EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 4 de julho de 2015

Estúdio de Cinema Vera Cruz será reativado em 5 de agosto

Antigo complexo cinematográfico, que ficou famoso em âmbito nacional na década de 1950, foi concedido à administração do grupo Telem por 30 anos

Cena do filme Apassionata realizado em  1952 nos Estúdios Vera Cruz, e dirigido por Fernando de Barros.  O longa-metragem  foi a estreia   de Paulo Autran no cinema brasileiro e contou com  a atriz  Tônia Carrero
Cena do filme Apassionata realizado em 1952 nos Estúdios Vera Cruz, e dirigido por Fernando de Barros. O longa-metragem foi a estreia de Paulo Autran no cinema brasileiro e contou com a atriz Tônia Carrero
Foto: Fotos: Divulgação / PMSBC
São Bernardo do Campo - O estúdio cinematográfico Vera Cruz, que contribuiu para o desenvolvimento do cinema nacional na década de 1950, será reativado dia 5 de agosto em São Bernardo. O grupo Telem administrará o local por 30 anos, com a promessa de estimular a produção de filmes no local.
A Telem, que será responsável pelas obras no local e administração do espaço, tem em seu portfólio a revitalização de outros espaços, como o Teatro 4 de Setembro, no Piauí, Museu Cais do Sertão, no Recife, e outros. "A assinatura foi o primeiro passo para retomada da operação, que terá as obras realizadas em até cinco anos, com investimento privado em instalações e equipamentos, além de atividades de formação e capacitação", diz o diretor comercial da Telem, Fernando Fontes.
Segundo o executivo, os trabalhos terão início pelo Centro Cultural, com um teatro de 850 lugares, além do Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo (CAV), que funcionava nas instalações do Centro de Formação dos Profissionais de Educação Ruth Cardoso (Cenforpe).
Obras
Além dos dois estúdios que já estão no complexo, a previsão de Fontes é ampliar para sete, com a construção também de cinema, incubadora, restaurante e o acervo do Vera Cruz.
Com o contrato de 30 anos, firmado através de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), Fontes ressalta que a empresa tem experiência com audiovisual, caso dos Estúdios Quanta. "São Bernardo vai ganhar muito em infraestrutura para produções de cinema, televisão, publicidade e fotografia, além de um centro de alto nível para a disseminação da cultura e um espaço para a formação de profissionais".
Para o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, os investimentos vão possibilitar o renascimento da produção audiovisual do Vera Cruz, que passará a ser um centro de filmes, animações e TV.
O Vera Cruz
Criada em 1949 pelo empresário Franco Zampari, a companhia Cinematográfica Vera Cruz nasceu no pós 2ª Guerra Mundial como uma tendência global de investimento em cultura. O espaço de mais de 1.000 mil m² recebeu equipamentos cinematográficos considerados de vanguarda e de alta tecnologia para a realidade do País.
A companhia funcionou por quase cinco anos, e produziu 22 filmes. O slogan "Do planalto abençoado para as telas do mundo", apontava o interesse da companhia: ganhar as telas de cinema pelo mundo.
A primeira produção foi o filme 'Caiçara', dirigido pelo italiano Adolfo Celi. O reconhecimento internacional veio com 'O Cangaceiro', de Lima Barreto, premiado no Festival de Cannes. Em 1953, a situação financeira do Vera Cruz começou a entrar no vermelho, devido aos altos custos para produção e instabilidade financeira sentida no País. Em 1954, o estúdio vai à falência, mas se mantém como espaço de dedicação ao audiovisual até 1972, mas sem a projeção vivida outrora.
DCI
Paula Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...