Após as provas, o G1 ouviu candidatos sobre técnicas de relaxamento.
Ler, beber, namorar, andar a cavalo e maratona de seriados estão na lista.
Após dez horas de provas e vários meses de preocupação e esforço, milhões de candidatos respiraram aliviados ao saírem de seus locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na tarde deste domingo (25).
O G1 ouviu candidatos em diversos estados do Brasil para descobrir o que eles vão fazer para esquecer das provas e relaxar (assista no vídeo acima e nos vídeos abaixo).
Em São Paulo, muitos candidatos que curtem futebol decidiram sair das provas e ir direto para a frente da televisão. O motivo é o Campeonato Brasileiro: o São Paulo, time do coração de Mateus Reppucci, de 18 anos, entrou em campo contra o Coritiba e conseguiu a primeira vitória sob a liderança do técnico Doriva. Já o Corinthians, para quem torce o candidato Pedro Assis, de 18 anos, venceu o Flamengo e se manteve na liderança do campeonato. Apesar de rivais no esporte, os dois jovens paulistanos têm pelo menos um interesse em comum: ambos querem estudar jornalismo.
Houve quem preferiu pular o futebol e ir direto para o bar, ou aproveitar o tão sonhado tempo livre para curtir os amigos ou a namorada. Um filme (animado, de preferência), foi a opção da estudante Nathalia Santos, de 20 anos, que quer estudar letras.
Mas nem todo mundo tinha ânimo para qualquer coisa além de dormir. Era o caso das estudantes Natalia Ortega e Mariana de Assis, de 18 anos.
RONDÔNIA - Depois do Enem, Victória de Castro, de 21 anos, diz que vai fazer uma maratona de seriados. "Quero assistir muito filmes e séries com pipoca, com meu marido."
RIO GRANDE DO SUL - Luan Miranda, 20 anos, de Porto Alegre, cursa odontologia em Lages, em Santa Catarina. Ele fez o Enem porque quer ir à Austrália, pelo Ciências sem Fronteiras. "Agora é esperar o resultado, tentar esquecer e continuar a vida normalmente."
GOIÁS - Juliana Sousa, de 20 anos, mora em Goiânia e sonha em ser médica veterinária. Ela diz que fez uma longa preparação física e psicológica para as provas, incluindo dormir cedo e estudar no mesmo horário em que o exame é comumente aplicado. Agora, após o exame, ela diz que vai cavalgar para tirar o Enem da cabeça.
PIAUÍ - Daniel Torres, 24 anos, mora em Teresina, afirmou que para se esquecer das provas vai se divertir com amigos. "Quero jogar bola e assistir muitos jogos do meu Corinthians."
MATO GROSSO DO SUL - Maria Eduarda Lacerda Monteiro, de 16 anos, fez a prova em Campo Grande e diz que vai ler obras literárias por lazer. "Agora que passou o Enem posso dar uma desintoxicada."
(Colaboraram Sílvio Túlio, do G1 GO, Maria Caroline Palieraqui, do G1 MS, do Ellyo Teixeira, do G1 PI, Júnior Freitas, do G1 RO, e Hygino Vasconcellos, do G1 RS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário