Este é literalmente um bolo rosa...Pois é, nem por isso as garotas talvez gostem mais do que os marmanjos. É riquíssimo em chocolate, frutas, ovos e manteiga. Dietas de lado, falemos de bolos!
Quando nos embrenhamos na confeitaria, encontramos muitas variedades de bolos; dos secos aos regados, sem farinha ou com farinhas de oleaginosas, há muita riqueza, mas pouca informação.
No Brasil, infelizmente, a cultura das baianas disseminou apenas o conceito dos bolos de café, esponjosos, consistentes e à base de fermento em pó. Não que os subestime, mas o universo dos bolos é muito mais rico e surpeendente do que podemos imaginar.
É nessa busca, através de tentativa e erro, que nos deparamos com outros tipos de bolos, os flourless, por exemplo, que levam pouca ou quase nenhuma farinha. Os bolos em que o leite é substituído pela manteiga e a farinha por amendoas, não há o que se falar. São divinos e ricos, porém mais pesados e pouco recomendados para um café junto de pães.
No Brasil, particularmente, a mídia fez um trabalho nocivo com a Salmonela. Tamanho foi o medo das culinaristas que hoje não se dá o devido apreço à doçaria portuguesa, inglesa, espanhola. Uma vez que todas elas são riquíssimas em gemas, houve uma perda dessa confeitaria, hoje relegada aos cursos e apostilas sob encomenda.
Mas o temor à salmonela não para aí. As avós, empregadas e titias...com todas elas ocorre o mesmo. Existe o costume de se deixar o bolo ESTURRICAR no forno, assar até criar uma abóboda no centro e dourar demais. Não é para menos que herdamos também essa porquiçe de regar os bolos com Guaraná. Não é que fique ruim, muito pelo contrário. Mas há segredos que as Donas Bentas guardam hoje a sete chaves. É conveniente que poucos saibam a verdade, pois ela é cobrada e muito cara. Mas eu vim contar.
Vim contar a vocês que um bolo não precisa esturricar, rachar. Não precisa ser entupido de fermento, quando, no lugar, pode-se usar bibarconato e ter um efeito muito mais interessante.
Bolos podem ser feitos sem farinha, podem conter creme de leite na massa...Uma mousse pode ou não ser adicionada de farinha e, ainda assim, perfeitamente assada.
Bolos podem levar sal para diminuir sua doçura. Bolos podem levar iogurte para ficarem fofos, soro de leite talhado com limão.
Mais uma coisa! Bolos de laranja sem casca são tão tediantes quanto bananas sem canela, nozes ou passas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário