EMPREENDEDOR DE SUCESSO

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Engenheiro agrônomo ensina como preparar uma horta em casa.


Ter uma horta em casa é simples, mas é preciso obedecer regras. O engenheiro agrônomo Marcelo Noronha dá dicas.

 



Ter uma horta em casa é simples, mas é preciso obedecer algumas regras. O engenheiro agrônomo Marcelo Noronha diz que a primeira delas é escolher o local ideal.
“Tem que ter luminosidade. A luminosidade ideal é face norte. Tem que ter de quatro a cinco horas de sol para a sua hora ter sucesso”, diz Marcelo.
Ele recomenda temperos para se ter em apartamentos. “Principalmente temperos que dão uma colheita com bastante abundancia. Mas também eu entro com hortaliças, principalmente rúcula e espinafre. As pessoas têm muita vontade de ter tomatinho também nos apartamentos, nos pequenos espaços.”
Atenção: a escolha da profundidade do vaso também é importante.
“Principalmente manjericão, alecrim e capim cidreira. Elas gostam de profundidade, então eu trabalho com vasos redondos de no mínimo 30 centímetros. As plantas rasteirinhas, principalmente cebolinha, salsinha e o hortelã, são jardineiras que podem ter até dez centímetros de profundidade”, conta o engenheiro agrônomo. “Significa que se você deixar o manjericão em um vaso pequeno, ele não vai se desenvolver. Para ele crescer no porte dele de 80 centímetros, tem que ter a parte embaixo de no mínimo 30 centímetros.”
O vaso deve ter furos embaixo. Na montagem, o engenheiro agrônomo ensina um truque: usar um caco de telha formando uma casinha sobre cada furo.
“Para que a primeira camada, que vai ser de pedrinha, não tampar esse buraco e travar o fluxo de água”, explica Marcelo.
Depois, é só preencher: “Eu venho com uma argila expandida para ter um bom dreno o vaso, uma camada bem fininha.”
Por cima, areia de construção grossa: “Faço uma camada para tampar as argilas expandidas, que serve como filtro. Quando você vai molhar a terra, não desce junto com a água.”
Por último a terra. “Eu venho com a terra adubada. É importante comprar uma terra de boa qualidade, que a gente chama composto orgânico ou terra preta. Não venha com adubo químico, isso é fundamental para uma horta orgânica”, avisa, Marcelo.
É só encher o vaso. “Aí eu faço a primeira camada, coloco a muda e depois eu preencho com a segunda camada.”
Ele recomenda misturar, no máximo, duas espécies no mesmo vaso. “Mas a espécie tem que ser do mesmo tamanho da outra, porque o manjericão com uma rasteirinha vai sombrear e ter problemas no manejo delas. Essa escolha do manjericão com o tomate cereja é uma ótima ideia, elas são do mesmo tamanho”, sugere Marcelo.
Mas atenção: hortelã não deve dividir o vaso com nenhuma outra planta. O sistema das raízes é muito agressivo. Ele invade todas e mata as outras, então hortelã só pode ser plantado em um vaso. Não pode misturar com mais nada, tem que plantar sozinha”, reforça.
Só falta a cobertura. “A última fase do vaso é o que a gente chama de cobertura morta. Vou colocar uma palhadinha para cobrir o seu solo, que é a coisa mais importante que você tem na horta. Tem que proteger seu solo, pode ser com palhada, com pedrinha , o que for. O importante é proteger.”
O vaso está pronto. Agora é saber cuidar. “O principal cuidado que eu vejo é a quantidade de água. Existem dois horários de rega. Ou parte da manhã bem cedo, ou no final do dia. Nunca ao meio-dia, com sol forte. Outra questão é a quantidade. Infelizmente não existe uma receita de bolo, depende de variações”, aponta Marcelo.
Para saber se a planta precisa de água, a dica é perfurar a terra com o dedo.
“Às vezes está seco na superfície e embaixo está úmido. Não precisa molhar novamente”, reforça. Essas plantas não gostam de muita água, e as pessoas pecam não pela falta, mas pelo excesso.
A receita para ter uma boa safra em casa é adubar - com adubo orgânico - a cada quatro meses. Em 15 dias, a hortinha caseira já começa a dar frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...