Lucas Vieira percorreu cerca de 2,6 mil quilômetros para realizar o processo seletivo. Universidade aplica primeira prova da segunda fase neste domingo (13); veja calendário.
Por Jonatan Morel, EPTV e G1 Campinas e Região
13/01/2019 14h51 Atualizado há uma hora
O estudante Lucas Vieira, em Campinas — Foto: Carlos Velardi / EPTV
O estudante Lucas Vieira viajou cerca de 2,6 mil quilômetros de Recife (PE) até Campinas (SP), pelo sonho de estudar na Unicamp. A universidade estadual iniciou na tarde deste domingo (13) a aplicação da primeira prova da segunda fase para 18,9 mil candidatos. Veja detalhes.
À EPTV, afiliada da TV Globo, ele contou que estudava engenharia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e planeja continuar na área de exatas. Sem esconder a ansiedade para a prova, o jovem chegou antes da abertura dos portões no campus da Unip, no bairro Swift.
"Estou bem nervoso, o estilo de prova é diferente e tenho que ver como vai ser [...] Hoje pode não ser muito a minha praia, realmente sou dos cálculos", brincou antes de entrar para a sala.
O exame começou às 13h, tem duração de quatro horas e reúne redação (duas propostas de textos) e questões disserativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa.
A universidade oferece 2,5 mil vagas em 69 cursos de graduação nesta modalidade, e esta é a primeira edição em que ela adota as cotas étnico-raciais para elevar a inclusão social.
Agenda
Segunda-feira (14) - matemática, geografia e história - cada prova com seis questões;
Terça-feira (15) - física, biologia e química - cada prova com seis questões;
Cada prova também terá será formada por seis questões dissertativas, informou a Comvest.
Candidatos na 2ª fase do vestibular 2019 da Unicamp — Foto: Ana Letícia Lima / G1
O que pode levar para a prova?
Documento de identidade original indicado na inscrição;
Foto 3x4 - tirada em 2018 ou 2019;
Caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha;
Régua transparente e compasso;
Água, sucos, doces;
É permitido uso de bermudas e vestimentas leves
O que NÃO pode levar?
Aparelhos celulares (devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocar em embalagem; ele pode ser retirado após o candidato deixar o prédio);
Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova;
O candidato pode usar relógio para controlar o tempo, mas ele deve ficar no chão.
Locais de prova
Além de 16 cidades paulistas, incluindo a capital, a segunda fase do vestibular será aplicada em outros estados. Salvador (BA) e Curitiba (PR) foram incluídas na lista da Unicamp neste ano, e as avaliações também serão realizadas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).
A Comvest destaca que os os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas divulgados, porque eles não são necessariamente os mesmos onde fizeram a primeira etapa do vestibular. Além disso, também há mudança de cidade para os estudantes das seguintes cidades:
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário