A data é perfeita para oferecer promoções e fisgar novos consumidores entre os paulistas, que consomem 1,1 milhão de pizzas por dia
atualizado às 09h58
O paulista é inegavelmente um fanático por pizza. Segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo, são servidas em torno de 1,1 milhão de unidades por dia. Existe, claro, um exército de estabelecimentos para aplacar tanta fome: 10 mil pizzarias no estado, 5 mil delas na capital. Se há muita demanda, há também muita oferta, e o Dia da Pizza, celebrado em São Paulo no 10 de julho, é a ocasião perfeita para criar ações que destaquem uma empresa nesse mar de massa.
“A data festiva é uma ótima oportunidade para oferecer algo novo ao cliente, ou para dar a ele descontos ou brindes, sempre com o objetivo de fidelizá-lo”, diz a consultora do Sebrae-SP Karyna Muniz.
Há estratégias para todos os perfis de negócios. Pizzarias voltadas para um público de maior poder aquisitivo, por exemplo, têm a oportunidade de apresentar inovações a seus clientes, que são mais propensos a experimentações. “Esses estabelecimentos podem criar um menu degustação, com fatias menores e de sabores variados, alguns até especiais, que não estejam no cardápio”, sugere Karyna.
O público de menor poder aquisitivo costuma ser mais conservador em seus gostos, por isso, é importante saber do que ele gosta – o que é perfeitamente possível em tempos de tecnologia, nos quais os pedidos ficam registrados. “É possível oferecer a ele cortesias feitas sob medida. É sempre importante o empresário mostrar que sabe quem é seu cliente”, acrescenta Karyna.
A consultora lembra que é importante estar atento às tendências de consumo, e estas apontam para um consumidor cada vez mais preocupado em evitar desperdícios – por isso, nada de rodízio de pizzas para comemorar –, e que busca alimentos saudáveis: “Oferecer opções de massa sem glúten ajuda a atrair um público novo”, ressalta a representante do Sebrae-SP.
Cortesia a domicílio
As pizzarias especializadas em entregas a domicílio também têm muito espaço para atrair clientes no Dia da Pizza. “Há muitas coisas diferentes que se pode fazer com as embalagens, desde criar uma caixa especial para a data até usar o espaço como mídia para alguma promoção. Além disso, os clientes sempre gostam de receber cortesias, como bebidas ou até mesmo um pequeno pote de azeite”, afirma Karyna.
As pizzarias especializadas em entregas a domicílio também têm muito espaço para atrair clientes no Dia da Pizza. “Há muitas coisas diferentes que se pode fazer com as embalagens, desde criar uma caixa especial para a data até usar o espaço como mídia para alguma promoção. Além disso, os clientes sempre gostam de receber cortesias, como bebidas ou até mesmo um pequeno pote de azeite”, afirma Karyna.
Não adianta, porém, oferecer o que o estabelecimento não é capaz de entregar. “Tem de ser uma ação construída com antecedência, estudada, precisa ver se o fluxo de produção comporta a promoção, não adianta criar algo apenas para desovar estoque encalhado”, alerta Karyna
E não custa lembrar que, apesar de os paulistas consumirem em média 1,1 milhão de pizzas por dia, o consumo, segundo Karyna, apresenta picos nas quintas, sextas e domingos – e dia 10 é justamente uma sexta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário