EMPREENDEDOR DE SUCESSO

quinta-feira, 26 de abril de 2018

ALBA aprova projeto que obriga Coelba a tornar subterrânea toda sua rede elétrica no estado da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou em sessão na terça-feira (24) um projeto de lei de autoria do presidente da Casa, deputado Angelo Coronel (PSD), que obriga a Coelba a tornar subterrânea toda sua rede elétrica no estado.
Apesar de reclamações da empresa, que ameaçou subir a tarifa cobrada dos consumidores, o social-democrata não fez mudanças na proposta e, com isso, o projeto foi votado na forma original.
De acordo com o texto, a concessionária terá prazo de cinco anos para concluir 
o processo em Salvador e de dez anos no interior do estado. A proposta ainda torna obrigatória a instalação subterrânea para os novos projetos elétricos em toda a Bahia.
Para Coronel, a lei trará benefícios para estética e segurança das cidades. “Vamos evitar aquele emaranhado de fios pendurados pela cidade. Nos grandes centros, a tendência é a fiação ser subterrânea. Não podemos ficar arraigados a coisas ultrapassadas. Para modernizar, tem que ter coragem”, afirmou.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Instituto de Pesca Artesanal é inaugurado em Ilha de Maré

O instituto é um desdobramento do projeto Rede de Maré, iniciativa do Instituto Maré Global apoiada pela Braskem, que ao longo de dois anos e meio promoveu ações com pescadores e marisqueiras das diversas comunidades no entorno do Porto de Aratu..

Postado em 25/04/2018 19:55 - Atualizado em: 25/04/2018 19:55
Share Button

Com o objetivo de promover a sustentabilidade pesqueira e a educação ambiental dos cerca de 1,2 mil pescadores profissionais de Ilha de Maré, foi inaugurado o Instituto de Pesca Artesanal (IPA), na comunidade de Bananeiras, na manhã desta quarta-feira (25/04). O IPA é um desdobramento do projeto Rede de Maré, iniciativa do Instituto Maré Global, apoiada pela Braskem, que ao longo de dois anos e meio promoveu ações com pescadores e marisqueiras das diversas comunidades no entorno do Porto de Aratu.
“O IPA se soma a outras iniciativas que acontecem em Ilha de Maré e que tentam diminuir a distância entre a comunidade, as empresas e os poderes públicos, com a finalidade de melhorar nossa qualidade de vida da população”, afirma Zé Pescador, líder comunitário e vice-presidente da Instituto Maré Global. “Com o Instituto, vamos poder atender as necessidades da comunidade, como na obtenção da regularização profissional dos pescadores e marisqueiras, além do direto ao pagamento do defeso, no período em que não podem trabalhar”, afirma Milton Sales de Santana, o “Seu Naná”, presidente do IPA e liderança da comunidade.
“Eu acredito que só conseguimos evoluir com parceria, por isso apoiamos a implantação do IPA, que poderá ser tornar uma representação legitima das demandas das comunidades de Ilha de Maré”, ressaltou Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Nordeste. A solenidade contou com apresentação artística do grupo percussivo Maresom, composto por crianças e jovens da região, sob a regência do músico Ranato Neves.
Durante o evento foram entregues, ainda, 151 certificados do Monitoramento Participativo da Pesca para moradores de quatro comunidades de Ilha de Maré. “Monitoramento Participativo da Pesca é uma espécie de Raio X da nossa maré, de tudo que se pesca e marisca em Ilha de Maré. Um entendimento da quantidade de produção e da renda dos pescadores e marisqueiras da comunidade”, explica Zé Pescador. “Através deste certificado e da inauguração do Instituto vejo o reconhecimento e valorização profissional como pescador”, orgulha-se Fredison de Santana Bonfim, de 25 anos, pescador desde os 15, e morador da comunidade de Ponta de Areia, em Ilha de Maré.
Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Segunda Turma retira de Moro acusações da Odebrecht contra Lula

Por 3 votos a 2, ministros decidiram que trechos em que empreiteiros falam sobre sítio em Atibaia e prédio do Instituto Lula não têm relação com a Petrobras

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retirou do juiz federal Sergio Moro os termos das delações de executivos da empreiteira Odebrechtque acusam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de promover vantagens indevidas para a empreiteira.
Com isso, os depoimentos e documentos que os ex-executivos da empresa haviam fornecido vão ter que deixar os autos de processos que correm na Operação Lava Jato contra o petista, em especial o do sítio de Atibaia (SP) e o que trata de um terreno que seria a nova sede do Instituto Lula.
Os relatos, fotos e e-mails entregues pelos colaboradores da Odebrecht são algumas das evidências mais concretas dos fatos narrados pelo Ministério Público Federal (MPF) na denúncia apresentada contra o petista.
Por 3 votos a 2, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski decidiram que as acusações não dizem respeito às investigações de desvios na Petrobras e, portanto, não devem continuar sob a tutela do juiz Sergio Moro.
As ações penais abertas sobre o tema no Paraná continuam até segunda ordem, mas ficarão esvaziadas se Moro não puder contar com os fatos relatados e os documentos apresentados pelos empresários Emílio e Marcelo Odebrecht e quatro ex-executivos da empresa.
O caso que permaneceria mais forte com o juiz da Lava Jato é o que diz respeito ao sítio. Segundo a denúncia, as empreiteiras OAS e Schahin Engenharia também participaram do negócio ilícito.
De acordo com os depoimentos, a empresa teria se beneficiado da influência política de Lula em negócios feitos em Cuba, na Venezuela e relativos à hidrelétrica do Rio Madeira, negócios que não foram executados pela Petrobras. Em nota, o juiz Sergio Moro afirmou que não vai comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal.

Defesa

No entendimento da defesa do ex-presidente Lula, a decisão da Segunda Turma “impõe a remessa das ações” que tramitam em Curitiba para São Paulo. “Entendemos que essa decisão da Suprema Corte faz cessar de uma vez por todas o juízo de exceção criado para Lula em Curitiba”, afirmou, em nota, o advogado Cristiano Zanin, que defende o petista.
Leia a íntegra da nota:
“A decisão proferida hoje pela 2ª. Turma do STF confirma o que sempre foi dito pela defesa do ex-Presidente Lula. Não há qualquer elemento concreto que possa justificar a competência da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba nos processos envolvendo o ex-Presidente. Entendemos que essa decisão da Suprema Corte faz cessar de uma vez por todas o juízo de exceção criado para Lula em Curitiba, impondo a remessa das ações que lá tramitam para São Paulo.
Cristiano Zanin Martins” 

‘Sou um dos alvos preferidos’, diz Gilmar sobre ataques e ‘fake news’

Ministro do STF, presente no fórum Amarelas ao Vivo, falou ainda sobre a possibilidade de o ex-presidente Lula disputar as eleições

O ministro Gilmar Mendes foi o segundo convidado a participar do Amarelas ao Vivo, fórum que reproduz em palco as tradicionais Páginas Amarelas de VEJA. Segundo Gilmar, a decisão do plenário virtual da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pode representar a liberdade para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há 17 dias em Curitiba.
“Eu acredito que já esteja prejudicado, porque o Tribunal [Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre] negou o recurso [os embargos dos embargos], mas pode, claro”, afirmou. No pedido, a defesa do ex-presidente questiona a decretação da prisão antes do julgamento do último recurso de Lula no TRF4. Gilmar disse acreditar que, para além desse recurso, a Corte deva julgar outros habeas corpus nesse sentido.
Sobre o caso do ex-presidente, o ministro trouxe ainda uma outra possibilidade, que até então não havia sido cogitada: a de que ao invés de dois crimes (corrupção passiva e lavagem de dinheiro), Lula possa passar a ser condenado apenas pela corrupção, considerando a lavagem como um delito “embutido”. “É preciso discutir se os dois crimes a que ele foi condenado realmente são dois crimes”, atestou.
André Petry entrevista Gilmar Mendes O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes é entrevistado pelo diretor de redação de VEJA, André Petry, durante o fórum Amarelas ao Vivo – 24/04/2018
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes é entrevistado pelo diretor de redação de VEJA, André Petry, durante o fórum Amarelas ao Vivo – 24/04/2018 (Antonio Milena/VEJA)
A declaração foi dada durante entrevista conduzida pelo diretor de redação de VEJA, André Petry, a partir do questionamento “‘Sou um dos alvos preferidos’. Por quê?”. O ministro disse não ver diferenças significativas entre os ataques à sua honra em virtude de posições como magistrado, que já o acompanham há anos, com a atual onda, que inclui a propagação de notícias falsas a seu respeito.
“Eu me acho realmente vítima de fake news e ataques na rede, mas isso há muitos anos já. Eu sempre fui alvo de alguns tipos de ataques. O PT, como você sabe, reclama desses ataques, mas articulava os ataques às pessoas. Se misturavam fatos com uma imagem edulcorada, formando um tipo de imagem na sociedade”, afirmou.
O ministro do Supremo disse que já articulou medidas judiciais contra mentiras a seu respeito, mas que não considera que essa solução definitiva. “Já tentei aquelas medidas de advertência e de retirada. Resolve, mas às vezes elas voltam de uma outra maneira. Nós, homens públicos, estabelecemos uma espécie de blindagem psicológica”, completa.
Gilmar Mendas “Eu me acho realmente vítima de fake news e ataques na rede, mas isso há muitos anos já”, diz Gilmar Mendes durante o fórum Amarelas ao Vivo – 24/04/2018
“Eu me acho realmente vítima de fake news e ataques na rede, mas isso há muitos anos já”, diz Gilmar Mendes durante o fórum Amarelas ao Vivo – 24/04/2018 (Antonio Milena/VEJA)
Em janeiro, levantamento exclusivo de VEJA com notícias falsas compartilhadas nas redes sociais mostrou que o ministro é o quarto maior alvo das lorotas na internet, perdendo apenas, nessa ordem, para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o presidente Michel Temer (MDB) e o juiz Sergio Moro. Dos nove primeiros colocados, também é Gilmar quem tem a maior taxa de noticias falsas negativas: 96%, sendo os outros 4% neutras.
Duas delas já foram desmentidas pelo blog Me Engana Que Eu Posto. Ao contrário do que foi (muito) divulgado em aplicativos de mensagem, não é a advogada Samantha Ribeiro Meyer, ex-mulher de Gilmar, quem aparece em um vídeo agredindo um repórter que questiona a conduta da entrevistada.

Na verdade, a história — que surfava onda na nomeação de Samantha para um cargo no conselho da usina Itaipu Binacional – era de Alice Reis, procuradora da Câmara Municipal de Uberlândia (MG), que agrediu o jornalista para defender o aumento salarial que os vereadores da cidade articulavam para aprovar.
Outro caso, um pouco mais antigo, é de março de 2017. O Jornal Brasil, um dos sites especializados nas lorotas, compartilhou a seguinte manchete: “Após cenas obscenas no BBB2017, o ministro Gilmar Mendes determina a retirada do ar”. É claro, como hoje já se sabe, que Gilmar nunca mandou o reality show da TV Globo sair do ar.
Mesmo nunca tendo havido um processo sobre o programa tramitando sob a autoridade do ministro, não foram poucos os que comentaram a decisão acreditando na veracidade da notícia. Mais uma centena de leitores repercutiu a suposta proibição do BBB, sem se atentarem a outro erro crasso da lorota: ao contrário do que estava dito, as imagens supostamente “obscenas” nunca foram ao ar em TV aberta

Abuso de autoridade

O ministro Gilmar Mendes se posicionou sobre outro dos casos que serão abordados no fórum Amarelas ao Vivo. Comentando o suicídio de Luiz Carlos Cancellier de Olivo, então reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gilmar defendeu uma mudança na forma como são divulgadas operações policiais.
“Eu fico muito impressionado com a apresentação que se faz de uma decisão judicial em alguns casos. O relato não corresponde ao que depois será julgado. Muita gente é acusada de muita coisa e depois os fatos não correspondem”, criticou. Por isso, ressalta o ministro, defende uma nova lei que regule o abuso de autoridade.
Gilmar também disse que é contra o atual entendimento do STF sobre a prisão em segunda instância, mas que não defende que esta seja proibida. Na sua visão, casos como pedófilos e reincidentes poderiam ter tratamento diferente. “Uma possibilidade, mas não um imperativo categórico.”

Amarelas ao Vivo

A segunda edição do fórum Amarelas Ao Vivo ocorre nesta terça-feira, 24, no Teatro Santander, em São Paulo. Além de Gilmar Mendes, o ministro do STF e presidente do TSE, Luiz Fux, também foi entrevistado no evento, que abordará diferentes aspectos das notícias falsas e do impacto de redes sociais.
Na sequência, Jaime Durán Barba, consultor político e professor da George Washington University, falará com Thaís Oyama, redatora-chefe de VEJA, sobre a estratégia digital na vitoriosa campanha do presidente da Argentina, Mauricio Macri, em 2015.
O colunista Ricardo Noblat conduzirá a entrevista em que o CEO e estrategista político Guillaume Liegey falará sobre como o presidente da França, Emmanuel Macron, venceu as fake news em sua campanha, em 2017.
Bia Granja, cofundadora do YOUPIX, conversa com o editor especial Daniel Bergamasco sobre como nascem e se espalham virais na internet brasileira.
O redator-chefe Fábio Altman entrevista o jornalista Ricardo Boechat sobre a relevância do jornalismo profissional em tempos de profusão de boatos e notícias mentirosas.
O publicitário e fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes, estará frente a frente com Mauricio Lima, redator-chefe e titular da coluna Radar, em conversa sobre como proteger marcas e negócios diante do poder fulminante das redes sociais e das notícias falsas que veiculam.
A possível contaminação das votações por notícias falsas também será o tema abordado pela colunista Dora Kramer na conversa com Pablo Ortellado, coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo. Com doutorado pela mesma universidade, ele se tornou referência em pesquisas sobre fake news na política brasileira.
A editora Adriana Dias Lopes conversará com o infectologista David Uip sobre as perigosas e cada vez mais frequentes notícias falsas sobre saúde.
Acioli Cancellier de Olivo falará ao colunista Augusto Nunes sobre acusações levianas e o suicídio de seu irmão, o ex-reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em 2017.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Agência americana ordena inspeção de emergência em motores de aviões após acidente com morte

Administração Federal da Aviação ordenou que alguns motores do tipo CFM56-7B sejam inspecionados. Pá de turbina se soltou em voo da Southwest.

Por France Presse
 
A Administração Federal da Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos ordenou nesta sexta-feira a inspeção de emergência de motores como o que se rompeu durante um voo da Southwest Airlines, deixando uma passageira morta.
"A falha da pá da turbina devido a rachaduras, se não for resolvida, pode resultar em um desligamento em voo do motor (IFSD), na liberação não contida de detritos, em danos ao motor, danos ao avião e a uma possível descompressão do avião", afirmou a autoridade reguladora.
Em consonância com as recomendações feitas anteriormente pela fabricante de motores CFM, a FAA determinou que todos os motores CFM56-7B que tenham realizado 30.000 ou mais ciclos de voo acumulados sejam inspecionados dentro de 20 dias. Isso afeta cerca de 352 motores nos Estados Unidos, ou 681 em todo o mundo.
Pouco antes do anúncio da FAA, a empresa franco-americana CFM, fabricante do motor de avião da Southwest, havia convocado seus clientes para inspecionar rapidamente seus motores CFM56-7B nos Boeing 737.
A empresa, um joint venture da francesa Safran e a americana General Electric, aconselha que se realizem em menos de 20 dias inspeções com ultrassom das lâminas dos ventiladores dos motores CFM56-7B que tenham efetuado mais de 30.000 voos completos. São cerca de 680 motores, explicou em comunicado.
Cada inspeção leva cerca de quatro horas. Aproximadamente 150 dos 680 motores já foram inspecionados, informou.
A CFM recomenda que sejam realizadas, antes do fim de agosto a inspeção de lâminas do ventilador que tenham mais de 20.000 voos completos, 2.500 motores adicionais.
Depois da primeira inspeção, recomenda que a partir dos 20.000 voos completos se voltem a inspecionar os motores a cada 3.000 ciclos, ou seja, a cada dois anos aproximadamente.
Os motores CFM-56-7B são utilizados por aproximadamente 60 companhias, acrescentou a CFM, que disse ter mobilizado 500 técnicos para "minimizar as perturbações" geradas por essas inspeções adicionais.
Essas recomendações chegam três dias depois do acidente do avião 737 da Southwest com 149 pessoas a bordo, que se dirigia de Nova York a Dallas.
Uma parte do motor esquerdo se soltou em pleno voo, fez abrir uma janela, matando uma passageira, de 43 anos, que foi parcialmente sugada para fora da aeronave. Outros dois passageiros conseguiram segurá-la, trazendo-a para dentro do avião. Ela foi socorrida, mas acabou morrendo no hospital, após o pouso de emergência na Filadélfia.
Os primeiros elementos da investigação mostram que uma pá da turbina do motor soltou, arrastando consigo parte da fuselagem e detritos que teriam feito estourar a janela ao lado do assento em que a vítima sentava.
Avião da Southwest Airlines faz pouso forçado nos EUA (Foto: Roberta Jaworski/Alexandre Mauro/G1)Avião da Southwest Airlines faz pouso forçado nos EUA (Foto: Roberta Jaworski/Alexandre Mauro/G1)
Avião da Southwest Airlines faz pouso forçado nos EUA (Foto: Roberta Jaworski/Alexandre Mauro/G1)

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...