EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 29 de dezembro de 2018

Queixas de furtos, danos e extravio de bagagens em viagens de avião aumentam em 2018

Por Jornal Nacional
 

00:00/03:09
Aumentou número de queixas de furtos, danos e extravio de bagagens de avião
Na hora de embarcar pra próxima viagem de avião, é bom saber o que fazer se a sua bagagem sofrer algum dano, ou extravio. Ao longo deste ano, as queixas aumentaram.
Quando elas passam pela esteira do check-in, o passageiro já não sabe mais o que acontece com as malas.
“Já aconteceu, assim, de perder mala, de ser extraviada”, conta um passageiro.
Dessa vez Dona Márcia vai viajar com a mala remendada com fita adesiva. “Quando eu peguei na parte de desembarque ela estava furada, estava estragada”, conta ela sobre a última viagem.
“Ninguém tem o mesmo cuidado como se fosse dele, a gente já sabe disso. Joga. Parece que é jogado pra lá e ninguém assume nada”, diz outro passageiro.
Neste ano, cresceu o número de queixas de bagagem extraviada, violada e furto de itens no site Reclame Aqui.
Quando a bagagem não aparece, o viajante deve procurar a empresa aérea assim que der falta da mala. Agora, se ela chega estragada ou está faltando alguma coisa, pelas regras da Agência Nacional de Aviação Civil, o passageiro tem até sete dias pra registrar a queixa. Mas o melhor é conferir se a bagagem tem algum problema ainda na sala de desembarque. E se tiver algo errado, a reclamação pode ser feita lá mesmo.
A contadora Marina Magalhães procurou a companhia aérea assim que deu falta de um perfume que estava na mala.
“Ela falou que a responsabilidade seria minha, né, que a responsabilidade, a partir do momento de despacho. Eu falei: ‘nossa, estranho, porque a gente está pagando por um serviço’”, conta.
Ao pegar a mala, veja as condições de fechos, cadeados, rodinhas, puxadores. Em caso de dano, a empresa deve reparar ou substituir a bagagem por outra equivalente. Pra comprovar a falta de algum item para poder exigir a reparação, guarde as notas fiscais do que comprar na viagem. E na hora de fazer as malas seja prevenido!
“É interessante que ela filme o momento em que ela está fechando a mala. Ou então que ela tire fotos daquilo também que está dentro da mala. Documentos, artigos eletrônicos, remédios, isso é muito importante ser levado na bagagem de mão. Na hora do despacho da bagagem, verificar o peso que foi colocado na etiqueta do despacho da bagagem, porque isso vai ser muito importante no caso de uma eventual indenização”, orienta Mônica Coelho, diretora do Procon-BH.
O policial militar Anderson Dias já pegou a mala com rodinha quebrada depois de uma viagem. “Eu sempre tiro da esteira, deixo a mala em pé. Faço um giro nela. Confiro se não tem um dano pra já fazer a reclamação aqui. Em casa é mais difícil resolver do que aqui, que eles vão ver, vão fazer o relatório, né, interno, o documento interno que eles têm. Então sempre faço isso”, diz.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas declarou que a aviação do país demonstra há anos resultados sólidos nos indicadores de qualidade dos serviços oferecidos. E que o índice de bagagens extraviadas é um dos menores do mundo: menos de três por mil passageiros.

Fonte; https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/12/29/queixas-de-furtos-danos-e-extravio-de-bagagens-em-viagens-de-aviao-aumentam-em-2018.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...