EMPREENDEDOR DE SUCESSO

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Campanha incentiva doação de órgãos para transplante em Manaus, doar sangue ou órgãos é um gesto de amor.


De 5 a 9, serão realizadas palestras de sensibilização sobre o tema.
Em 2012, AM registrou crescimento de 35% no número de transplantes.

 

Hospital do Amazonas realiza o primeiro transplante de órgão de doador morto no estado (Foto: Divulgação/Agecom-Amazonas)

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) promove de 5 a 9 deste mês a campanha "Sou Solidário com a Vida. Sou Doador de Órgãos". Ação, que será coordenada pela Central de Transplantes do Governo do Estado, tem a finalidade de sensibilizar a população.

De acordo com a Susam, às 9h30 desta segunda-feira (5), um grupo de taxistas vai declarar apoio à campanha. No ponto da cooperativa localizado na avenida Rodrigo Otávio (em frente à feira do Japiim, esquina com a rua 35), os taxistas vão receber da equipe da Central de Transplantes, kits de material informativo sobre o tema, para distribuir entre os passageiros que transportam.
Na terça-feira (6), será realizado um curso de capacitação e sensibilização para profissionais de Estratégia Saúde da Família e da Educação, vinculados ao Programa Saúde na Escola (PSE). A ação tem a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação (Semsa e Semed). A capacitação vai acontecer no auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge, das 14h às 17h.
A ação prevê ainda palestras de sensibilização sobre o tema. Essa atividade, que tem o apoio da Pastoral da Saúde, da Arquidiocese de Manaus, vai acontecer no horário das 19h30, durante as reuniões da Pastoral: no dia 6 (terça-feira), na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (av. C, nº 30, Alvorada I); no dia 7 (quarta-feira), na Área Missionária Cidade de Deus (comunidade Menino Jesus, rua Papucaia, 384, Jorge Teixeira – IV Etpa); no dia 8 (quinta-feira), na Paróquia São Pedro Apóstolo, comunidade Santa Marta, rua Almir Pedreira, em Petrópolis); no dia 9 (sexta-feira), na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (av. Professor Nilton Lins, 510, Parque das Laranjeiras).

Belém terá banco social de doação de órgãos e transplantes

Banco será lançado na capital nesta terça-feira, 6.
O banco realizará várias ações voltadas para a sensibilização.

 


Do G1 PA
Comente agora
O número de doadores de órgãos no Pará ainda é abaixo para as reais necessidades do estado. Com o objetivo de aumentar esses números, será lançado nesta terça-feira (6), um banco social de doação de órgãos e transplantes em Belém. O lançamento acontece às 18h30 no auditório da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).
No lançamento terá um debate sobre a doação de órgãos e a história de uma experiência exitosa do Rio Grande do Sul. Segundo a Secretária Estadual de Saúde do Pará (Sespa), 1440 pessoas estão aguardando para fazer um transplante, 881 aguardam um rim e 559 uma córnea.
Quando se analisa o Brasil em relação à doação de órgãos, há um crescimento, o país é o segundo em números absolutos em doação. Cinco anos atrás, o número era de cinco doadores por milhão de habitantes, hoje são 18 por milhão, alguns chegam a 23 por milhão, mesmo assim este número ainda é baixo.
Márcia Lasi, coordenadora do banco, explica que o projeto deve auxiliar na educação, com ações voltadas para a sensibilização da doação de órgãos. “A população, às vezes, desconhece o que é morte encefálica. Muitas vezes no momento que você perde alguém, um ente querido, é muito difícil você ser abordado por uma equipe que vai te pedir para doar os órgãos”, explica a coordenadora.
O banco realizará várias ações voltadas para a sensibilização. Em parceria com a Secretária de Educação, serão feitas ações para crianças nas escolas, para orientar sobre a importância da doação com oficinas de teatro, palestras. O banco é uma iniciativa da Federação de Indústrias do Pará (Fiepa), através do seu conselho de responsabilidade social.


Hemoal e Hemoar prosseguem com Campanha de Doação de Sangue até sexta-feira.

 

 

Até a próxima sexta-feira (6), os hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) continuam a Campanha Doação de Sangue: Compromisso Social com aVida. O objetivo da ação é assegurar um estoque de sangue estratégico para atender a demanda por transfusão durante os feridos da Independência do Brasil (07) e Emancipação Política de Alagoas (16/09).
A expectativa da direção da Hemorrede Pública de Alagoas é obter cerca de 100 doações diárias, superando as 40 habituais, que são recebidas em dias convencionais, segundo dados do Centro de Processamento de Dados (CPD) da unidade. Isso porque, é necessário manter um estoque diário de no mínimo 300 bolsas de sangue, visando atender com tranqüilidade a grande demanda de transfusões, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
“Dos alagoanos com idades entre 16 e 67 anos, que podem se candidatar à doação de sangue, apenas 2% são fidelizados. Por esta razão, temos a necessidade de realizar campanhas pontuais, principalmente em momentos que antecedem feriados, como irá ocorrer neste mês de setembro”, salienta a coordenadora do Serviço Social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
Onde doar
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. O órgão está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. Também é possível realizar a doação no Hemoal Farol, que está localizado no Hospital do Açúcar e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.
Já em Arapiraca, os voluntários devem realizar se dirigir até a sede do Hemoar, localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca. Para atender os doadores de sangue, o órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Como doar
Somente os candidatos à doação com idade igual ou superior 16 anos, com peso igual ou superior a 50 kg, e portando um documento de identificação com foto, poderão se candidatar à doação sanguínea. Segundo especificação do Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação voluntária também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.
É indispensável, ainda, que ele compareça ao Hemoal bem alimentado. Para voltar a doar sangue, os homens devem respeitar um prazo de dois meses, e para as mulheres o período corresponde a três meses. Elas são impedidas de se candidatar à doação sanguínea quando estiverem grávidas ou amamentando.
No caso dos menores de 18 anos, é necessário ter a companhia dos pais ou devem portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Eles também necessitam de uma autorização formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...