EMPREENDEDOR DE SUCESSO

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MUITOS POMBOS O QUE FAZER?


Pombo | Pombos

biologia dos pombos
A família de aves Columbidae abrange entre suas espécies os animais popularmente conhecidos como pombos e rolinhas. Existem cerca de 300 espécies dentro da família Columbidae distribuídas amplamente pelo planeta sendo que elas habitam locais muito variados como campos, pastagens, caatinga, florestas e áreas urbanas. A grande maioria dessas espécies vive restritamente nos seus locais de adaptação natural, ou seja, nas florestas e outros biomas naturais. Somente algumas passaram a habitar as cidades.
 
 

Ciclo de Vida dos Pombos

ciclo de vida dos pombos
Em seu ambiente natural, os pombos podem viver em média até 15 anos, porém nas cidades vivem em média de 3 a 5 anos apenas. Isso ocorre pelo fato de sua alimentação nas cidades ser composta por restos encontrados em lixos e/ou farelos de comidas processadas pelo homem, tais como pães e biscoitos, produtos com composições muito diferentes dos encontrados naturalmente por esses animais.
 
 

Hábitos Alimentares dos Pombos

hábitos dos pombos
Os pombos se alimentam especialmente de sementes e grãos em geral, podendo também ingerir insetos, vermes e frutos em ambiente natural. No ambiente urbano, esses alimentos característicos não são tão expressivos em sua dieta em função da grande oferta de restos alimentares, farelos e lixo nas ruas e praças das cidades.
 
 

Importância Ecológica dos Pombos

Importância dos pombos
As aves têm um importante papel ecológico pois, como todos os outros seres vivos, participam de uma teia alimentar. Isso significa que elas fazem parte de diversas relações alimentares nas quais uns seres se alimentam de outros. A exemplo disso, pode-se analisar os pombos em uma pequena parte dessa teia, denominada cadeia alimentar.
 
 

Doenças Transmitidas pelos Pombos

doenças transmitidas pelos pombos
Os pombos, por serem animais sinantrópicos, podem transmitir algumas doenças e acarretar grandes desconfortos e transtornos ao homem.
 
 

Métodos de Controle - Dedetização

métodos de controle dos pombos
O conceito mais evoluído no controle de pragas é o Manejo Integrado, cuja filosofia consiste na aplicação concomitantemente de diferentes estratégias de controle. O uso de substâncias químicas pode eliminar os pombos, mas além de ser cara é crime. De acordo com os artigos 29 a 32 da Lei Federal no. 9.605 de fevereiro de 1998, é proibido usar iscas envenenadas (crime de crueldade com os animais).
 
 

Cuidados

limpeza do local habitado por pombos deve ser realizada, porque as fezes além de conterem causadores de doenças, ainda podem atrair outros animais como ratos e baratas ao local.
Não ingerir carne de pombos, a não ser bem cozida, pois há uma grande possibilidade de infecção por salmonela.
Cuidado ao respirar o ar de ambientes onde pombos vivem, pois além da poeira que sai das fezes dos pombos provocar as doenças citadas acima, ela causa irritações respiratórias, como alergia, e dermatite.
 
 

Dicas

Não alimentar os pombos por motivos já citados nos Métodos de Controle.
Para evitar doenças transmitidas por pombos, basta não deixar que suas fezes permaneçam no local, pois a inalação de poeiras provenientes delas pode ser causadora de inúmeras irritações respiratórias e alergias, não mencionando as doenças causadas por vírus, fungos e bactérias que vivem nessas fezes.
 
 

História dos Pombos

• Algumas evidências mostram que os pombos são domesticados há mais de 12 milênios.
• 2600 a.C. – Egípcios usavam pombos como fonte de alimentação. Mais tarde os Romanos começaram a usá-los como
   alimentação e para enviar mensagens.
• 45 a.C. – Júlio César usou falcões para matar pombos mensageiros em batalhas.
• 1150 d.C. – Sultão de Bagdá usou o sistema de pombos correio até o ano de 1258.
• 1572 d.C. – Pombos foram usados na guerra da independência da Holanda.
• 1606 d.C. – Pombos foram introduzidos na América do Norte.
• 1870 d.C. – Pombos foram usados no “Cerco de Paris”.
• 1914 d.C. – Durante as duas Guerras Mundiais, os pombos foram vestidos com câmeras para filmarem localização de
   tropas e mapas estratégicos.
 
 

Pombos-Correio e Orientação

O pombo-correio é proveniente da espécie Columba livia, sendo um grupo selecionado pelo homem que possui uma orientação espacial muito aguçada, sempre encontrando a rota de volta ao seu ninho. Por isso, foram muito utilizados para transportar pequenos tubos contendo mensagens, daí o nome popular pombo-correio.
 
 

Curiosidades

• Têm um ciclo de vida de 3 a 5 anos nas cidades e, aproximadamente, 15 anos em meios silvestres.
• Pombos podem voar a uma velocidade de 80km/h.
• Pombos podem ouvir freqüências de ultra-som e ver espectros de infravermelho e ultravioleta.
 
 

Pombo - Perguntas e respostas


Conheça as principais perguntas e respostas (FAQ) referente aos pombos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...