YouTube
O YouTube é um fenômeno mundial. Quanto a isso não existe discussão. Só no nosso país entre 2014 e 2016 dobrou o número de horas que as pessoas passam vendo vídeos online.
Porém, com cada vez mais canais surgindo por lá, muitos se perguntam como podem conseguir se diferenciar e conseguir engajamento nos seus vídeos.
Se você também quer isso, está no lugar certo: Nós separamos 12 dicas para você aumentar o engajamento dos seus videos. Vamos descobrir quais são?
1 O bom e velho título
Aqui no blog nós falamos várias vezes sobre a importância do título na hora de fazer artigos, por exemplo. Com os vídeos não é diferente.
Não adianta você fazer um vídeo ótimo, com conteúdo que seria útil para muita gente, mas escolher um título que não expresse essa qualidade. Você precisa chamar a atenção do seu público, se diferenciar da multidão.
Um título bem pensado pode despertar a curiosidade da pessoa que está buscando aquele assunto. Mas o contrário também acontece, você pode perder muitos cliques por não se atentar a esse item.
Unir uma boa miniatura com um título bacana pode fazer toda diferença para aumentar as visualizações dos seus vídeos. Portanto, jamais subestime o poder de um bom título, não só no YouTube como em qualquer outro lugar.
Porém, é importante que você não coloque no título algo que não vá ser cumprido ao longo do vídeo. Isso pode prejudicar a sua imagem e credibilidade. Títulos apelativos e sensacionalistas podem até gerar visualizações, mas pouco engajamento positivo. E não é isso que você está buscando, certo?
2 Capriche na miniatura
Muita gente nem dá importância para esse item. Mas, na verdade, as miniaturas dos vídeos (thumbnails) podem fazer enorme diferença nas visualizações e no engajamento dos vídeos.
Quem assiste vídeos no YouTube sabe, as miniaturas acabam por complementar os títulos dos vídeos e muitas vezes até assumem o protagonismo.
Então, quando for fazer o seu vídeo, não esqueça dessa parte. Sua imagem para a miniatura precisa ter tamanho adequado, boa resolução, ser criativa e expressar o conteúdo do vídeo.
Seus cliques agradecem e o engajamento também.
3 Não esqueça da descrição
Além da parte de SEO, que falaremos adiante, uma boa descrição pode fazer com que o espectador visite suas outras redes sociais, seu site ou blog, leia seus posts, enfim, procure saber mais sobre você.
Quando você facilita o contato com o seu público, fica mais fácil conquistar a confiança e ganhar até possíveis ‘fãs’, que acompanharão o seu trabalho assiduamente.
Uma boa descrição deve conter informações sobre o vídeo em si, utilizando de palavras-chave que ajudem o vídeo a rankear, mas também precisa ser útil para as pessoas.
Jamais faça uma descrição genérica para todos os seus vídeos, é claro que você deixar algumas informações fixas, como links e Caixa Postal, mas personalize a descrição de acordo com cada conteúdo.
É legal fazer uma transcrição do vídeo, mas vá além. Criatividade sempre!
4 Seja direto
As pessoas estão cada vez com mais pressa. Quando vão para o YouTube não é diferente. Por isso, não faça vídeos extensos sem necessidade, procure ser claro, direto e objetivo na mensagem que você quer passar.
Lembra do que falamos acima que o título precisa transmitir o conteúdo que você vai falar no vídeo? Pois é, agora chegou a hora de focar e não desviar do assunto em mente.
Ao se atentar a isso você aumenta a chance das pessoas assistirem boa parte do seu vídeo, o que o YouTube adora.
É claro que você pode e deve fazer vídeos maiores, como aulas. Mas só faça isso quando realmente for preciso, nada de ficar enrolando para explicar algo ou deixando as pessoas entediadas.
Isso pode fazer com que elas não assistam outros vídeos seus. Tudo que você não quer, não é mesmo? Além de pensar em maneiras de manter o espectador interessado, você pode dividir o vídeo em partes menores, editar e postar separadamente.
Entretanto, não existe tempo máximo ou mínimo, tudo depende do seu público, objetivo e conteúdo. Só é necessário bom senso e muita empatia na hora de gravar e editar.
Uma boa maneira de conseguir isso é criar um roteiro para seguir e não perder de vista o objetivo do vídeo. Isso facilita sua vida também porque diminui os erros e chance de você gravar várias e várias vezes.
5 Utilize SEO em seus vídeos
Se você tem um blog ou site sabe bem da importância de conhecer estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para conseguir aumentar o seu tráfego orgânico. E se caso não saiba, os vídeos no YouTube também podem — e devem — ser trabalhados assim.
Aliás, se você pensar que diferente do Google, no YouTube a maioria das pessoas não pensa em SEO ao produzir conteúdo, se você se atentar a isso sairá na frente da concorrência.
Para tal, é importante pensar nas palavras-chave, nas tags relacionadas, no nome original do arquivo e outros pontos importantes. Para explicar melhor tudo isso, nós fizemos um artigo com dicas de SEO para vídeos no YouTube, dá uma olhada nesse clicando aqui.
6 Qualidade sempre
Parece estranho falar disso. Mas nunca é demais ressaltar que sem qualidade não existe engajamento. E qualidade, como sempre falamos aqui, não significa apenas fazer bem feito, quer dizer fazer o melhor para o seu público: O que seria útil para eles?
Por isso é importante conhecer o seu público e se comprometer em ajudá-lo em seus objetivos, necessidades e sonhos. Pense nos conteúdos a desenvolver, faça esquemas e roteiros para o seus vídeos.
Também não esqueça de assistir os vídeos anteriores e analisar os pontos a melhorar, fique atento aos feedbacks da sua audiência. Cuidar da imagem e do áudio é fundamental, mesmo que você comece simples, não se esqueça de investir no seu canal
Mais do que isso, estude, se inspire, busque conhecimento. O segredo não é não errar e sim aprender e melhorar sempre.
7 Fale na língua do seu público
Não dá para pensar em qualidade sem chegar a esse item: Falar na língua do seu público. Você precisa saber se comunicar com as pessoas que interessam para você.
Trabalhe para gerar conexão com as pessoas, fazer com que elas se sintam pertencentes aquilo, seja agradável e acessível. No geral, os vídeos do YouTube prezam por uma linguagem mais informal e descontraída.
Mas não existe regra. É o seu público que ‘manda’. Não existe engajamento sem pessoas, deixe o caminho até elas mais curto se comunicando do jeito certo.
8 Reaproveite e adapte os formatos de conteúdo
Quando falamos em produção de conteúdo precisamos pensar em reaproveitar os diferentes formatos disponíveis. ‘Como assim?’ Você deve estar se perguntando. Bem, seu e-book pode se transformar em uma série de videoaulas, seus artigos em vídeos mais curtos, enfim, não tenha medo de mexer, adaptar e ousar no que possui e no que produzirá.
E falando nisso, você pode inserir os seus vídeos do YouTube dentro dos seus posts no blog e páginas do site, por exemplo. Isso faz com que os seus vídeos alcancem mais pessoas de maneira orgânica.
E com mais pessoas chegando até você, o engajamento também aumenta.
9 Seja consistente
Uma dica que não poderíamos deixar de citar aqui é a questão da consistência. Todos os dias muitas pessoas começam um canal e depois abandonam por longos períodos, isso desestimula muito o relacionamento com a sua audiência.
Por essa razão, procure se manter firme no que se propôs a fazer. No geral, pode demorar um certo tempo para que o canal consiga um público fiel e engajado. Não desanime.
Aliás, quando se tem um canal no YouTube é interessante soltar vídeos nos mesmos dias e horários. Se você vai fazer um vídeo por semana, faça uma agenda. Um exemplo: Toda quarta-feira às 16h terá um vídeo novo no canal.
Assim, você poderá relembrar seus espectadores ao final do seu vídeo que tal dia e horário um novo vídeo será lançado.
10 Divulgue os vídeos
E falando em elevar o alcance dos seus vídeos, você não pode esquecer de usar armas bem poderosas que, com certeza, você tem: As redes sociais.
Insira seus vídeos do YouTube no Facebook, Twitter, LinkedIn, poste trechos no seu Instagram, utilize os Stories para avisar que tem vídeo novo. Enfim, mostre para o mundo.
Simples e certeiro, não?!
11 Estimule a interação
Outro fator que faz toda diferença no engajamento dos vídeos é o estímulo à interação. E aí não existe segredo: Faça perguntas, peça sugestões, diga para comentarem confirmando se querem um vídeo sobre determinado assunto…Tudo isso ajuda e muito.
E por mais que você ache chato pedir para que se inscrevam no seu canal, curtirem o seu vídeo e ativarem as conexões: Faça isso. Pode parecer manjado e cansativo, mas dá resultado. Se o seu vídeo for bom, a audiência não se importará e ficará feliz em retribuir.
Aqui entra ainda o que falamos anteriormente sobre a descrição do vídeo: Nela deve conter links importantes para aquele vídeo em específico. Assim, durante o vídeo você pode pedir para que acessem determinados CTAs (Call to action).
Isso é importante principalmente para quando você quer conversão e vendas.
12 Conheça e explore a ‘Escola de Criadores de Conteúdo’ do YouTube
Não existe maneira melhor de atingir a excelência do que ao buscar conhecimento constantemente. E melhor ainda quando você vai direto na fonte.
Por isso, com certeza, essa dica é uma das melhores da lista: Conheça e explore a ‘Escola de Criadores de Conteúdo‘ criada pelo próprio YouTube. Lá você vai encontrar várias aulas, testes e exames para melhorar cada vez mais o seu canal.
O bacana é que não é preciso ser fluente em Inglês, há opções de legendas e áudios em Português. Aliás, há aulas feitas por Youtubers brasileiros. Ou seja, não tem desculpa para não aprender.
Tenho certeza que você vai gostar muito, para acessar clique aqui.
Ah e depois volte para contar para a gente o que achou, ok?
DICA EXTRA O mais importante: Seja você
Essa com certeza é a melhor dica que poderíamos dar aqui: Seja você. Quando somos nós mesmos, fazemos o que realmente gostamos, do jeito que os vídeos precisam ser naturais, espontâneos e criativos.
Não busque a perfeição, e sim a excelência. Mesmo que comece de maneira modesta, o mais importante é o conteúdo transmitido. E quem não gosta de receber um conteúdo passado de um jeito único e especial?
Portanto, não fique preocupado em seguir fórmulas e fazer mais do mesmo, busque autenticidade em cada conteúdo criado. Por que as pessoas se inscreveriam no seu canal com tantos outros canais? Porque você é único, então seja.
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