EMPREENDEDOR DE SUCESSO

terça-feira, 2 de julho de 2013

SE EU SOU UM ESPIÃO DO MEU PAÍS E O TRAIO, SERÁ QUE NÃO TRAIREI O PAÍS QUE ME DEU ASILO?

COMO UM PAÍS PODE DAR ASILO POLITICO A UMA PESSOA QUE TRAIU O SEU PRÓPRIO PAÍS?, SERÁ QUE O MESMO NÃO TRAIRÁ O PAÍS QUE O ABRIGOU?, SE UMA VÊS  TRAÍRA SEMPRE TRAÍRA, NÃO CONCORDAS COMIGO? 

Site revela que o ex-consultor acusado de espionagem pelo governo americano também teria procurado ajuda de Bolívia, Cuba e Venezuela, entre outros.

O ex-analista da inteligência americano Edward Snowden

Edward Snowden, o ex-técnico da CIA acusado de espionagem pelo governo americano, enviou pedidos formais de asilo político a 21 países, entre eles o Brasil. A revelação foi feita nesta terça-feira pelo Wikileaks.

Destinos - Além do apelo à diplomacia brasileira e dos pedidos já conhecidos para Rússia, Equador e Islândia, o ex-consultor de Inteligência também teria procurado ajuda de Alemanha, Áustria, Bolívia, China, Cuba, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Índia, Itália, Irlanda, Nicarágua, Noruega, Polônia, Suíça e Venezuela.

Leia mais:
Pai de Snowden impõe condições para volta do filho aos Estados UnidosUnião Europeia pede explicações aos EUA sobre denúncias de espionagem

O Wikileaks informou que a advogada Sarah Harrison, assessora jurídica do site no caso Snowden, enviou pessoalmente os pedidos de asilo para um oficial do consulado russo no aeroporto de Sheremetuevo, em Moscou. “Os documentos descrevem os riscos de perseguição que Snowden enfrenta nos Estados Unidos e já começaram a ser entregues pelo consulado russo para as embaixadas”, diz um comunicado do site.

As novas revelações do Wikileaks reforçam a declaração de um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Rússia que, na segunda-feira, confirmou ter recebido das mãos de Sarah Harrison um pedido de asilo em nome de Snowden. Em uma entrevista coletiva em Moscou, o presidente Vladimir Putin havia adiantado que o americano não receberia asilo, a menos que parasse de divulgar documentos secretos que afetam os interesses dos EUA. Mais tarde, o porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, reconheceu que Snowden pediu asilo ao país, mas afirmou que o americano já teria retirado o pedido. Peskov não detalhou as razões da mudança de opinião do ex-técnico da CIA.

Acusações - 
Snowden foi acusado de espionagem, furto e apropriação indevida de propriedade do governo depois de ter admitido o vazamento de informações sobre programas secretos. Suas revelações mostraram que a administração Obama mantém ou tem a capacidade de manter cada cidadão americano sob constante vigilância. O caso aumentou a desconfiança em relação ao governo de Barack Obama, que já vinha sendo atingido por denúncias de perseguição à imprensa e a grupos conservadores.
Há nove dias o ex-técnico da CIA chegou ao aeroporto de Moscou vindo de Hong Kong - para onde fugiu em meados de maio, antes da divulgação das informações sobre os programas do governo. De lá, ele deveria seguir para a América Latina, passando por Havana e talvez Caracas antes de chegar a Quito. No entanto, seu passaporte americano foi cancelado e ele ficou impossibilitado de sair do aeroporto.

Em um comunicado divulgado pelo Wikileaks, Snowden acusou a administração Obama de pressionar outros países a não lhe conceder asilo. "Apesar de eu não ter sido condenado por nada, [o governo] unilateralmente cancelou meu passaporte, me tornando um apátrida. Sem nenhuma ordem judicial, a administração agora tenta me impedir de exercer o direito básico de buscar asilo". 

Histórico de investigação de dados nos Estados Unidos

1 de 8

Patriot Act (Lei Patriótica)

Em 2001, a administração George W. Bush aprova o Patriot Act, que - na contramão da quarta emenda à Constituição - amplia os poderes do governo para vasculhar informações privadas como meio de prevenção contra o terrorismo. A Lei Patriótica é aprovada na esteira do atentado de 11 de setembro. No mesmo ano, a administração republicana autoriza a Agência de Segurança Nacional a coletar dados sem a necessidade de obter ordem judicial. A decisão foi tomada como parte de um pacote destinado a ampliar as ações de vigilância chamado Stellar Wind

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...