Você já ouviu falar na doença do carrapato? Há alguns dias, acompanhei o resgate de um cachorrinha de rua que estava infestada com carrapatos. O exame de sangue feito pela veterinária acusou a erliquiose (doença do carrapato). Trata-se de uma doença gravíssima e, muitas vezes, fatal, causada por bactérias do gênero Erlichia. Ela ataca as células do sangue, causando anemia e um quadro infecioso.
Como a doença é transmitida pela carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus), é importante controlar a infestação do parasita, principalmente no verão. Para conter a proliferação dos carrapatos, algumas receitas caseiras são eficazes. Hoje ensinaremos você a preparar duas delas: uma para aplicar no bichinho de estimação e outra para o ambiente onde ele costuma ficar. Além de afastar os carrapatos e pulgas, as receitas também ajudam a prevenir a erliquiose.
Receita 1: Repelente Caseiro
Você vai precisar de:
- 1 punhado de folhas de capim-limão
- 100 ml de álcool de cereais
- 1 litro de água
- 2 colheres (sopa) de sal
Pegue as folhas e esmague bem até começar a sair o sumo. Depois junte o álcool, coloque tudo em um recipiente com tampa e deixe descansar por 24 horas. No dia seguinte, acrescente a água e o sal, misture bem e coloque a mistura em um borrifador. Aplique no animal e, nos próximos dias, os carrapatos começarão a cair.
Receita 2: Desinfetante Para o Ambiente
- 5 litros de água
- 1 copo de vinagre branco
- 1 copo de cloro
- 1/2 copo de sal
Coloque todos os ingredientes em um balde e misture bem. Umedeça um pano limpo com a mistura e aplique, com a ajuda de um rodo, no ambiente onde o animal costuma ficar. Se for necessário, passe também nas paredes e na casinha do seu bichinho de estimação. O processe de limpeza pode ser repetido uma vez por semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário