EMPREENDEDOR DE SUCESSO

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Na rua, identificar que uma pessoa passando mal é diabética e está com hipoglicemia, pode salvar sua vida! .



Quantas vezes passamos na rua e vemos algum desconhecido passando mal? Isso pode ocorrer com qualquer pessoa e, possivelmente já aconteceu com um de nós, com alguém da família ou algum conhecido. Quase sempre a pessoa está sozinha, sente-se mal e desmaia ou fica confusa. Começa aquela aglomeração de pessoas em volta, perguntando o que aconteceu, mas poucos de fato fazem algo para ajudar.
Os motivos do mal súbito podem ser os mais diversos, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, acidente isquêmico transitório, crise convulsiva ehipoglicemiaque é a baixa de glicose na corrente sanguínea (taxa de glicose no sangue abaixo de 80mg/dl), geralmente causada em pacientes diabéticos.
Os sintomas mais comuns de hipoglicemia são: tremores, tontura, irritabilidade, fome, sonolência, sudorese e cansaço. Alguns pacientes diabéticos com quadro severo de hipoglicemia podem ficar inconscientes, podendo em casos mais graves entrar em coma ou até evoluir para óbito. Por isso é sempre importante que o diabético mantenha acompanhamento médico regular, alimente-se de forma adequada e regularmente, faça exercícios físicos frequentemente, e tome sua medicação corretamente, para alcançar um controle glicêmico equilibrado e melhorar sua qualidade de vida.
Infelizmente ainda muitos pacientes diabéticos não seguem essas orientações e por isso passam mal. Casos frequentes, de agravamento do diabetes, ocorrem porque o paciente comeu alimentos que aumentaram seus níveis de açúcar no sangue, ou por não ter feito suas refeições em horários regulares, por não tomar seus remédios ou aplicar insulina corretamente, ser sedentário ou até mesmo desconhecer que é portador de diabetes e não fazer acompanhamento médico.
É essencialmente importante que, todo paciente diabético, tenha consigo um monitor de glicemia, como parte de seus pertences pessoais. Em caso de suspeita de hipoglicemia, é aconselhável ingerir alimentos que elevem sua taxa de açúcar no sangue de forma rápida. Para isso dê preferência a líquidos açucarados como refrigerantes normais ou sucos de frutas ou leite adoçado. Carboidratos simples também elevam a taxa de açúcar no sangue de forma rápida, assim como balas ou mel.
Mas como citamos antes, alguns diabéticos podem estar na rua, sozinhos, e ter uma hipoglicemia repentina, ficando parcialmente confuso ou mesmo inconsciente. E agora, o que fazer? Como ser socorrido? Ninguém o conhece na rua e não sabem que você é diabético. Nesse caso, recomendamos que todo paciente diabético carregue junto dos seus documentos pessoais, uma carteirinha de identificação que contenha a informação de que a pessoa é portadora de diabetes, o tipo, a medicação usada, seus dados pessoais como seu nome e também o nome e telefone de alguém que deverá ser avisado, em caso de emergência, e até mesmo o telefone do seu médico. Isso, com certeza, o ajudará a ser socorrido e diagnosticado mais rapidamente.
Para facilitar sua identificação, desenvolvemos a carteirinha de identificação do diabético, que está disponível gratuitamente para download em nosso perfil do Facebook (www.facebook.com/endocrinologia.dralexandreferreira). Estando logado no Facebook,clique aqui e baixe a sua carteirinha. Ainda não é nosso amigo no Facebook? Nos envie seu pedido de amizade, logo que você for aceito, terá acesso ao download gratuito da carteirinha. Depois basta recortar conforme indicado nas instruções, preencher com seus dados e carregá-la em sua carteira (dica: para conservar sua carteirinha, se quiser plastificá-la, durará mais tempo). A carteirinha é uma maneira eficaz de identificar um paciente diabético, em caso de mal súbito. Caso o portador de diabetes passar mal na rua, com hipoglicemia ou qualquer outro problema e estiver inconsciente para poder responder, a carteirinha poderá ser achada junto aos documentos da pessoa, e dessa forma quando o paciente for socorrido, o hospital já deverá ser informado sobre o diabetes, terá um telefone de contato para avisar alguém da família e até mesmo já terão informações sobre o uso de remédios tomados pelo paciente.
Dicas importantes:
  • Se você é diabético: ande sempre com sua carteirinha atualizada na bolsa, carteira, de forma que seja encontrada facilmente por um desconhecido, caso você passe mal na rua, e precise ser socorrido rapidamente;
  • Se você encontrar alguém passando mal na rua: verifique se a pessoa é diabética, em caso dela poder responder. Caso estiver inconsciente, verifique se ela tem alguma identificação de que é portadora de diabetes, e dê o socorro chamando o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – telefone 192, e informando que trata-se de um paciente diabético, conforme descrição da carteirinha.
Se você é diabético ou conhece alguém que seja, informe sobre as dicas acima e também sobre a carteirinha e seus benefícios. Ser identificado como um portador de diabetes pode ajudá-lo a ter um rápido socorro e salvar sua vida!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...