Com problemas para vender ingressos, organização dos Jogos Pan-Americanos ainda enfrenta concorrência de tradicional festival que foi lançado nesta terça na metrópole canadense
Os Jogos Pan-Americanos já fracassaram em sua missão de fomentar o turismo de Toronto durante este mês de julho, com acréscimo insignificante na procura por hotéis, por exemplo. Pois os visitantes que chegarem à metrópole canadense nos próximos dias ainda terão outra atração com a qual dividir atenção: um festival caribenho de Carnaval que promete sacudir as ruas locais a partir de 12 de julho.
Nesta terça-feira, os organizadores do festival, que tem apresentações artísticas, eventos gastronômicos e exposições, fizeram o lançamento oficial da 48ª edição desta festa, num país que conta com influência relevante de imigrantes da região do Caribe em sua cultura urbana.
O Carnaval Caribenho tem uma duração de três semanas, durando até o dia 9 de agosto. O Pan vai se encerrar no dia 26 de julho. Durante a realização do evento esportivo, a atração paralela promete a realização de pelo menos quatro eventos públicos.
Conforme o reportagem do iG em Toronto já relatou, o comitê organizador local vem tendo dificuldades para fazer o Pan-Americano embalar. A três dias da cerimônia oficial de abertura, apenas 53% da carga total de ingressos do Pan e do Parapan foram vendidos.
A bilheteria era a principal aposta de Toronto para recuperar o investimento necessário para fazer os Jogos mais caros da história - estimativa de 2,5 bilhões de dólares canadenses, ou cerca de R$ 6,2 bilhões.
Para melhorar os números antes do início oficial do Pan, houve um remanejamento de ingressos, o que possibilitou uma nova cota de bilhetes, à venda desde segunda-feira à noite, para os eventos com maior procura, até então com lotação esgotada, como a cerimônia de abertura, basquete, futebol, atletismo e hipismo, que tem boa popularidade no Canadá. O governo do estado de Ontario também anunciou na última segunda-feira a compra de 4,500 ingressos do Pan e Parapan, que serão distribuídos para crianças e jovens dos projetos sociais ligados ao evento.
Já trabalhando com o risco de o evento não atender às expectativas, o Comitê Organizador tem outra carta na manga para agradar quem aderiu ao Pan, ou quem ainda está com receio de ceder: a cultura. A vasta programação elaborada, boa parte gratuita, tem em alguns casos criado mais expectativa do que a disputa por medalhas. É o caso do Cirque du Soleil. Uma instituição do Canadá, a conceituada companhia circense é a principal atração da cerimônia de abertura, nesta sexta-feira, no Rogers Centre, tanto que foi a primeira atração a ter todos os 50 mil ingressos vendidos. Cerca de dois mil artistas estarão envolvidos na apresentação.
Atletas brasileiros já curtem o clima do Pan em Toronto:
As gêmeas Bia e Branca Feres, da equipe de nado sincronizado. Foto: Facebook/Reprodução
1/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário