Guarda Municipal apreende 82 armas brancas.
A Guarda Municipal de Salvador (GMS) está em atividade no Carnaval 2013 desde às 19h da última quarta-feira, 6/2. Nestes dois primeiros dias de festa, a GMS apreendeu 82 armas brancas que incluem espetos para churrasco, garrafas de vidro, barra de ferro e 22 facas. Este número é superior ao mesmo período do ano passado, quando apenas 22 armas brancas foram confiscadas.
"A GMS naturalmente estará ampliando o número de apreensões, devido à grande quantidade de abordagens realizadas pelas equipes da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização", Adriano Sousa, responsável pelo Setor de Estatística (Seest) da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev).
De acordo com as estatísticas da Seest, os números de 2013 já apresentam redução de ocorrências. Em 2012, foram registradas 35 ocorrências, enquanto nas últimas 24 horas o número diminuiu para 26.
Entre os registros, está um furto na Praça da Sé, em que uma patrulha da GMS que se deslocava em apoio às atividades da Samu foi acionada por populares para interferir no conflito existente entre uma turista e o suposto assaltante. Ambos foram conduzidos para Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), para registro do Boletim de Ocorrências (B.O).
Homem é esfaqueado dentro de ônibus em Paripe.
Um homem foi esfaqueado no peito durante uma briga generalizada dentro de um ônibus, no bairro de Paripe, na madrugada deste sábado, 9. De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), Silas Santana do Amor Divino, 21 anos, estava dentro do veículo quando começou a confusão. Os agentes não souberam informar se o rapaz estava envolvido na briga ou foi atingido durante o tumulto.
A autoria da agressão contra Silas até o momento é desconhecida. Após a confusão, a vítima foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internada. Não foi divulgada a gravidade da lesão.
Polícia registra tentativa de assalto em Pernambués.
Com o esquema policial concentrado basicamente nos circuitos carnavalescos e seus acessos, a insegurança aumenta em outras regiões da cidade. K.S.O, de 33 anos, sofreu neste sábado, 9, na Praça Arthur Lago (em Pernambués), uma tentativa de assalto seguida de agressão (levou dois socos) quando aguardava um ônibus para ir ao trabalho, por volta das 5h da manhã. Em vão, a vítima correu em direção a um prédio próximo, em busca de ajuda. Também sem êxito ela tentou encontrar alguma eventual patrulha da polícia pelas ruas próximas, com esperança de ver detido o seu agressor.
Trio elétrico perde freio e mata 2 crianças em Sergipe.
Duas crianças, de 11 e 12 anos, morreram e pelo menos 15 pessoas ficaram feridas depois de um trio elétrico que animava o carnaval em Nossa Senhora do Socorro (SE), na região metropolitana de Aracaju, perder o freio na descida de uma ladeira, por volta das 13 horas deste domingo.
De acordo com informações da Delegacia Plantonista, na capital, o trio seguia pela Avenida B, no bairro Conjunto Jardim, quando o motorista, que não teve o nome revelado, notou que o veículo havia perdido o freio.
Segundo a polícia, o condutor ainda gritou para que as centenas de foliões saíssem da frente do veículo, mas não conseguiu evitar os atropelamentos. O veículo só foi parado quando um soldado do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que acompanhava a festa em uma viatura, colocou o carro policial na frente do trio. Com o impacto, o soldado ficou ferido, sem gravidade.
As duas crianças foram esmagadas pelo trio. Anderson Silva de Souza, de 12 anos, morreu no local. Isaías de Oliveira Neto, de 11 anos, chegou a ser levado para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), com múltiplas fraturas e hemorragia interna, e morreu no início da noite, quando passava por uma cirurgia.
Outras duas pessoas, uma criança e um adulto, foram atendidas na unidade. Elas não correm risco de morte. Os demais feridos, com escoriações, foram medicados ainda no local do acidente e liberados. O condutor do trio foi levado à delegacia, onde prestou depoimento.
A Delegacia Plantonista investiga as causas do acidente. Por causa da ocorrência, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique Carvalho, decretou luto de três dias na cidade e cancelou o restante da programação da folia.
Quatro permanecem hospitalizados após tiroteio no RJ.
Duas pessoas foram mortas a tiros após dois homens efetuarem disparos contra foliões que participavam do ensaio de um bloco de carnaval em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, na noite de domingo (13). Daniel Fernando Combat Silva, de 20 anos, morreu na hora. Wanderite Luiza Klem, de 44 anos, chegou a ser socorrida, recebeu uma transfusão de sangue, mas morreu na madrugada desta segunda-feira (14) no Hospital Municipal Raul Sertã. Ela havia ido à festa para buscar o filho. Outras dez pessoas também foram feridas. Até o início da tarde desta segunda, quatro permaneciam hospitalizadas, nenhuma em estado grave.
Os homens fugiram após atirarem nas pessoas que estavam no Blocão do Rastafari, em frente a uma choperia localizada sob as arquibancadas do Estádio Eduardo Guinle, do Friburguense Atlético Clube, time da primeira divisão do Campeonato Carioca. Cerca de 400 foliões participavam do ensaio do bloco, um dos mais tradicionais da cidade.
Um dos bandidos utilizou uma pistola calibre 380, e seu comparsa, um revólver 38. De acordo com o delegado Anestor Magalhães, titular da 151ª Delegacia de Polícia (Nova Friburgo), os dois criminosos já foram identificados e estão sendo procurados desde a madrugada desta segunda.
A principal linha de investigação sobre o motivo do ataque é que os atiradores pretendiam fazer um acerto de contas com o rapaz que foi executado, mas acabou atingindo as outras pessoas. Segundo a Polícia Civil, Daniel Silva é suspeito de ter matado um irmão de um traficante daquela localidade.
Mais 14 são mortos na Grande SP e litoral na noite.
A onda de violência com mortos e feridos a tiros marcou mais uma noite na Região Metropolitana e litoral de São Paulo. Foram pelo menos 14 pessoas assassinadas e oito feridas em um intervalo de menos de oito horas, entre as 18h30 de quarta-feira (21) e as 2h desta quinta-feira. A soma da violência das duas últimas noites chega a 21 mortos e 21 feridos. Já o total da semana (últimas sete noites) é de 54 mortos e 42 feridos, segundo levantamento do estadão.com.br. Os casos foram registrados nas delegacias da região, porém a maioria será investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Três das vítimas da noite desta quarta-feira foram executadas em uma chacina no Jardim São Luiz, na zona sul da capital, elevando para 18 o número de crimes do tipo neste ano, com um total de 60 mortes. Foram sete crimes em São Paulo e 11 nas demais cidades. Quatro suspeitos morreram e um ficou ferido em confrontos com a Polícia Militar. Uma motorista de ônibus foi assassinada durante o trabalho em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Na zona leste de São Paulo, o dono de uma padaria matou um cliente e feriu outro durante uma discussão.
Chacina
Seis pessoas foram baleadas por volta das 23h30 dentro de um bar na Rua Albino Correia de Campos, na região do Jardim São Luís, zona sul da cidade. No local ocorria um show sertanejo. Os tiros foram disparados pelo garupa de uma moto. Armado, o desconhecido desceu do veículo, entrou no bar e abriu fogo. A dupla continua foragida. Dos seis baleados, três morreram - dois homens e uma mulher -, são eles: a produtora fonográfica Luciene Luzia Neves, de 24 anos, o autônomo Alexandre Figueiredo, 38, e o mecânico Marcos Faustino Quaresma, 31. Todas os feridos foram levados para o pronto-socorro do M' Boi Mirim. Kátia Gonçalves Pereira Nunes, 32, Márcio Silva Nunes, 34, e Emerson Vieira da Silva, de idade não informada, permaneciam internados. Em menos de uma semana, nos últimos seis dias, foram registradas quatro chacinas, com 14 mortos e oito feridos. Além do Jardim São Luiz, os crimes ocorreram em Cidade Ademar, também na zona sul da capital, e nas cidades de Taboão da Serra e Itaquaquecetuba.
Franco da Rocha
Também no final da noite, a motorista de ônibus Odete Lino dos Santos, de 36 anos foi assassinada durante o serviço na cidade de Franco da Rocha, região norte da Grande São Paulo. O crime ocorreu dentro de um dos coletivos da Viação Moratense. O ônibus saiu de Francisco Morato, cidade vizinha, e havia acabado de chegar no ponto final, na altura do número 1.200 da Avenida São Paulo, no Parque Paulista. Segundo testemunhas, um rapaz aguardou que o ônibus encostasse e disparou vários tiros contra Odete. Atingida por três tiros, ela morreu no pronto-socorro municipal de Franco da Rocha. Um dos disparos atingiu de raspão o braço esquerdo do cobrador, que foi atendido no mesmo hospital. O assassino fugiu. Parentes relataram à polícia que Odete havia discutido dias antes com o ex-marido. Localizado, ele prestou depoimento, negou a autoria do crime, e, como não foi localizada nenhuma testemunha que o reconhecesse, acabou liberado.
Confrontos
Três supostos confrontos entre suspeitos e a Polícia Militar deixaram um saldo de quatro mortos e um ferido. Não há policiais entre os baleados. O primeiro tiroteio ocorreu às 18h30 na Vila Clara, região de Americanópolis, zona sul da capital, entre PMs das Rondas Ostensivas com Auxílio de Motocicleta (Rocam) e suspeitos abordados em uma viela na altura do número 5.597 da Avenida Engenheiro de Armando Arruda Pereira. Assim que os policiais se aproximaram, segundo a PM, os criminosos sacaram armas e atiraram. No revide, três dos suspeitos foram baleados. Levados para o pronto-socorro municipal do Jabaquara, dois deles não resistiram. Os policiais apreenderam um revólver e duas pistolas, além de porções
de crack e maconha.
Meia hora depois, em Mauá, no Grande ABC, um policial militar, de folga e à paisana, foi vítima de tentativa de assalto. Ao volante de um Gol branco, foi abordado por um assaltante em um dos semáforos da Avenida Capitão João, no Jardim Guapituba. O policial sacou sua pistola e reagiu, trocando tiros com o ladrão, que foi baleado e morreu a caminho do Hospital Nardini. Uma hora e meia mais tarde, no Jardim Roseli, região de São Mateus, na zona leste de São Paulo, ocupando um Renault Clio cinza, um policial militar, também em horário de folga, foi atacado quando chegava em casa, na esquina da Rua Custódio do Nascimento com a Avenida Ragueb Chohfi. Ao perceber a aproximação de dois homens armados, ele sacou sua pistola e trocou tiros com os criminosos, baleando um deles. O suspeito foi levado para o pronto-socorro de São Mateus, mas chegou sem vida; o outro fugiu. Já o policial ficou ileso.
Padaria
Por volta das 21h, o comerciante Francisco Vieira de Araújo, de 40 anos, dono de uma padaria, atirou contra um de seus clientes, mas atingiu dois, durante uma discussão dentro do estabelecimento comercial, localizado na Rua Manoel Veloso da Costa, no Jardim Vila Carrão, na zona leste de São Paulo. Marconi Cândido de Oliveira, o verdadeiro alvo do assassino, e Ronaldo Silva da Silva, ferido na perna por uma bala perdida, foram levados para o pronto-socorro do Hospital Geral de São Mateus, onde Oliveira acabou morrendo. Segundo a esposa do comerciante, que continua foragido, Marconi tinha o costume de ir até a padaria e chamar Francisco de "corno", afirmando que a qualquer momento iria levar a mulher do comerciante para a cama. Ao ouvir mais uma vez as mesmas palavras, Francisco pegou um revólver e disparou várias vezes contra Marconi.
Outros homicídios
Um pouco depois das 20h30, um homem foi executado na Rua da Glória, na Favela da Coca-Cola, no Jardim Padre Anchieta, na cidade de Diadema, no Grande ABC. A PM foi acionada por moradores que ouviram os tiros. Quando os policiais chegaram no local, encontraram a vítima caída em via pública, já sem vida. Em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, policiais militares encontraram uma pessoa ferida a tiros na Rua Ourinhos, no Jardim Senhora D'Ajuda. A vítima foi levada para o Hospital Santa Marcelina, onde permanecia internada.
Por volta das 2h desta madrugada, uma moradora da Rua José Correia Picanço, em Perus, zona norte da capital, acordou com os gritos de uma pessoa que vinham da garagem da residência. A dona da casa, ao ir até a garagem, onde há um banheiro, nele encontrou uma mulher caída, degolada e morta. Acredita-se que a vítima, ainda não identificada, foi perseguida pelo assassino e tentou escapar invadindo o local. O caso foi registrado no 33º Distrito Policial, de Pirituba.
Assalto
Já na madrugada desta quinta-feira, uma comerciante oriental foi baleada por bandidos durante uma suposta tentativa de assalto na Rua Barão de Iguape com Rua da Glória, no bairro da Liberdade, no centro da capital. A vítima fechou seu restaurante e caminhava em direção a outro quando foi ferida com um tiro nas costas e está internada no pronto-socorro Vergueiro. Nenhum suspeito havia sido detido pela polícia.
Litoral
Um sargento da PM e dois bandidos morreram, na noite de quarta-feira (21), em dois confrontos ocorridos em Praia Grande, na Baixada Santista, litoral sul paulista. Segundo a polícia, ao ter a casa invadida por dois homens que tentaram se passar por investigadores, o sargento entrou em luta corporal com um deles. Tanto o policial como o criminoso foram baleados e morreram na Santa Casa. O outro suspeito conseguiu fugir, mas foi localizado pela PM em sua residência e, numa suposta troca de tiros com os policiais, também morreu.
BA: nove mortes nas estradas durante feriado.
Nove mortos e 60 feridos. Este é o saldo parcial dos 83 acidentes registrados na rodovias estaduais e nos trechos que compreendem a BR-324 (Salvador até Feira de Santana) e BR-116 (Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais), no período de festas de Réveillon.
Até a tarde desta quarta, 2, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) contabilizou 30 acidentes, com sete mortos e 29 feridos. O número exato de ocorrências será divulgado nesta quinta, 3, já que "Operação Ano Novo" será encerrada na noite desta quarta.
Conforme a Via Bahia, empresa que administra a BR-324 e BR-116, duas pessoas morreram e 31 ficaram feridas em um total de 53 acidentes ocorridos nas rodovias. As ocorrências compreendem o período de 28 de dezembro de 2012 e 1º de janeiro de 2013. A Via Bahia ainda atendeu 98 pessoas que saíram ilesas de acidentes e 17 que necessitaram de auxílio médico não relacionados a acidentes.
Dois morrem e 10 são feridos em ensaio de carnaval no RJ.
Duas pessoas foram mortas a tiros e dez, baleadas após um homem efetuar disparos contra foliões que participavam do ensaio de um bloco de carnaval em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, na noite de domingo (13). Daniel Fernandes, de 20 anos, morreu na hora. Wandariete Klein, de 44 anos, chegou a ser socorrida, mas morreu na madrugada desta segunda-feira no Hospital Municipal Raul Sertã. Ela havia ido à festa para buscar o filho. Outras dez pessoas também foram feridas e permanecem internadas. Após atirar nas pessoas que estavam no local, o homem fugiu. Desde a madrugada, a polícia faz buscas para tentar localizar o atirador.
YOUTUBE CARNAVAL 2013 MULTICÃMERAS.
Youtube faz transmissão ao vivo do Carnaval de Salvador
O Carnaval do circuito
Dodô (Barra-Ondina), em Salvador, pode ser acompanhado ao vivo por
usuários do mundo inteiro pelo Youtube. O internauta tem a opção de
escolher de qual câmera quer acompanhar a folia: Farol da Barra,
Camarote Expresso 2222, ou Camarote do Reino.
Entre os
intervalos dos trios, a transmissão oferece ainda entrevistas com
artistas e celebridades, videoclipes dos hits do momento e shows ao
vivo exclusivos.
ACOMPANHE A TRANSMISSÃO
A festa pode ser
assistida, compartilhada e comentada, ao mesmo tempo em que, direto da
Bahia, artistas e músicos conversam com o público em uma programação
especial de Hangouts.
Além de Salvador, é possível acompanhar a
transmissão dos carnavais do Rio de Janeiro, Olinda (PE), Ouro Preto
(MG), São Luís (MA), e Pirenópolis (GO). Vaticano, 10 de fevereiro 2013."
Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado dia 28 de fevereiro.
Bento XVI afirmou que está "totalmente
consciente" da gravidade de seu gesto. Ele diz que "não tem mais
forças" para exercer o cargo.
O Papa Bento XVI vai renunciar ao cargo de
pontífice em 28 de fevereiro. A renúncia foi revelada pelo próprio Papa,
que tem 85 anos, durante um consistório de canonização de dois
mártires. O anúncio foi confirmado pelo Vaticano.
Leia comunicado da renúncia do Papa Bento XVI ao pontificado
Leia comunicado da renúncia do Papa Bento XVI ao pontificado
O papado vai ficar no vago até que seu sucessor seja
escolhido. Em um comunicado feio em latim, Bento XVI afirmou que vai
deixar o cargo por "não ter mais forças" para exercer o cargo devido à
sua idade avançada.
Bento XVI afirmou que está "totalmente consciente"
da gravidade de seu gesto."Por essa razão, e bem consciente da seriedade
desse ato, com total liberdade declaro que renunciou ao ministério como
Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse o Papa.
Matéria original
Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro
Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro
"Queridíssimos irmãos,
Convoquei-os a este Consistório, não só para as três causas de canonização, mas também para comunicar-vos uma decisão de grande importância para a vida da Igreja.
Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino. Sou muito consciente que este ministério, por sua natureza espiritual, deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também e em não menor grau sofrendo e rezando.
No entanto, no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado.
Por isso, sendo muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao Ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos Cardeais em 19 de abril de 2005, de modo que, desde 28 de fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro ficará vaga e deverá ser convocado, por meio de quem tem competências, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Queridísimos irmãos, lhes dou as graças de coração por todo o amor e o trabalho com que levastes junto a mim o peso de meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos.
Agora, confiamos à Igreja o cuidado de seu Sumo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e suplicamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista com sua materna bondade os Cardeais a escolherem o novo Sumo Pontífice. Quanto ao que diz respeito a mim, também no futuro, gostaria de servir de todo coração à Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à oração.
Vaticano, 10 de fevereiro 2013."
Nenhum comentário:
Postar um comentário