Não é o mais rápido. Nem o mais potente. Embora a estética seja algo muito subjetivo, tampouco é o mais bonito. Nem mesmo conta com um design chamativo ou inovações surpreendentes. E, além disso, é fabricado por uma marca pouquíssimo conhecida no Ocidente. Mesmo assim, o OPPO R9s foi o celular chinês mais vendido do mundo no primeiro trimestre deste ano. Segundo os dados da Strategy Analytics, foram 8,9 milhões de unidades entre janeiro e março, o que lhe confere uma fatia de mercado de 2,5% em nível global e a medalha de bronze do ranking mundial.
FICHA TÉCNICA
Tela: 5,5 polegadas com resolução FHD (1.080x1.920) com uma densidade de pixels de 401 ppi.
Processador: Qualcomm Snapdragon 625 de oito núcleos a 2,0 Ghz.
Memória RAM: 4 GB
Memória interna: 64 GB ampliáveis a 256 GB utilizando a segunda ranhura SIM para um cartão MicroSD.
Câmeras: Posterior de 16 megapixels com flash de duplo tom, óptica com luminosidade f 1.7. Grava vídeos em 4K; A câmera de selfies tem um sensor de 16 megapixels e grava vídeo FHD.
Bateria: 3.050 mAh – não substituível – com sistema de carga rápida que proporciona em torno de 65% da capacidade em 30 minutos.
Sistema operacional: ColorOS, baseado no Android 6.
Dimensões e peso: 153 x 74,3 x 6,6 mm e 145 gramas.
Conectividade: GSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE - Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, WiFi Direct, hotspot / Bluetooth 4.0, A2DP / SIM duplo
Sensores: GPS / GLONASS / BEIDU, leitor de digitais, giroscópio, acelerómetro, proximidade, luz ambiente
Processador: Qualcomm Snapdragon 625 de oito núcleos a 2,0 Ghz.
Memória RAM: 4 GB
Memória interna: 64 GB ampliáveis a 256 GB utilizando a segunda ranhura SIM para um cartão MicroSD.
Câmeras: Posterior de 16 megapixels com flash de duplo tom, óptica com luminosidade f 1.7. Grava vídeos em 4K; A câmera de selfies tem um sensor de 16 megapixels e grava vídeo FHD.
Bateria: 3.050 mAh – não substituível – com sistema de carga rápida que proporciona em torno de 65% da capacidade em 30 minutos.
Sistema operacional: ColorOS, baseado no Android 6.
Dimensões e peso: 153 x 74,3 x 6,6 mm e 145 gramas.
Conectividade: GSM / CDMA / HSPA / EVDO / LTE - Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, WiFi Direct, hotspot / Bluetooth 4.0, A2DP / SIM duplo
Sensores: GPS / GLONASS / BEIDU, leitor de digitais, giroscópio, acelerómetro, proximidade, luz ambiente
De fato, apesar de ser possível comprar R9s no Ocidente por canais alternativos como Aliexpress (por cerca de 1.300 reais), o sucesso do OPPO é a confirmação de que sua estratégia na Índia, onde um rápido crescimento a transformou na terceira marca mais vendida, dá frutos rapidamente. E não só isso: o mais recente representante da marca de Shenzhen, o F3Plus, foi apresentado em Nova Déli e, curiosamente, não é vendido na China. “Vemos certa saturação no mercado doméstico e acreditamos que a Índia seja o país mais promissor no que se refere ao crescimento”, diz ao EL PAÍS uma fonte da empresa que prefere se manter no anonimato. “Por enquanto, descartamos voltar a mercados desenvolvidos como o da Europa”, observa.
Mas, o que tem o R9s para deslumbrar o público tanto quanto o seu antecessor, com o qual se parece muito? A resposta não deve ser buscada num elemento concreto, e sim na solidez do conjunto. O aparelho da OPPO funciona com perfeição e, embora não se destaque em nenhum quesito, é notável em todos. Começando pelo desenho anódino, mas estilizado e com acabamentos excelentes, que lhe dão um aspecto premium. Conta com um processador potente (o Qualcomm Snapdragon 625 com oito núcleos que funcionam a uma frequência máxima de 2.0 GHz) acompanhado de 4GB de memória RAM – mais que suficiente para todos os usuários – e uma excelente tela de 5,5 polegadas com resolução FHD e um dos melhores pares de câmeras do mercado.
ampliar foto O OPPO centrou seu atrativo comercial na fotografia. Z.A.
Não por acaso, a OPPO centrou seu atrativo comercial na fotografia. Diz que seus celulares são especializados em selfies, e não exagera. O R9s não chega ao extremo do F3Plus, que incorpora uma câmera dupla na parte frontal, mas faz autorretratos de 16 megapixels com uma objetiva muito luminosa (f 2.0) e com um software de retoque que oferece inúmeras possibilidades. É possível inclusive gravar imagens com movimento (GIFs) com a câmera selfie.A câmera principal, por sua vez, também proporciona resultados de alta qualidade. Isso se deve em grande parte ao fato de a OPPO ter decidido usar a lente mais luminosa do mercado (f 1.7), similar a incorporada nos últimos Samsung Galaxy de gama alta, combinada com um sensor de 16 megapixels, no qual o tamanho de cada ponto é um pouco maior que na maioria de telefones (1,12 µm). A única falha é a carência de um estabilizador óptico mecânico que ajude a tirar fotos ainda mais nítidas em condições de pouquíssima luz – à noite ou em interiores mal iluminados –, embora o estabilizador eletrônico seja satisfatório na gravação de vídeo, com resolução de até 4K.
O MELHOR E O PIOR
O melhor:
- Qualidade dos acabamentos e tamanho
- Câmeras anterior e posterior de grande qualidade
- Sistema operacional muito personalizável
- Carga rápida muito eficiente
O pior:
- Carente de inovações
- Não tem NFC e porta USB-C
- Sem estabilizador óptico
- Qualidade dos acabamentos e tamanho
- Câmeras anterior e posterior de grande qualidade
- Sistema operacional muito personalizável
- Carga rápida muito eficiente
O pior:
- Carente de inovações
- Não tem NFC e porta USB-C
- Sem estabilizador óptico
Finalmente, o sistema operacional, a capa Android ColorOS, é muito intuitivo e completo. Conta com inúmeras funções personalizáveis. Sobretudo um amplo catálogo de gestos: basta aproximar o telefone da orelha para atender uma ligação, virá-lo sobre a mesa para rejeitá-la e, quando no meio de uma conversa afastamos o celular da orelha, ele passa automaticamente para o viva-voz. O qual, diga-se de passagem, oferece um som claro e potente.
Depois está o modo simples, que reduz drasticamente o número de aplicativos na tela, ao mesmo tempo em que aumenta enormemente o tamanho dos seus ícones. É muito recomendável para pessoas com problemas visuais ou para quem não se dá especialmente bem com a tecnologia e prefere ter só as funções essenciais à vista. Também pensado para idosos ou pessoas dependentes, esse modo simples conta com um botão SOS que pode ser configurado para que faça uma chamada aos serviços de emergência ou a um número de telefone específico. Na China vemos várias pessoas da terceira idade usando esse sistema.
AVALIAÇÃO E VEREDICTO
Relação preço/qualidade: 4 de 5
Design: 4 de 5
Inovação: 3 de 5
Manejo: 4 de 5
Extras: 4 de 5
Veredicto:
Muito bom
Recomendável
Neutro
Mais negativo que positivo
Muito negativo
Design: 4 de 5
Inovação: 3 de 5
Manejo: 4 de 5
Extras: 4 de 5
Veredicto:
Muito bom
Recomendável
Neutro
Mais negativo que positivo
Muito negativo
A razão deve ser procurada na estratégia comercial. A OPPO é especialmente forte nos comércios tradicionais, ao passo que a Xiaomi vende sobretudo pela Internet, e só no ano passado começou a inaugurar lojas físicas. Isso faz da OPPO a líder indiscutível das zonas menos desenvolvidas da China, onde vivem cerca de um bilhão de pessoas. Além disso, investe muito em publicidade e estabeleceu uma boa imagem graças a um serviço pós-venda rápido e eficiente. A Xiaomi, enquanto isso, vê seus números serem prejudicados pela dificuldade de acesso aos seus aparelhos.
E a Huawei, que no primeiro trimestre deste ano foi a marca mais vendida da China, com 18% de fatia de mercado, contra os 17% da OPPO, segundo a empresa Canalys, tem um catálogo muito amplo para permitir que um de seus modelos penetre entre os mais vendidos. De fato, a estratégia de concentrar os esforços da empresa em um reduzido número de aparelhos se demonstra adequada para a OPPO ano após ano, e nisso salta à vista sua semelhança com a Apple. Aliás, no que se refere ao design do R9s, a semelhança com o iPhone também vai além do razoável.