EMPREENDEDOR DE SUCESSO

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

COMO LIDAR COM ODIABETES?.


O que é diabetes

Diabetes é o excesso de açúcar no sangue.
O Diabetes é caracterizado pela deficiência total ou parcial na produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas). A insulina é produto da digestão dos alimentos e é transformada em energia para o corpo trabalhar adequadamente. Sem insulina, a glicose não consegue entrar nas células e permanece no sangue, aumentando o nível de glicose (hiperglicemia). Nesta fase, o corpo começa a manifestar sinais de que algo não vai bem.
Diabetes tipo 1
O diabetes tipo 1 esta presente em 5 a 10% das pessoas com diabetes e é normalmente diagnosticado em crianças e adolescentes. Ocorre devido a destruição (por engano) das células beta do pâncreas, produtoras de insulina. Nestes casos, é necessário a utilização de insulina para o tratamento.
Diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 representa de 90 a 95% do total de pessoas com diabetes, causado pela insuficiente produção de insulina pelo organismo ou a incapacidade de usá-la adequadamente. Normalmente é diagnosticado em adultos (mais de 40 anos), e frequentemente apresenta poucos sintomas, o que permite a evolução por muitos anos sem diagnóstico. O tipo 2 possui fator hereditário associado a obesidade e sedentarismo. Na maioria dos casos é tratado com comprimidos, mas em certos casos também é necessário o uso de insulina.
Fatores que precipitam o aparecimento de diabetes em pessoas predispostas:
• Aumento de peso
• Infecções
• Gravidez
• Cirurgias
• Envelhecimento
Os sinais e sintomas:
• Suor frio
• Desânimo e cansaço
• Palpitações
• Urinar muitas vezes e em grande quantidade
• Cicatrização difícil
• Sede exagerada
• Muita fome

Complicações

Controlando as complicações do diabetes

controlandoascomplicacoesdodiabetes
Como você já deve saber, controlar o açúcar no seu sangue é importante para evitar hipoglicemia e hiperglicemia - níveis baixos e altos de açúcar no sangue.
Mantendo o açúcar no seu sangue na sua faixa-alvo, você pode atrasar ou evitar complicações a longo prazo. A hiperglicemia pode danificar muitas partes do seu corpo, incluindo olhos, coração e dedos dos pés. A boa notícia é que você, junto com seu médico, pode conseguir reduzir ou até mesmo evitar o impacto das complicações do diabetes na sua vida.
Essas páginas relacionam algumas das complicações mais comuns relacionadas ao diabetes, seus sintomas e tratamentos, e algumas recomendações que o seu médico pode fornecer para ajudá-lo a reduzir o risco.

Leia também


Como lidar com o Diabetes

Lidar com o diabetes pode ser frustrante e desafiador, mas também pode ser recompensador. O diabetes atinge todos os aspectos da rotina diária - desde a preparação dos alimentos, a organização de um simples almoço em família, até a relação com os amigos e as interações no trabalho. Nessa editoria, o Portal De Bem com a Vida prepara matérias psicológicas, médicas e compartilha experiências de pessoas como você que também têm diabetes.

Leia também

MAIS INFORMAÇÕES,
 

Pergunte ao Especialista

Você que tem dúvidas ou perguntas sobre assuntos ligados ao diabetes, envie para nós. Um médico estará respondendo as perguntas mais frequentes e interessantes mensalmente.
Quem responde as perguntas neste mês é:

Dra. Mariana V. Pereira Porciúncula
Endocrinologista formada pela Santa Casa de São Paulo
Mestrado pela UNIFESP
Médica do Ambulatório de Diabetes e Gestação do Centro de Diabetes da UNIFESP



Pessoas com diabetes tipo 1 terão que usar insulina injetável para sempre?
Sim. Até o momento, pessoas com DM1 sempre terão que usar insulina. A única maneira de usarmos é injetando no subcutâneo, através de seringas, canetas de aplicação ou SICI (sistema de infusão contínua de insulina, "bomba") e em alguns casos de pacientes internados podemos usar via endovenosa.
Pessoas com diabetes podem ter filhos?
Sim. Mulheres portadoras de diabetes tipo 1 ou 2 podem ter filhos. O que devem saber e ter cuidado é que seja uma gestação planejada. Seu controle glicêmico deve ser intensificado e no caso das portadoras de diabetes tipo 2, devem trocar os comprimidos (antidiabéticos orais) por insulina. Um bom controle da glicemia antes da concepção é fundamental para evitar malformações e abortamentos. Além disto, durante a gestação será muito importante fazer ajustes nas doses de insulina e ter um acompanhamento bem próximo com sua equipe de saúde.
Tem-se contra indicação por idade ou tipo de diabetes para utilização do Sistema de Infusão Contínua de Insulina?
Não. Todos os pacientes que usam insulina são potenciais candidatos para uso do Sistema de Infusão Contínua de Insulina, independentemente da idade. Especialmente bebês com diabetes têm muita vantagem devido as doses muito pequenas de insulina possíveis na bomba.


Cuidando de pessoas

cuidandodepessoas

A vida é repleta de desafios e, para conseguir enfrentar e vencer a luta do dia a dia, precisamos ter otimismo e motivação. Assim quando temos ao nosso lado, a família e cuidadores que nos apoiam, superamos nossos problemas e nos sentimos mais fortes para o sucesso do tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...