Joaquin "El Chapo" Guzman fugiu de prisão de segurança máxima; o bilionário é casado com uma ex-rainha da beleza
A fuga do traficante mais poderoso e enigmático do México despertou consternação mundial no último final de semana e pode ser um divisor de águas para o controle do narcotráfico no país e na América Latina, apontam especialistas. As informações são do site britânico "Daily Mail".
Joaquin "El Chapo" Guzmán executou um engenhoso plano de fuga que culminou em uma das maiores caçadas humanas da história. Em um esquema mais condizente com um roteiro cinematográfico, o criminoso escapou por um túnel em uma área do chuveiro de sua cela, cujas autoridades acreditam ter sido secretamente construída por vários meses.
É a segunda vez em 14 anos que o chefão da droga - o chefe da organização de tráfico de drogas mais poderoso e implacável no mundo - tem envergonhado as autoridades mexicanas com sua fuga, depois de ter sido descrito como o criminoso mais procurado desde Osama bin Laden.
Mas suas fugas quase lendárias são talvez pouco surpreendentes quando se olha para a sua vida lucrativa, que incluiu guerras territoriais brutais contra outros cartéis e dezenas de milhares de mortes. Especialistas já preveem que Guzman, que trabalhada com sucesso uma imagem de Robin Hood, talvez nunca mais seja encontrado.
Primeira captura
Guzman foi capturado pela primeira vez pelas autoridades da Guatemala em 1993 antes de ter sido extraditado para o México, onde ficou preso por 20 anos. Apesar de sua longa sentença, Guzman tinha muitas regalias na prisão, entre elas o consumo de cocaína, Viagra – autoridades dizem que ele fazia uso assíduo do medicamento – e comida gourmet. Alguns alegaram que ele converteu a prisão em um "hotel de cinco estrelas".
Depois de fugir do loca, ele voltou a ser capturado 13 anos depois. Ele foi preso em fevereiro deste ano depois de uma caçada humana dramática que durou um dia inteiro em seu Estado natal, Sinaloa.
Escola do crime
O mega traficante nasceu em abril de 1957 na pequena vila rural de La Tuna, rodeado de famílias pobres. Embora pouco se saiba sobre sua educação, Guzman abandonou a escola aos oito anos para trabalhar com seu pai colhendo laranjas. Juntos, eles às vezes trabalharam também em campos de papoula do ópio.
Na década de 1980, foi recrutado pelo então chefe do cartel de drogas de Guadalajara Miguel Angel Felix Gallardo. O trabalho de Guzman era entrar em contato com os traficantes de drogas das cidades colombianas de Medellín e Barranquilla, ganhando uma rede valiosa de contatos para contrabandear cocaína para os Estados Unidos, Europa e Ásia.
Cartaz da Chicago Crime Comission mostra o traficante Joaquín El Chapo Guzmán Loera (14/02). Foto: M. Spencer Green/AP - 14.2.13
1/6
Não demorou muito para Guzman trilhar seu próprio no cartel, onde logo ganhou seu lugar no topo, sendo apontado como um gênio do crime onipotente que nunca perdeu uma batalha.
Bilionário
Sua capacidade de enviar toneladas de cocaína, heroína e maconha para os EUA não só fez dele um dos homens mais procurados do país como também um dos mais ricos entre os barões da droga da história. Em 2009, Guzman compôs a lista de bilionários da Forbes. Ele só ficou de fora do ranking em 2013 porque sua riqueza exata não pôde ser rastreada novamente.
Família
Guzman tinha uma relação difícil com o pai, que teria espancado ele e seus irmãos. Já com a mãe, uma católico convicta, a relação é bem sólida e especialistas apontam que ela tem a capacidade de influenciar qualquer decisão do mexicano.
Em agosto de 2011, sua mulher Emma Coronel - ex-rainha da beleza - deu à luz gêmeos em um hospital nos arredores de Los Angeles. O casal se casou no dia em que ela completou 18 anos em uma festa de luxo no centro do México, em 2007, com policiais entre os convidados.
Cidadã norte-americana nascida na Califórnia sem acusações criminais, Emma é sobrinha do traficante Nacho Coronel, que morreu em um tiroteio com o Exército mexicano em 2010. Antes de ela dar à luz, agentes queriam detê-la, mas não tinha nenhuma acusação formal para isso, então tiveram de deixá-la livre.
As certidões de nascimento dos filhos da ex-rainha da beleza, que seria a terceira ou quarta mulher do fugitivo, listam a bela como mãe, mas os espaços para o nome do pai estão em branco, o que significa que as crianças também são cidadãs dos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário