EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Câmara Municipal: G1 traça perfil dos vereadores de Salvador

Dos 43 representantes do Legislativo Municipal, três se negaram ou não puderam ser entrevistados.

Por Henrique Mendes, G1 BA
 
G1 entrevistou 40 dos 43 vereadores de Salvador (Foto: Arte / G1)G1 entrevistou 40 dos 43 vereadores de Salvador (Foto: Arte / G1)
G1 entrevistou 40 dos 43 vereadores de Salvador (Foto: Arte / G1)
Composta por 43 cadeiras, a Câmara Municipal de Salvador tem a missão de representar os interesses de quase três milhões de habitantes que convivem em 160 bairros e três ilhas da quarta metrópole mais populosa do país. Para isso, além da confiança do eleitor, cada um deles recebe um salário mensal de R$ 15.031,75. Dentre as funções previstas para o cargo, estão a votação e a proposição de leis, como também a fiscalização do Poder Executivo.
Durante meses, o G1 percorreu os corredores da Câmara e dos gabinetes anexos para apresentar um perfil extenso de todos os vereadores de Salvador, com questões que vão desde curiosidades da vida pessoal até pontos centrais da trajetória política. Dos 43 representantes que hoje estão à frente do Legislativo, apenas três não foram entrevistados.
Um deles foi o vereador e cantor Igor Kannário (PHS), que preferiu não receber a reportagem e não informou o motivo. Atanázio Júlio (PSDB) defendeu que não iria participar do projeto por estar no cargo em posição de suplência, no lugar Paulo Câmara (PSDB), que assumiu a Secretaria Nacional de Assuntos Federativos.
Já Cátia Rodrigues (PHS) não foi ouvida por impossibilidade de marcação no período das entrevistas. Em alguns momentos alegou conflito com a agenda e em outro justificou licença médica.

Composição

Na 18ª Legislatura, a composição da Câmara Municipal é majoritariamente masculina. Dos 43 eleitos, 35 são homens e 8 são mulheres. A situação contrapõe a realidade soteropolitana, que tem a predominância feminina com 53,2% da população. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD).
Os atuais eleitos estão integrados a 19 partidos que têm representação na Casa. A legenda com o maior número de representantes é o DEM (6). Em seguida estão o PV e o PHS, cada um com 4. Depois vêm PMDB, Podemos, PSDB, PRB e PT, cada qual com 3. Também há o PC do B, PPS e PSC, que elegeram 2 (cada). A maioria dos partidos, um total de oito, elegeu apenas um representante cada. São eles: PMB, PSD, PSOL, Solidariedade, PSL, PTB, PDT e PSB.
No atual mandato, a Câmara Municipal é predominantemente composta por vereadores que estão na base do prefeito ACM Neto, 31, o que facilita a aprovação de projetos do Executivo na Casa. Dez representantes estão na base de oposição e dois se classificam como independentes.
Além de Atanázio Júlio, que ocupa a vaga de Paulo Câmara, outros três vereadores estão na Casa em posição de suplência. J. Carlos Filho (SD) está no lugar de Geraldo Júnior (SD), que foi nomeado como secretário municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (SEMTEL). Vado Malassombrado (DEM) ocupa a cadeira de Cláudio Tinoco (DEM), que se licenciou da função para assumir a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Já Ricardo Almeida (PSC) substituiu Alberto Braga (PSC), que se afastou do cargo para chefiar a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). Braga tinha herdado o posto de Heber Santana (PSC), que conquistou mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...