MUITO BEM, COMO MÃE A SENHORA DEVE ORIENTA-LA, MESMO ELE(A) SENDO DE MAIOR A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE, ANTES DE TUDO TENTE ENSINA-LO (A) A EMAGRECER DA FORMA NATURAL, COM PRODUTOS NATURAIS, OS ESPECIALISTAS DIZEM QUE AUMENTAR O METABOLISMO FAZ BEM.
Quem luta contra a balança provavelmente já ouviu falar sobre as maravilhas de um metabolismo acelerado. Moda no mundo das dietas, a tática realmente ajuda a deixar alguns quilos para trás. Mas é preciso seguir alguns cuidados, alertam os especialistas.
— O metabolismo é o conjunto de reações que acontecem no nosso organismo para a manutenção da vida. Quando está lento, o corpo gasta menos calorias, facilitando o acúmulo de gordura — explica o endocrinologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Daniel Benchimol.
A taxa de queima é medida em MET (queima de calorias por quilo, por minuto). Uma pessoa em repouso queima um MET. Durante a caminhada, 2,5. Nadando, cinco, e correndo, dez.
— Os exercícios são a única forma comprovada de acelerar o metabolismo. Mesmo horas depois do treino, a velocidade de queima continua alta e, por isso, a pessoa emagrece — afirma o médico.
Outros comportamentos saudáveis ajudam a manter as reações do corpo em um ritmo normal. Dormir bem, por exemplo, é uma das dicas mais valiosas.
— Ao dormir, diminuímos a produção de cortisona, o que reduz o estresse e, como consequência, melhora a taxa metabólica — ensina.
Com o envelhecimento, entretanto, assim como para quem usa remédios contra depressão ou diabetes, o metabolismo vai diminuindo. Para essas pessoas, alguns alimentos são importantes.
— Os termogênicos, como as bebidas com cafeína, são muito interessantes — diz a endocrinologista Ana Cristina Belsito, do Hospital São Vicente de Paulo.
Elas já foram a parte mais cara da refeição mas, com a alta no preço dos legumes e verduras, estão mudando de posição. Segundo a última pesquisa Cesta de Compras, da Fecomércio, a carne bovina de primeira (-11,02%) e a carne de frango (-7,11%) são os únicos itens com quedas significativas de preço no acumulado do ano.
- As carnes são muito importantes para a alimentação porque têm proteínas de alto valor biológico, além de minerais e algumas vitaminas. Aproveite a queda no preço para deixar o cardápio ainda mais saudável - afirma a nutricionista Noadia Lobão.
Mas, cuidado! Nada de churrasco várias vezes por semana ou de caprichar na picanha. O ideal é consumir carnes magras, como o patinho e o lagarto, e tirar a pele do frango. As gorduras são a parte negativa das carnes. Elas podem provocar doenças cardíacas, obesidade e aumentar o colesterol.
- De vez em quando, a pessoa pode até comer a picanha, mas tomando o cuidado de tirar a gordura lateral antes de prepará-la - diz.
As carnes devem ser assadas, grelhadas com um fio de óleo ou azeite ou ensopadas. Para saber que quantidade comer, calcule um bife do tamanho da palma da mão e da grossura do dedo mínimo.
- A carne, principalmente a vermelha, tem fibras de difícil digestão, o que pode provocar constipação em adultos e crianças - lembra a nutricionista do Hospital Prontobaby, Márcia Vivas.
Conheça a dieta de desintoxicação de Glória Maria: 'Faço de duas a três vezes por ano'
Com o corpo invejado por mulheres bem mais novas, a jornalista Glória Maria, cuja idade nunca revela, guarda na manga receitas infalíveis para a boa forma, entre elas uma dieta canadense à base de líquidos.
- De duas a três vezes por ano faço jejum de desintoxicação com cápsulas de Sambu Elderberry Deep Cleanse. Faço isso há pelo menos oito anos - explicou Glória Maria, que também não come carne nem é muito adepta à academia. - Malhar não é a minha praia. Tento fazer pilates três vezes por semana e caminho. Agora estou tentando fazer balé clássico e alongamento.
A nutricionista Ana Carolina da Costa, da clínica estética Almazen, explica que a dieta é comum entre os europeus:
- É uma cápsula que mistura vários elementos antioxidantes, como framboesa, groselha e cereja, e tem um efeito bem diurético e laxativo.
Segundo Ana Carolina, os adeptos à dieta combinam a cápsula com alimentos líquidos por três ou dez dias, a fim de limpar profundamente o organismo. Mas, de acordo com a nutricionista, não há provas de que a cápsula ajuda a emagrecer.
- Não tem estudo comprovado que isso funcione no organismo. Se você passar de 10 a 15 dias só comendo vegetais e frutas, consequentemente vai desintoxicar, sem a cápsula – explica.
Contraindicação
Para quem gosta de copiar dietas adotadas por famosas, Ana Carolina dá um alerta:
- Quem tem hipoglicemia ou faz exercícios pode se sentir fraco e passar mal. Por isso, cada pessoa tem que ter acompanhamento de um profissional.
A nutricionista aproveita para dar uma dica de alimentos que ajudam no bom funcionamento do intestino:
- Comeu muito no fim de semana, beba bastante líquido. Tome sopa com muita verdura e legumes como chuchu, cenoura e couve, mas evite ficar muito tempo sem comer, porque o metabolismo está acelerado.
Entre os alimentos com alto poder de desintoxicação estão morango, framboesa, mirtilos e blueberry.
Quer emagrecer? Conheça 10 mitos e verdades sobre dieta!
É difícil encontrar uma mulher satisfeita com o seu peso, não adianta. Além daquelas que estão com reais problemas com o ponteiro da balança, existem as magras que sempre querem dois ou três quilinhos a menos.
Você é daquelas que decide fazer um regime e parte logo para uma “receita” mais popular, como a dieta da sopa e da proteína? Já seguiu dicas sobre as quais ouviu falar, como cortar o jantar, beber chá verde e não comer em frente à televisão, sem saber se são eficientes ou não? Então confira dez mitos e verdades preparados por Rafaela Isis Reis Allevato, nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição do Hospital San Paolo, de São Paulo.
1. Para emagrecer é preciso comer várias vezes ao dia?
Sim, sendo que o ideal é que se coma de 3 em 3 horas, além de manter hábitos alimentares saudáveis. Para os lanches intermediários recomenda-se frutas, barras de cereais, torradas e lanches naturais.
2. As dietas da moda, como a dieta da sopa e da proteína são mesmo eficientes para perder peso?
Sim, para quem deseja perder peso essas dietas são sim consideradas eficientes, porém como se restringe um grupo de alimentos específicos, no caso da dieta das proteínas, se restringe carboidratos, a maioria das pessoas não consegue mantê-la por muito tempo. Logo quando ingerir carboidratos novamente o ganho de peso é muito rápido e o famoso efeito sanfona acontece. Além disso, é contra indicada, pois pode causar problemas de concentração, já que o cérebro não funciona sem glicose que é proveniente dos carboidratos, além de insônia, tontura, e alteração de humor.Vale lembrar que a maior parte do que se perde na dieta das proteínas é massa magra, ficando a perda de gordura corporal com uma pequena parcela. Não existe milagre, uma vez que o organismo necessita de todos os grupos de alimentos para funcionar corretamente o ideal é a reeducação alimentar.
3. Beber água ajuda a emagrecer?
A água é um grande aliado no processo de emagrecimento, mas por si só, não faz milagre. Um estudo americano verificou que uma dieta de baixas calorias aliada a ingestão de água antes das refeições promoveu uma perda de peso 25% maior do que no grupo que fez apenas uma dieta de baixas calorias. Vale lembrar que apenas um copo durante as refeições já é suficiente. Por dia devemos ingerir em torno de 1,5 a 2 litros de água que é o que se perde nas fezes, suor e urina.
4. Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?
Não, pois pular refeições faz com que o organismo crie um sistema de defesa para os momentos de stress. Logo quando muito tempo em jejum o organismo passará a estocar esse alimento na forma de gordura, para que quando houver outra “ameaça” como o jejum prolongado ele tenha reservas, além do que no jejum o metabolismo diminui fazendo o corpo gastar menos energia. Porém não se deve exagerar no jantar, pois à noite o metabolismo é naturalmente mais lento e se não tivermos gasto essas calorias durante o dia consequentemente elas viraram reserva na forma de gordura.
5. Dormir mal ajuda ganhar peso?
Sim, pois uma boa noite de sono esta ligada liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer. Esse neurotransmissor também é liberado quando ingerimos açúcar, logo o organismo tende a compensar a falta de serotonina pela noite mal dormida, ingerindo açúcar. Alem disso uma noite de sono ruim desregula a produção do hormônio que ajuda a adormecer, a melatonina; a falta desse hormônio aumenta a produção de grelina, hormônio esse que aumenta o apetite.
6. Comer apenas alimentos light e diet emagrece?
Primeiramente é importante saber a diferença entre diet e light, sendo que os alimentos diet são voltados para uma pessoa que possua alguma restrição alimentar devido a algum problema de saúde, como é o caso dos diabéticos, porém não é porque o chocolate diet não tem açúcar é que é mais saudável e tem menos calorias, pois no caso desse alimento, ele contém mais gordura.Já os alimentos light têm que ter 25% a menos de calorias do que os alimentos tradicionais. Esses podem ser aliados no processo de emagrecimento se ingeridos de maneira e quantidade correta, porém muitas vezes o individuo ao consumir um alimento light acaba compensando ingerindo uma maior quantidade daquele alimento por ser light.
7. Beber durante as refeições engorda?
Nenhuma bebida engordará mais se ingerida durante as refeições ou após elas. Acontece que a ingestão de líquidos em excesso dilata o estomago prejudicando a digestão principalmente as bebidas gaseificadas.
8. Comer assistindo televisão engorda?
Não é o fato de comer assistindo televisão que engorda e sim que quando estamos assistindo TV e comendo o indivíduo tende a comer mais, pois o cérebro não esta concentrado na refeição, o que retarda a produção do hormônio que da a sensação de saciedade. Porém não é somente a televisão que faz isso, comer lendo ou mexendo no computador também tem o mesmo efeito.
9. Tomar chá verde ou água fria com limão pela manhã ajudam na perda de peso?
O chá verde pertence à classe de alimentos termogênicos, ou seja, o corpo precisa gastar mais calorias para absorver seus nutrientes, além disso, é um alimento diurético ajuda a eliminar toxinas e consequentemente desinchar. Para se obter os benefícios dessa erva deve-se consumir no mínimo 4 xícaras de chá por dia, além de ter que ser feito com a própria erva. Já água fria com limão não existe nenhuma comprovação cientifica sobre a ingestão desses alimentos e a perda de peso, existe a crença de alimentos ácidos queimam gorduras o que não é verdade.
10. Está certo substituir alimentos por suplementos?
Como nutricionista seria ironia da minha parte dizer que não existem suplementos capazes de satisfazer a necessidade de nutrientes de uma pessoa. Porém shakes e suplementos são acrescidos de diversos conservantes, corantes e aromatizantes para melhorar a palatabilidade e aumentar o prazo de validade. De uma maneira geral são consumidos indiscriminadamente sem qualquer indicação ou acompanhamento nutricional. Além disso, os alimentos têm outra ligação com o indivíduo, o aspecto emocional que um alimento é capaz de levar a um ser humano. Portanto digo que a alimentação é qualidade de vida, e como ter qualidade de vida alimentando-se de cápsulas e shakes? O alimento integra o indivíduo a sociedade além de satisfazer suas necessidades nutricionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário