O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Governo Federal de ampliação do acesso ao ensino superior. Por meio de crédito universitário a juros baixos e prazo longo, ajuda estudantes que não têm condições de pagar a mensalidade da faculdade particular.
O FIES foi criado em 1999 e, desde então, passou por diversas mudanças. A maior delas, realizada em 2015, exige dos candidatos a participação em um processo seletivo que usa como critério a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Ministério da Educação (MEC) já anunciou as regras de participação do FIES em 2017. Não houve mudanças significativas em relação ao ano passado.
Confira a seguir todas as regras do FIES 2017: quem pode participar, como fazer a inscrição e como será o processo seletivo!
Quem pode participar do FIES 2017?
As regras de participação do FIES 2017 são as mesmas do ano anterior. Pode se inscrever no FIES quem:
-Participou do Enem a partir de 2010 e atingiu o desempenho mínimo exigido pelo programa: 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
-Tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Quem já tem diploma de nível superior também pode participar do FIES para obter ajuda na segunda graduação. A prioridade, porém, é para candidatos que ainda não concluíram uma faculdade.
Quando acontece o FIES 2017?
O FIES 2017 acontece dos dias 7 a 10 de fevereiro
Como vai funcionar o FIES 2017?
A dinâmica do FIES 2017 segue o mesmo esquema do ano anterior. Podemos resumir o programa nos seguintes itens:
-Cadastro das universidades particulares interessadas em participar do programa.
-Aprovação da participação das instituições por parte do MEC e distribuição do número de vagas. A exemplo dos anos anteriores, serão priorizados cursos com maior nota na avaliação do Ministério da Educação. A novidade para 2017 é que, além de oferecer mais vagas em cursos de formação de professores, saúde e engenharias, estão incluídas na lista prioritária as graduações relacionadas às ciências da computação.
-Abertura das inscrições do FIES para estudantes.
-Classificação dos candidatos.
-Divulgação do resultado com os pré-selecionados do FIES.
-Cadastro dos pré-selecionados para o financiamento.
-Abertura da lista de espera, caso haja vagas disponíveis.
Como é o processo seletivo do FIES 2017?
O processo seletivo do FIES 2017 é totalmente automatizado. Os inscritos são classificados a partir da nota do Enem. Funciona assim:
-O sistema seleciona os melhores candidatos que concorrem a uma vaga na mesma instituição, campus (unidade), curso e turno.
-Enquanto durarem as inscrições, é possível consultar as notas de corte - menor pontuação que permite ocupar vaga naquele curso, turno, universidade e campus. Os candidatos podem mudar de opção quantas vezes quiserem, até o fechamento das inscrições.
-As oportunidades são preenchidas primeiro pelos candidatos sem diploma de nível superior.
-Em caso de empate, ganha a vaga quem tiver maior nota na redação, seguida da prova de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Que nota preciso tirar no Enem para ganhar o FIES?
A nota do Enem que vai garantir uma vaga no FIES depende de vários fatores: edição do programa, faculdade, unidade, curso, turno e desempenho dos demais candidatos que concorrem à mesma vaga.
Historicamente, sabe-se que é possível conseguir o FIES com um desempenho próximo ao mínimo exigido (450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação). Para garantir o benefício em alguns cursos mais concorridos, no entanto, a nota chega a superar os 700 pontos.
Posso fazer a faculdade de graça se conseguir o FIES?
Não. O FIES é um empréstimo universitário, um auxílio concedido ao estudante para que ele possa cursar uma faculdade. O valor deve ser devolvido ao Governo Federal depois da formatura, em suaves prestações mensais.
Durante todo o tempo do curso, o FIES paga diretamente à faculdade o valor financiado. O estudante, por sua vez, deve cumprir com o restante da mensalidade e pagar taxas trimestrais referentes aos juros do financiamento. Os juros continuam a ser pagos após a formatura e, passado o período de carência (normalmente de 18 meses), a dívida começa a ser quitada, parcelada em vários anos.
Como aumentar suas chances de conseguir o FIES
Houve um tempo em que bastava cumprir os requisitos exigidos pelo MEC para ganhar o FIES automaticamente. Hoje, com a limitação do orçamento e consequente restrição no número de vagas, ficou mais difícil. Mas você pode aumentar suas chances de ganhar o benefício se:
-Tiver um ótimo desempenho no Enem.
-Ainda não tiver diploma de nível superior.
-Escolher um curso bem avaliado pelo MEC, principalmente nas áreas da saúde, engenharia, formação de professores e ciências da computação, que recebem a maior quantidade de vagas.
-Ficar de olho nas notas de corte divulgadas durante o período de inscrições e modificar sua opção de curso escolhendo uma vaga que exija nota menor do que o seu desempenho no Enem.
Faculdades que aceitam o FIES
Durante o período de inscrições, você poderá consultar todas as vagas disponíveis para financiamento. As faculdades participantes podem variar a cada edição, mas uma coisa é certa: todas são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Confira algumas que costumam participar:
-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
-Universidade de Franca (UNIFRAN)
-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
-União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)
-Faculdade Pitágoras
-Universidade Estácio de Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário