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quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ADOLESCENTE SOFRE DERRAME E FICA SEM ENXERGAR DEPOIS DE FUMAR MACONHA SINTÉTICA.


Emily foi diagnosticada com vasculite; erva causou alucinação e agressividade.




Emily experimentou a erva sintética em
dezembro do ano passado. Após fumar, ela começou a sentir fortes enxaquecas,
segundo o site do jornal "Daily Mail"

Reprodução/Daily Mail

A adolescente Emily Bauer, de 17 anos, que mora em Cypress, no Texas, sofreu uma série de derrames e ficou sem enxergar depois de fumar maconha sintética.


A maconha sintética, conhecida como ‘Spice’
ou ‘K2’, é uma mistura de ervas com produtos químicos. Muitas vezes, ela é vendida como alternativa legal à maconha

Sobe para 238 o número de mortos na tragédia de Santa Maria.


Rapaz, de 20 anos, estava internado na Santa Casa de Porto Alegre

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, O número de vítimas fatais causadas pelo incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, aumentou nesta terça-feira para 238 pessoas após a morte de um jovem de 20 anos no hospital Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre. A família do jovem pediu que seu nome não fosse divulgado, segundo informou a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. No momento, 81 pacientes permanecem internados, sendo que 23 estão em estado grave e respirando com ajuda de aparelhos, de acordo com o último boletim oficial, divulgado hoje. O incêndio na casa noturna ocorreu durante uma festa universitária realizada em 27 de janeiro. O fogo começou quando o grupo Gurizada Fandangueira se apresentava no local e realizou um espetáculo pirotécnico. O incêndio se alastrou de forma rápida devido à espuma usada no isolamento sonoro do teto. O fogo liberou cianureto, substância tóxica que causou a maior parte das mortes, segundo a polícia. A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul calcula que na noite do incêndio havia entre 750 e 800 pessoas na boate, e que a capacidade da casa noturna era de 691. As autoridades também investigam a falta de extintores suficientes e de portas de emergência. Os dois proprietários da boate e dois dos integrantes do grupo estão presos de forma preventiva. 
A secretaria informou ainda que foram registradas 11 altas nas últimas 24 horas: uma em Ijuí, duas em Porto Alegre e oito em Santa Maria.
Ao todo, 81 vítimas da tragédia estão internadas em hospitais do Estado, 23 delas respiram com ajuda de aparelhos. A capital gaúcha e a cidade de Santa Maria são as que mais concentram feridos hospitalizados: 46 e 31, respectivamente. Na cidade de Canoas, são três internados. Em Caxias do Sul, há um paciente.
 Menina de 7 anos cria jogo para celular; vídeo

Imagem para Menina de 7 anos cria jogo para celular; vídeo

Uma garotinha de apenas sete anos de idade se tornou a pessoa mais jovem a criar um aplicativo para celular. A menina chamada Zora Ball desenvolveu um jogo, o qual foi revelado na exposição Bootstrap, da Universidade da Pennsylvania. 

Zora usou uma linguagem conhecida como Bootstrap para programar todo seu projeto. O mais incrível é que foi realmente a menina quem fez tudo, sem a ajuda de nenhuma pessoa mais velha. Para provar isso, a garotinha reconfigurou todo o aplicativo sozinha depois que outro expositor pediu para que ela o fizesse. 

Zora está cursando ainda a primeira série. Com essa aptidão, ela pode se tornar uma programadora de sucesso no futuro. 



Receita abre consultas a lotes da malha fina do IR 

Neste lotes, constam 92,5 mil contribuintes, que receberão R$ 171 milhões.
Valores das restituições serão depositados pelo Fisco em 15 de fevereiro.


A Receita Federa liberou, às 9h desta quarta-feira (6),  as consultas a um lote residual multiexercício do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2008 a 2012. Os lotes residuais referem-se a contribuintes que caíram na malha fina do Fisco.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o telefone 146. O órgão lembra que também disponibiliza aplicativo para "tablets" e "smarthphones" que facilita consulta a declarações de IR e a situação cadastral no CPF. 

Os valores das restituições deste lote multiexercício do Imposto de Renda serão depositados pela Receita Federal no dia 15 de fevereiro para um total de 92.562 contribuintes, totalizando R$ 171,7 milhões, informou a Receita Federal.

Para o exercício de 2012, serão creditadas restituições para um total de 64.289 contribuintes, totalizando R$ 119 milhões, já acrescidos da taxa selic de 6,60%. Desse total, 7.127 referem-se aos contribuintes de que trata a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), correspondendo R$ 28 milhões.

Para o exercício de 2011, serão creditadas restituições para um total de 12.546 contribuintes, totalizando R$ 27 milhões, já acrescidos da taxa selic de 17,35%. Quanto ao lote residual do exercício de 2010, serão creditadas restituições para um total de 7.202 contribuintes, totalizando R$ 14,5 milhões, já acrescidos da taxa selic de 27,50%.

Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para um total de 4.783 contribuintes, totalizando R$ 7 milhões, já atualizados pela taxa selic de 35,96%. No caso do lote residual de 2008, serão creditadas restituições para um total de 3.742 contribuintes, totalizando de R$ 3,7 milhões, já atualizados pela taxa selic de 48,03%.

Saída da capital é intensificada às vésperas do carnaval

Um dia antes da abertura oficial do carnaval de Salvador, o fluxo de saída e chegada da capital baiana começa a se intensificar na manhã desta quarta-feira, 6, conforme os órgãos que regulam as travessias marítimas, rodoviária, aeroporto e as estradas federais e estaduais.

Rodoviária - A Agerba estima que cerca de 120 mil passageiros saiam de Salvador, durante os sete dias de festas, pelo Terminal Rodoviário. Para atender a demanda, a empresas de ônibus disponibilizam 750 horários extras, além dos 540 horários oficiais. 

Segundo o agente de fiscalização da Agerba, Abd-ul-ramid Faria de Novais, as cidades mais procuradas pelos soteropolitanos são: Itacaré, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Lençóis, além das cidades do recôncavo baiano e as praias do Litoral Norte. "A chegada de turistas em Salvador também é grande, principalmente de pessoas que moram nas cidades vizinhas. O movimento deve ser ampliado a partir de sexta", destacou o profissional.

Durante a "Operação Carnaval", a Agerba atuará com 23 fiscais de fiscalização, principalmente nas BRs 101, 110 e 324. A intenção é combater o transporte clandestino.

Estradas - O movimento de veículos nas rodovias federais ainda é considerado tranquilo, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O órgão espera um aumento da demanda no final desta tarde. Nas rodovias estaduais, o fluxo de veículos também não apresenta alterações significativas.

As polícias rodoviárias estadual e federal fazem algumas recomendações aos condutores e passageiros: usar cinto de segurança, transportar crianças no banco de trás usando as cadeirinhas de acordo com as idades, fazer revisão nos veículos antes de viajar e não ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir.

Mar - No sistema ferryboat, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) já registra um aumento no fluxo de passageiros, com uma breve formação de filas. Com cinco embarcações em operação, entretanto, o tempo de espera dos passageiros está estimado em 30 minutos. Até esta manhã, o fluxo de motoristas no sistema ferryboat permanece tranquilo.

O movimento também é intenso no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio. Segundo a Associação dos Transportes Marítimos da Bahia (Astramab), oito embarcações estão em tráfego, com saídas a cada 30 minutos.  "Mas já foram feitas hoje vários horários extras no sentido de Vera Cruz para a capital", destaca a empresa.  A expectativa da Astramab é de que o fluxo de passageiros  comece a crescer à tarde já por conta do Carnaval, quando milhares de pessoas devem deixar a capital com destino à Ilha de Itaparica.

Aeroporto - O movimento no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães é intenso, mas não há filas nem tumulto. Não há registro de atrasos de voos nesta manhã, conforme a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


Trio pipoca volta com a força do patrocínio


O grupo de artistas que vai desfilar de graça, ou seja, sem as cordas dos blocos aumentou no Carnaval 2013. Além de Chiclete com Banana e Banda Eva, que já haviam estreado neste estilo, tem Psirico, Parangolé e Araketu.

O que parece, à primeira vista, uma tentativa de democratização da festa, tem seguido uma lógica de mercado. Empresas consideram o Carnaval feito para o folião pipoca uma forma eficiente de dar  visibilidade a  seus produtos e serviços. "O retorno que as empresas conseguem é ótimo para os seus negócios", explica Carlos Sampaio, especialista em marketing.



A marca da cerveja Skol, por exemplo, financia pelo segundo ano consecutivo o desfile do Chiclete sem cordas, amanhã no Campo Grande (circuito Osmar). Na Barra (circuito Dodô), a marca vai promover, no sábado, pela primeira vez, o arrastão da banda Parangolé, liderada por Léo Santana. "A gente sempre quis fazer  a festa da pipoca. Aí chegou o patrocinador para juntar a fome com a vontade de comer ", conta Léo Santana.

Outra cervejaria que aposta no filão é a Nova Schin.  A marca financia  seis atrações para o folião pipoca: Psirico (na sexta); a prévia do Afródomo (domingo); Eva (terça-feira) e três dias do projeto É Massa - quinta, sexta e sábado com as bandas Na Net, Caldeirão e A Bronkka.

Uma parceria do Banco Itaú com a prefeitura vai levar shows de artistas como Nara Costa, Calypso, Tony Garrido, Moraes Moreira e Luiz Caldas para a Praça Castro Alves. Tanto a Nova Schin como a Ambev, alegando questões estratégicas, não revelaram valores de patrocínio.

Aposta - "Estamos experimentando novas e antigas fórmulas. O que não podemos esquecer  é que Carnaval é um negócio que gera empregos e renda para a cidade", analisa o cantor Márcio Victor.

Ele diz que é importante estar atento ao folião pipoca. "Aos poucos vamos encontrar o equilíbrio entre o negócio e a diversão do povo", aposta. Já o sócio da Central do Carnaval e diretor dos blocos Camaleão, Nana e Voa Voa, Joaquim Nery,  diz que não vê  a folia sem cordas como tendência.

"Saulo abriu mão de  um dia com corda. O Chiclete tomou uma decisão individual e comercial. Mas às vezes são blocos que não se sustentam  e o artista tenta uma solução sem cordas" .

Sem Sair de Casa: foliões recorrem a web para garantir festa


Ainda falta um mês para a abertura oficial do Carnaval de Salvador, mas as vendas de abadás, camarotes e pacotes turísticos já estão a todo o vapor desde 2012. A grande folia baiana, tida para muitos como a melhor festa do mundo, aliada à comodidade oferecida pela web para compra de produtos para o período, atrai turistas de outros estados do País e estrangeiros. Em algumas épocas do ano, as vendas pela internet chegam a representar até 80%. O certo é que hoje em dia não há mais desculpa para quem quer se esbaldar nas festas de verão por estar fora da cidade, já que a folia pode ser garantida sem mesmo sair do conforto de casa.

As vendas pela internet são liberadas pelas empresas que comercializam os produtos aos foliões logo após o carnaval do ano anterior, já na Quarta-Feira de Cinzas, e muita gente já garante o abadá, camarote ou pacote turístico de forma antecipada, tudo para não perder a grande festa de Momo. As facilidades na forma de pagamento também são atrativas e algumas empresas dividem a compra em até 10 vezes no cartão, o que ajuda a alavancar as vendas.

O número de produtos vendidos para o carnaval de 2013 teve um aumento de 17% em relação ao ano passado, conforme o diretor da Central do Carnaval, o Joaquim Nery. Segundo ele, as vendas aumentaram entre março e abril, impulsionadas pela campanha promocional feita pela empresa no início do período de compras, além de novembro e dezembro, devido à proximidade da festa. Já as vendas presenciais, que ainda atendem a mais da metade dos produtos comercializados (cerca de 60%), segundo o diretor, se sobressaem durante o verão.

A meta da empresa, que trabalha com 21 blocos carnavalescos e 11 camarotes, é chegar aos 150 mil produtos vendidos este ano, número superior ao comercializado em 2012, quando as vendas foram comprometidas e tiveram perda de 20% por conta, sobretudo, da greve da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). O principal bloco comercializado pela Central do Carnaval é o Camaleão, puxado pelo Chiclete com Banana, cujo dia sai por R$ 840. A empresa também vende o Camarote Salvador, um dos mais caros, que pode chegar a R$ 1.190 o dia.

A Axé Mix, que vende 8 blocos e 5 camarotes, é responsável pelo Coruja, puxado por Ivete Sangalo, que custa R$ 600 o dia, e pelo camarote Cerveja e Cia, que varia entre R$ 360 a R$ 590, para os homens, e entre R$ 290 a R$ 440, para as mulheres, o dia. Além de Ivete, Claúdia Leite e Asa de Águia também são atrações de blocos comercializados pela empresa.

Os clientes que não quiserem comprar os produtos de forma fragmentada podem optar pela compra dos pacotes turísticos, disponibilizado por meio da parceria de empresas que comercializam abadás e camarotes com agências de turismo. Os pacotes incluem passagens aéreas (que pode ser de ida e volta), hospedagem, camarotes e bloco. O mix em algumas empresas pode ser adquirido pela internet por um valor a partir de 3 mil reais, a depender do pacote.

"As empresas de turismo compram o camarote, as reservas, abadás e ingressos e preparam seu pacote, que pode ser dividido em até 10 vezes. Como os produtos são adquiridos de forma antecipada, os clientes encontram descontos nos pacotes. Mas os valores dependem de cada agência e do período do ano", ressalta o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav-BA), Pedro Galvão.

A maioria dos turistas que vem a Salvador para curtir a folia são de Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Os homens solteiros são os que lideram a lista dos foliões que buscam a capital baiana, conforme Galvão. Segundo ele, a ocupação hoteleira e de camarotes em 2013 deve ter um aumento de pelo menos 10% comparado a 2012. "O ano passado os hotéis atingiram pouco mais de 80 % de ocupação. Esse ano a nossa perspectiva  é de que essa ocupação ultrapasse os 97%", afirma.

Cerca de 40% do total de produtos disponibilizados são adquiridos por turistas de outros estados, conforme Joaquim Nery, da Central do Carnaval. "A gente percebe uma diferenciação de gênero maior por produto. Por exemplo, as mulheres compram mais camarotes, enquanto os homens lideram as vendas de blocos", afirma Nery, ressaltando que a descontração e alegria da "maior festa festa popular do planeta" é o grande atrativo.

Compras - Para realizar as compras dos produtos na Central do Carnaval, o internauta deve acessar a área "Vendas" e selecionar o tipo de produto que deseja adquirir. São várias as opções, entre as quais destacam-se a comercialização de camarotes, blocos, ingressos para ensaios e outros eventos, pacotes turísticos, além de produtos promocionais. Depois, é preciso definir a forma de pagamento. Os consumidores podem optar por quitar o débito por meio do cartão de crédito, em até 10 vezes sem juros, ou no boleto bancário.

Segundo informações do site da empresa, a compra somente poderá ser feita em nome do titular do cartão, que deverá comparecer pessoalmente à entrega de abadás e ou camarotes.  Após escolher a forma de pagamento, o internauta tem de preencher os dados de cadastro. É preciso disponibilizar o número do CPF e do RG, além de e-mail, telefone e endereço. Após verificar as condições de venda, o consumidor será direcionado para a página onde realizará o pagamento e depois é só finalizar a compra.

O mesmo procedimento deverá ser feito por quem comprar os produtos no site de empresas comoReino da Folia e Axé Mix, que também oferece a sues consumidores a possibilidade de adquirir, de forma promocional, o chamado "pacote especial", que já vem pronto e é montado com variações de blocos e camarotes ou de apenas blocos diferentes ou de apenas camarotes diferentes, conforme o site da empresa. Antes de adquirir os produtos, é preciso se cadastrar utilizando os documentos pessoais. No site do Reino da Folia, após preencher os dados, o cliente deve ler o Contrato de Compra disponibilizado no final da página antes de efetivar o cadastro.

Para retirada da compra é preciso comprovante de quitação do débito, documento original de identificação com foto, como Carteira de Identidade e Carteira de Habilitação, além do cartão utilizado no ato da compra e e-mail de confirmação. Em algumas empresas, no caso do abadá, para uma terceira pessoa fazer a retirada do produto é necessário a apresentação de uma procuração, assinada pelo titular da compra, e reconhecida em cartório. Além disso, as empresas também permitem que os clientes que se arrependerem possam efetivar o cancelamento da compra via web.

Cuidados - O procedimento feito pela internet é seguro, garantem os empresários. "Nos nunca tivemos problemas, já que nosso sistema de vendas possui sistema de proteção. Mas é importante que, ao optar pela compra online, o cliente escolha as revendedoras credenciadas", pontua o diretor da Central do Carnaval, Joaquim Nery.

Mas as facilidades e a comodidade com as compras pela web podem trazer riscos e os consumidores devem ficar atentos e tomar alguns cuidados antes de sair dando cliques por aí. É preciso ficar atento e desconfiar, sobretudo, das superofertas e dos grandes descontos oferecidos por muitos sites. Além do mais, como orienta a superintendente do Procon-BA, Gracieli Leal, é imprescindível "arquivar, desde o início, todas os e-mails, encartes e todos os comprovantes de transação".

"É importante lembrar que a relação de consumo começa a partir do momento da oferta, sendo indispensável guardar até a propaganda do produto", explica a superintendente, ressaltando, também, a importância de identificar o servidor, para saber se o site é de confiança, antes de fazer qualquer compra. Além disso, caso o consumidor não fique satisfeito com o produto adquirido via web, ele pode exigir o ressarcimento dentro do prazo de direito de arrependimento, que é de sete dias, após a entrega da mercadoria.

O consumidor também deve ficar atento ao chamado descumprimento de oferta, quando o fornecedor não cumpre com o que foi divulgado, sobretudo quanto aos itens que compõem os pacotes turísticos. "Tudo isso deve estar no contrato assinado após a compra. E, caso a empresa não conceda o que foi divulgado por ela e pago pelo cliente, acaba ferindo os direitos do consumidor", pontua. "Caso se sinta lesado e não entre em acordo com o fornecedor, o consumidor pode entrar em contato com o Procon local, munido de todos os documento comprobatórios guardados por ele".


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