Para o executivo da montadora japonesa, testes com veículos auto dirigíveis nos Estados Unidos representam risco e exigem regulamentação.
O carro que dispensa motorista, cujo protótipo é desenvolvido pelo Google nos Estados Unidos
, está longe de ser um projeto sensacional, na opinião do
engenheiro-chefe de desenvolvimento de tecnologias da Honda, Masashi
Satomura.
“Para engenheiros como nós, esta é uma
tecnologia óbvia e fácil de ser desenvolvida”, afirmou o executivo
durante o Ericsson Business Innovation Forum 2013, em Tóquio, na última
quinta-feira (31).
Um Toyota Prius, fabricado pela rival da Honda
no setor automotivo, foi modificado para operar os testes do Google.
Desenvolvido por um dos inventores do Google Street View e engenheiro da
companhia, Sebastian Thurn, o carro robótico
chegou a ser premiado em US$ 2 milhões pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Estados americanos como Nevada, Flórida e Califórnia
passaram a permitir recentemente testes com veículos autônomos em suas
rodovias, ampliando as possibilidades dos experimentos do Google nestes
territórios.“Estou surpreso que este veículo tenha sido aceito nos EUA. E se ocorrerem acidentes causados pelo projeto? Não se sabe o impacto que isso causará”, afirmou Satomura.
Na visão do executivo, deve haver
regulamentação para definir a responsabilidade em caso de acidentes e
falhas do sistema. Atualmente, a Honda realiza testes para lançar uma
tecnologia de prevenção a acidentes de trânsito pela conectividade em
smartphones.
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