Certamente os leitores fãs da trilogia "De Volta Para o Futuro" irão lembrar da cena do segundo filme em que o filho do Marty McFly usa um óculos futurista para a reprodução de vídeos e imagens realistas. Essa é uma das tecnologias previstas há mais de 25 anos e que em 2015 já pode ser usada como entretenimento. Porém até o ano passado, o uso de um óculos de Realidade Virtual ainda era restrito a quem estava disposto a investir alto para poder contar com a tecnologia. Para torná-la acessível o Google lançou no seu evento anual destinado à desenvolvedores, um óculos de realidade virtual feito de papelão - o Google Cardboard. Nessa coluna será apresentado como transformar o smartphone num óculos de Realidade Virtual.  
O que é o Google Cardboard  
É um óculos construído com papelão, lentes especiais(biconvexas com a distância focal de 4,5cm), imãs, e nele é acoplado um smartphone com o sistema operacional Android. Através do óculos é possível visualizar imagens reproduzidas em 3D, e games que simulam um ambiente virtual que interagem com os movimentos capturados pelo acelerômetro e o giroscópio do aparelho. Já existem empresas utilizando o Google Cardboard em ações demarketing. Mas de um modo geral a principal finalidade é o entretenimento.  













Para baixar o molde do Cardboard, acesse o site oficial do projeto e faça o download do modelo distribuído em três partes em arquivos no formato de PDF. Após imprima os modelos e cole-os sobre o papelão para iniciar o corte das peças.











É possível comprar na internet um kit completo contendo as lentes especiais, imãs, velcros e óculos de papelão. O aplicativo necessário para o Google Cardboard está disponível na Google Play, além de dezenas de aplicativos. Entre os aplicativos testados e que são indispensáveis para quem irá testar o óculos de Realidade Virtual, o Jurassic VR e VR Roller Coaster sem dúvidas são os mais divertidos. Para assistir vídeos em 3D, a dica é o AAA VR Cinema Cardboard 3D SBS. Os players que oferecem suporte a Realidade Virtual permitem que qualquer vídeo seja reproduzido no Google Cardboard, e com os efeitos baseados no movimento do corpo.  









A tendência é que em breve outros produtos do Google passem a oferecer suporte ao Cardboard, entre eles o Street View. O Facebook parece estar trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo para a gravação de vídeos em  360º, conforme relatóriopublicado no Wall Street Journal.
Foto: Reprodução/G1