com que seu quarto virasse um estoque de CD-ROMs. Confira.

Impulso DigitalQual é o maior erro que quem empreende pela internet comete?

In HsiehÉ a falha em entender uma coisa básica, em saber que a loja virtual é uma empresa. Está na internet, mas não deixa de ser uma empresa. E como qualquer empresa precisa ter atuação em várias frentes - planejamento, marketing, finanças, estratégia comercial. Não é só abrir um site e achar que vai começar a vender do nada.

A postura e a expectativa do empreendedor que abre uma loja online precisa ser igual a de quem tem uma loja física. E ele precisa entender que os problemas vão aparecer e é preciso estar preparado. Isso se faz procurando, sem parar, novos conhecimentos, ferramentas e outras coisas que o mercado disponibiliza. Mas o empreendedor precisa ser sincero com ele mesmo. Ele quer vender na internet porque gosta de fazer, gosta do desafio ou está nessa por puro modismo e sem ter um entendimento claro sobre como funciona?

Impulso DigitalQue diferenciais são necessários para um negócio ter sucesso?

In Hsieh: A primeira coisa é definir o modelo que você quer para a sua empresa. Uma empresa pequena não vai gerar milhões e milhões em lucro, é preciso ter isso bem claro. Se o empreendedor vê ser pequeno como uma fase, se ele quer crescer, ele precisa saber que para expandir o negócio precisa se preparar, planejar e criar uma estrutura que atenda a demanda do mercado.

Aqui, o empreendedor sai na frente se ele se conhece, se sabe seus pontos fracos e fortes. Porque assim você consegue montar uma equipe qualificada e vai buscar um negócio que tenha a ver com o seu perfil.

Impulso Digital: In, tem algum conselho que você considera fundamental?

In Hsieh: Acima de tudo, o empreendedor precisa estar preparado para ouvir as pessoas. Ninguém empreende sozinho, você precisa de gente ao seu redor. Por si, empreender é uma tarefa solitária, tem um peso enorme na hora de tomar as decisões. Então, se você tiver gente do lado, gente com quem pode compartilhar as responsabilidades e pode pensar em outras coisas, ajuda bastante. Não acho adequado ninguém tentar empreender sozinho.
Impulso DigitalVocê tem diversos sucessos no currículo. Tudo o que você tentou deu certo?

In HsiehEu não me considero um empreendedor de sucesso, para ser honesto. Posso dizer que adquiri mais aprendizado do que fui bem sucedido. E tudo isso que eu aprendi uso como base para avançar mais, para chegar no próximo nível.
Algo que acho fundamental para um empreendedor é tentar aprender onde errou e no que errou quando não for bem sucedido.
Lembro da minha primeira empresa. Em um momento, eu achei que vender CD-ROMs era o futuro, ia mudar a tecnologia. Era 1994, 1995. Abri uma distribuidora de CD-ROMs. O problema é que eu não consegui vender e eles ficaram parados. Foi quando minha mãe falou: "Só para você aprender, esses CDs vão ficar todos no seu quarto, para você ficar lembrando".
Quando o estoque encalhado não cabia mais no meu quarto, percebi que não ia dar certo. E segui tentando.

Impulso DigitalComo mentor do Neto no Impulso Digital, você vai acompanhá-lo durante 10 meses e dar uma ajuda na missão de impulsionar a loja virtual dele a ter lucro. Quais são as suas impressões? E expectativas?

In Hsieh: O Neto é um empreendedor que coloca a mão na massa. Isso é importante por ajudar a ver o resultado. É muito comum encontrar empreendedor que gosta de ficar pensando, planejando, remoendo as coisas e o Neto é o contrário. Mas isso tem um lado negativo. O maior desafio do Neto vai ser segurar a ansiedade em ver os resultados e fazer as coisas acontecerem com calma.

E-commerce é alternativa para crescer em meio à crise, dizem especialistas


Alcyr Neto, protagonista do Impulso Digital; Ricardo Dutra, diretor de marketing e UOL HOST; Bruno Torres, gerente geral de marketing online do UOL

Nem a perspectiva de desaceleração econômica pode segurar o crescimento do e-commerce em 2015. Essa foi a conclusão dos especialistas que participaram do debate de abertura do evento de lançamento do Impulso Digital, reality show online sobre empreendedorismo que estreou na última sexta-feira (24/04).

Entre os participantes da mesa redonda estavam Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos; Gerson Rolim, consultor e diretor de marketing da Câmara e-Net; e Luiz Manzano, diretor de apoio a empreendedorismo da Endeavor. O bate papo foi mediado por Bruno Torres, gerente geral de marketing online do UOL.

Para os debatedores, a expectativa de crescimento do setor deve se confirmar nesse ano, com um aumento acima de 20% no faturamento em relação a 2014.

“Sem dúvidas teremos um crescimento no comércio eletrônico de dois dígitos esse ano”, resumiu Rolim.

O diretor da Endeavor, Luiz Manzano, foi além e disse que a crise, tem um forte viés psicológico, além do lado econômico. “É mais uma crise de confiança, pelo menos é isso que acreditamos na Endeavor”, disse.

Segundo os especialistas, quem tem o desejo de empreender deve aproveitar o momento, pois existe um amplo mercado de consumidores esperando por produtos e iniciativas novas.

“Fechamos o ano de 2014 com 51 milhões de e-consumidores. Se pensarmos na população economicamente ativa do Brasil, esse mercado pode, potencialmente, dobrar”, disse Rolim.

Os painelistas concordaram, ressaltando, no entanto, que há desafios no caminho. E grande parte deles está mais ligada ao comportamento do próprio empreendedor que a fatores externos.

“O maior erro dos empreendedores é fazer um pouco de tudo e não fazer nada muito bem. Se você tiver foco, já tem vantagem", opinou Rigonatti.

Para Rolim, é fundamental investir em aprendizado para contornar as dificuldades. “A vontade de empreender não é suficiente. É preciso conhecer o mercado e ir a fundo para se dar bem no mercado online”, disse. O consultor destacou ainda que planejamento é a palavra chave para ter sucesso na empreitada.

E este é justamente o tema da primeira etapa do Impulso Digital. Se você quer ficar por dentro do assunto, assista ao primeiro episódio da história de Alcyr Neto, o protagonista do reality, e baixe um e-book completo sobre o tema.

Pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff Hoje

Trabalhou antes de 1988? Você pode ter valores a receber do Fundo PIS/Pasep

Do UOL, em São Paulo
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • Shutterstock
Cerca de 15,5 milhões de pessoas talvez não saibam, mas têm dinheiro para receber do Fundo PIS/Pasep. A estimativa é da CGU (Controladoria-Geral da União). 

O que é o Fundo PIS/Pasep?

Até 1988, as empresas e órgãos públicos depositavam dinheiro nesse fundo em nome de todos os funcionários e servidores contratados. Cada trabalhador é um cotista do fundo.

Quem tem direito a receber?

Quem trabalhou como contratado em uma empresa ou servidor público antes de 1988 e não sacou todos os recursos do fundo ainda.

Quanto é possível receber?

Essas pessoas têm direito a receber, a cada ano, os rendimentos de sua parte no fundo. Esse direito é diferente do abono salarial (o abono do PIS), concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Além disso, os trabalhadores que têm dinheiro no Fundo PIS/Pasep podem sacar o valor total disponível quando se aposentam, ficam com uma doença grave ou completam 70 anos. Em caso de morte, os valores devem ser pagos aos dependentes.

Como descobrir se tenho direito?

Para saber se tem algo a receber, quem trabalhou antes de 1988 deve procurar:
  • uma agência da Caixa Econômica Federal, se trabalhava numa empresa privada;
  • um agência do Banco do Brasil, se era servidor público.
É preciso levar um documento com foto e informar seu número PIS ou Pasep. Se não souber, basta apresentar nome e CPF do trabalhador.

Fundo deve ser mais divulgado

A CGU fez uma auditoria no fundo. Entre julho de 2013 e julho de 2014, ele contava com a participação de aproximadamente 31 milhões de trabalhadores inscritos e cerca de R$ 37,5 bilhões. 
Do total de participantes, 26 milhões tinham trabalhado em empresas (tinham registro no PIS, Programa de Integração Social) e 5 milhões eram servidores (com registro no Pasep, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
A CGU afirma que quase metade dos cotistas (cerca de 15,5 milhões) pode desconhecer que tenha direito a esses valores. Por isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o assunto seja amplamente divulgado.
O site do Tesouro Nacional traz mais informações sobre o assunto: http://zip.net/blsNBG.
Ampliar

Veja dez direitos básicos de todo trabalhador11 fotos

1 / 11
Publicada em 1º de maio de 1943, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) foi criada para regular as relação trabalhistas no Brasil. Veja a seguir dez direitos garantidos a todos os trabalhadores: Evelson de Freitas/Folhapress

Sanofi inicia pesquisa de vacina contra o vírus zika

Organização Mundial da Saúde declarou emergência de saúde pública.
Vírus é suspeito de provocar malformações congênitas.

Da France Presse
O grupo Sanofi anunciou nesta terça-feira (2) que entrou na pesquisa de uma vacina contra o vírus zika, que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar emergência de saúde pública mundial.
A Sanofi Pasteur, divisão de vacinas do grupo farmacêutico francês, afirmou que deseja apoiar-se "no êxito obtido no desenvolvimento de vacinas contra vírus similares", como dengue.
A OMS classificou na segunda-feira (1º) de "emergência de saúde pública mundial" o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e suspeito de provocar malformações congênitas.
O Brasil, país mais afetado, afirmou que as grávidas devem evitar viajar aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A OMS prevê de três a quatro milhões de casos no continente americano em 2016.
No momento não existe nenhuma vacina ou tratamento específico contra o vírus, que poderia provocar microcefalia nos fetos das grávidas infectadas, assim como a síndrome neurológica de Guillain-Barré, uma doença do sistema nervoso que pode provocar paralisia.
O mosquito 'Aedes aegypti' é responsável pela transmissão do vírus zika, dengue e chicungunha.

tópicos:

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...