EMPREENDEDOR DE SUCESSO

terça-feira, 14 de julho de 2015

Mine Biografia de João Durval Carneiro

João Durval Carneiro nasceu no antigo distrito de Ipuaçu, hoje distrito João Durval Carneiro, no dia 8 de maio de 1929. . Casado com a arquiteta e professora Yeda Barradas Carneiro, pai de sete filhos: Márcia, João Henrique, Sérgio Barradas Carneiro, Maria Cristianna, Luis Alberto Carneiro, Geórgia e Maria da Graça.  A tualmente (16.10.20110), João Henrique Carneiro é prefeito de Salvador e Sérgio Barradas Carneiro é deputado federal.
João Durval estudou o primário no distrito e o segundo grau no Colégio Santanópolis em Feira de Santana, sede do município. Graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), profissão que exerceu por algum tempo, antes de dedicar-se à atividade comercial e à carreira pública, quando ocupou a diretoria do Centro de Desenvolvimento Industrial (Cedin), órgão depois vinculado à Secretaria de Indústria e Comércio, hoje CIS.
Ingressou na política através da UDN, passando a integrar outros partidos: Arena, PDS, PMN e PDT. Foi vereador pela primeira vez no período de 1954 a 1958, tendo exercidos outros mandatos.
Foi eleito prefeito de Feira de Santana por duas vezes: 1967 a 1971 e 1993 a 1994. Interrompeu o segundo mandato para disputar a eleição ao governo do Estado pela segunda vez. Foi governador da Bahia no período de 1983 e 1987.
No Legislativo exerceu ainda dois mandatos de deputado federal e em 2006 foi eleito senador pela Bahia.
Durante sua administração como governador teve um desempenho além das perspectivas. Estado canalizou todos os esforços e recursos para a construção do complexo de abastecimento de água de Pedra do Cavalo - com barragem e adutora para suprir de água a capital baiana, Feira de Santana e outras localidades - a maior obra no Nordeste, naquele período.
Combateu a seca com o programa de construção de poços artesianos, investiu na recuperação de equipamentos no setor de transporte e estimulou o desenvolvimento industrial. Como bom brasileiro - e sertanejo - fez da obstinação uma virtude e mesmo em momentos adversos nunca desistiu, consolidou a fibra dos verdadeiros nordestinos. Um home de Fé e Palavra.
Breve histórico
Em 1962, concorreu à prefeitura do município, sendo derrotado. Quatro anos depois, voltou ao mesmo pleito e saiu vitorioso. Depois de cumprir seu primeiro mandato como prefeito, foi nomeado diretor do Centro de Desenvolvimento Industrial (Cedin). Elegeu-se consecutivamente deputado federal em 1975 e 1979.
Em 1978 foi Secretário de saneamento e desenvolvimento da Bahia, no governo de Antônio Carlos Magalhães. Como deputado estadual, em 1982, foi convidado, em outubro, pelo governador Antônio Carlos para ser candidato ao governo da Bahia. Foi eleito em 15 de novembro de 1982 e tomou posse a 15 de março de 1983.
João Durval como governador conseguiu conciliar o desenvolvimento e o progresso entre o interior e a capital; combateu a seca com a construção de quase cinco mil poços artesianos atendendo mais de duzentos municípios; assegurou o abastecimento de água em Salvador e de outros municípios vizinhos mediante o sistema pedra de cavalo.
No setor industrial viabilizou a implantação do pólo calçadista e a cosolidação do pólo de Camaçari; desenvolveu vários projetos na agropecuária, realizou programas de desenvolvimento rural integrado e eletrificou novos núcleos urbanos.
No setor de transporte construiu, reformou e ampliou vários aeroportos. O de Salvador passou por profundas melhorias.
Na habitação, construiu mais de vinte e duas mil casas populares implantando o projeto fazenda grande/cajazeiras; recuperou o mercado modelo, após o incêndio que o destruiu completamente; inaugurou o terminal turístico marítimo e a Fundação Pedro Calmon - memorial dos governadores - centro da memória política da Bahia.
Na área de educação recuperou mais de dez mil salas de aula e promoveu o aperfeiçoamento pedagógico dos técnicos docentes. Foi um dos melhores períodos da Bahia na largada do desenvolvimento econômico e social.
Prefeito de Feira de Santana.
Eleito prefeito em 1966 a 1971. Tornou-se prefeito de Feira pela segunda vez pelo PMN, em 1992, o qual renuncia no início de 1994 para disputar o governo do Estado, sendo derrotado no 2º turno para Paulo Souto.
Como prefeito de Feira de Santana realizou as seguintes obras
- Centro Industrial do Subaé – CIS
- Trouxe água encanada e luz elétrica para o município
- Barragem e adutora do Lago Pedra do Cavalo
- Aeroporto de Feira de Santana
- Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
- Centro de Cultura Amélio Amorim – CUCA
- Complexo Policial Investigador Bandeira
- Pavimentação e Drenagem das Avenidas João Durval, Maria Quitéria, José Falcão e de Canal.
- Pavimentação e drenagem dos bairros: Jardim Cruzeiro, Jardim Acácia, Queimadinha, Calumbi, Coronel José Pinto, Baraúnas e Pampalona.
- Escolas nos bairros: Pampalona, Fraternidade (chamado de conjunto Sérgio Carneiro), Feira V, Feira VI.
- Escolas nos distritos: Jaíba, Maria Quitéria, Ipuaçu (antigo Gov. João Durval) e Jaguara.
- Ciclovia na Avenida João Durval (Retirada em governos posteriores após reformas)
- Terminal Central da Avenida Getúlio Vargas
- Pontos de ônibus com lanchonetes em vários bairros de Feira de Santana
- Salão Polivalente no Bairro Olhos d’Água
- Parques infantis no Bairro Jardim da Paquera e na Cidade Nova
- Reforma e ampliação da Praça na Cidade Nova
- Pista de bicicross no Conjunto Cidade Nova
- Projeto Cultural Pixinguinha
Pelo PDT fez nova tentativa ao governo baiano e nova derrota em 1998. Mesmo resultado em 2002 quando concorreu ao Senado. Em 2006 é eleito ao Senado com 2.655.552 votos, ou 46,97% dos votos válidos.
Em sua biografia registramos uma mine síntese de sua vida política.
João Durval Carneiro é o primeiro governador eleito pelo voto direto, desde que os militares assumiram poder em 1964.
Natural de Feira de Santana, diplomado como cirurgião dentista, o ex-governador João Durval Carneiro tem carreira política brilhante. Vereador e prefeito em sua terra natal.
Por três vezes consecutivas deputado federal; com a morte de Clériston Andrade,candidato ao governo da Bahia foi escolhido pelo então governador Antonio Carlos Magalhães para disputar o cargo de Governador, elegendo-se com uma vantagem de mais de seiscentos mil votos sobre o seu adversário político.
Realizou uma administração pacífica, voltado para as comunidades do interior e na capital, entre as inúmeras obras, realizou o projeto Orla, urbanizando e humanizando mais de 15 km da orla marítima, um desafio que venceu em seu último ano de governo.
A implantação de serviços de abastecimentos de água em cidades como Anagé e Manoel Vitorino, entre dezenas de outras, a ampliação de adutoras, barragens e reservatórios nas grandes cidades, a exemplo de Vitória da Conquista e a adutora de Pedra do Cavalo, para abastecer Salvador desde a barragem, em Governador Mangabeira, a perfuração e instalação de milhares de poços artesianos nas pequenas comunidades rurais, refletem a índole do governador João Durval Carneiro, sertanejo de nascimento que nunca esqueceu as suas origens.
O setor energético foi muito ampliado em seu governo, quando a CERB e a COELBA implantaram novos serviços e ampliaram centenas de outros em todo o estado, beneficiando as periferias das grandes, médias e pequenas cidades, atendendo o desenvolvimento do campo, proporcionando mais conforto às populações rurais.
No setor cultural, registre-se a grande obra do governo João Durval com a construção de sete centros de cultura localizados nas cidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana, ltabuna, Porto Sequro, Alagoinhas, Valença e Juazeiro.
Nunca os artistas baianos foram tão valorizados e participaram tanto de um governo, até então. As entidades culturais também foram alvo da atenção do governo João Durval. Milhares de salas-de-aula foram construídas, ampliando-se as matrículas em todo o estado.
As universidades (UNEB e UESB) foram ampliadas, construídos novos espaços físicos, criados novos cursos, professores qualificados foram contratados, os cursos de pós-graduação foram estimulados e financiados para o corpo docente universitário.
Na área dos transportes, louve-se o grande trabalho desenvolvido em todo o estado com o asfaltamento de várias estradas importantes, pontificando a estrada Brumado-lgaporã via Caetité acessos da BR-242 a lpupiara - via Brotas de Macaúbas, Nova Canaã ao Ponto de Astério (BR-415) via lguaí-lbicuí, acesso da BR-116 à Fazenda Cabaceiras, recapeamento da estrada que liga a BR-101 a Bom Despacho, via Nazaré, o asfaltamento da antiga estrada de ferro de Nazaré entre os municípios de Jaguaquara e Laje até a BR-101, velha aspiração da região.
Além destes trechos, os acessos às cidades de Ibiquera, Boa Vista do Tupim e dezenas de outras localidades atestam o grande trabalho do governo João Durval neste setor.
A Justiça recebeu grandes prédios para funcionar condignamente, pontificando o Fórum de Vitória da Conquista, uma obra de grande envergadura.
Dezenas de outros fóruns construídos em todo o Estado, tendo o setor sido muito valorizado. Na área de saúde, o governo João Durval realizou um bom trabalho, construindo o Hospital Regional Clériston Andrade - em Feira de Santana, o Hospital Manoel Novaes - em Barra do Mendes, entre outros, e construção de muitos postos de saúde.
Voltando ao Setor Cultural louve-se a criação do IRDEB e a inauguração de Rádio Educadora e da TV-Educativa canal 2 - toda equipada neste governo que foi ao ar, um ano antes do término do seu mandato.
Atualmente, João Durval é senador da República, pela Bahia. Seu filho, João Henrique é o atual Prefeito de Salvador e Sérgio Barradas Carneiro é Deputado Federal.
Obs: A mine biografia ainda será ampliada  concluída. CL.


Fonte: Carlos Lima com informações da assessoria e sites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...