Influenciadora digital analisa mudança de posts, que rendem cifras como 3,5 milhões de seguidores e ganhos de até R$ 200 mil por mês.
Por Marília Neves, G1
Gabriela Pugliesi é uma das principais influenciadoras do mercado fitness no Brasil. E, levando em conta o discurso dela, dá para usar aquela brincadeira do "quando eu cheguei na internet, isso aqui era tudo mato".
"Quando comecei com redes sociais, ninguém publicava rotina no Instagram. Na época, as pessoas gostavam de postar fotos de paisagens, algo mais artístico", recorda.
(O G1 publica nesta semana uma série de entrevistas com as influenciadoras digitais que são musas fitness no Instagram)
“Comecei a postar o que eu comia, o que eu levava de marmita para o trabalho e meu treino na academia”, relembra Gabriela.
"Quando completei mais ou menos 20 mil seguidores, me pararam na academia que eu frequentava na época e pediram uma foto. Foi aí que a ficha começou a cair", conta.
"Mas confesso que só hoje, depois de quatro anos, tenho mais noção disso, mesmo que ainda não totalmente”, conta ela, que conta com quase 3,5 milhões de seguidores. "Nunca fui uma pessoa muito conectada. Da turma, sempre era a última a saber das coisas".
O quanto vale a pena um #publi?
Antes dos fãs, a musa de 31 anos já havia começado suas primeiras parcerias publicitárias. “Algumas marcas que eu usava começaram a querer patrocinar meu blog (Tips 4 Life). Um tempo depois, consegui largar meu emprego".
- Mayra Cardi fatura até R$ 8 mil por post no Instagram e vira 'life coach' de Anitta e outros famosos
"Hoje, consigo viver fazendo o que eu mais gosto, compartilhar e incentivar as pessoas. Porque tudo o que me faz bem, eu compartilho”, afirma ela.
Gabriela deixa claro para seus seguidores quando o post é patrocinado usando a hashtag “Publi”. E garante só fazer parcerias com marcas e serviços nos quais ela "acredita".
O G1 apurou que Gabriela fatura cerca de R$ 200 mil por mês, cifra que ela não confirma ou desmente. “Não abrimos valores, até porque depende da proposta do cliente. Muitas vezes o post está atrelado ao pacote de ações. Os valores são diferenciados.”
Gabriela também ganha produtos e viagens. E não esconde que seu trabalho como blogueira fitness a ajudou a realizar um de seus maiores sonhos: conhecer as Ilhas Maldivas. “Não ganhei a viagem completa, mas tive descontos, upgrade e regalias”, conta.
Os posts de viagem surgiram com decorrer do tempo, assim como o dia a dia com o atual marido. Foi por meio dos Instagram que os internautas viram a musa fitness se separar do primeiro marido, engatar e encerrar um polêmico romance, ser criticada por possível atuação ilegal de profissão, aumentar a família com dois cachorrinhos, iniciar um novo romance, se casar em Trancoso (BA)...
Vida pessoal x vida fitness
Assim, as postagens envolvendo a manutenção da boa forma acabaram se tornando secundárias diante de sua vida pessoal: "A ideia inicial sempre foi compartilhar o que eu gosto e me faz bem. Com o tempo, fui abrindo o leque e compartilhando experiências da minha vida pessoal, então é natural a curiosidade".
"As pessoas acompanham tudo e até perguntam quando eu dou umas sumidas, mas sou uma pessoa normal, tenho meus dias bons e ruins como qualquer um.”
Mas por que a musa do Instagram não se aventura por outras redes? “É surreal a velocidade como as coisas evoluem né? Mas não me programo muito, vou acompanhando naturalmente. Não uso o Twitter, o Facebook uso pouco. O YouTube criei porque queria compartilhar mais vídeos e o Instagram tem limite. Mas vou utilizando esses aplicativos e essas inovações de forma orgânica e não porque todo mundo está usando.”