EMPREENDEDOR DE SUCESSO

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Movimentos sociais protestam em SP contra redução da maioridade penal, Porque muitos tem medo da maior idade penal?

Entidades de direitos humanos também lembraram os 25 anos do ECA.
Grupo percorreu ruas do Centro e está concentrado na Praça da Sé.

Glauco AraújoDo G1 São Paulo
Protesto em São Paulo contra a redução da maioridade penal (Foto: Mariana Topfstedt/Sigmapress/Estadão Conteúdo)Protesto contra a redução da maioridade penal (Foto: Mariana Topfstedt/Sigmapress/Estadão Conteúdo)
Entidades de direitos humanos e movimentos sociais fazem um protesto contra a proposta de redução da maioridade penal na região central de São Paulo desde o início da tarde desta segunda-feira (13). O ato também celebra os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O grupo se concentrou no Vale do Anhangabaú e depois caminhou por ruas do Centro com faixas e cartazes até a Praça da Sé, onde foi montado um palco para discursos e realização de intervenções artísticas até o início da noite.
A Polícia Militar (PM) não havia divulgado o número de participantes até esta publicação. Segundo representantes da Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal, o protesto reunia cerca de 12 mil pessoas na Praça da Sé até as 18h.
A primeira-dama de São Paulo, Ana Estela Haddad, chegou no fim da tarde e se posicionou contra a proposta de redução da maioridade penal.
"As vozes contrárias vêm crescendo. Nenhuma pessoa que possa tomar contato com o conhecimento que se tem hoje sobre o assunto pode de forma sensata se posicionar a favor desse projeto de lei. Estou com vocês, estou com esse movimento", afirmou a primeira-dama.
"Menos de 1% dos crimes hediondos são cometidos por menores. A gente sabe que os maiores de idade cooptam menores. Vamos fazer com que cooptem crianças mais jovens ainda? Será que nós vamos resolver o problema dessa forma?", questionou Ana Estela.
O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, também participou do ato. "Recomendamos aos deputados e senadores que digam não à diminuição da maioridade penal", disse no discurso.
Maioridade Penal
As entidades e os movimentos sociais questionam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes graves, aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados, em Brasília,em 2 de julho. No dia anterior, porém, a Casa havia rejeitado a proposta, que validava a redução para crimes como tráfico de drogas, roubo qualificado e lesão corporal grave.
Para virar lei, o projeto ainda precisa ser analisado em 2º turno pela Câmara e em dois turnos pelo plenário do Senado. Em seguida, se aprovada, a proposta será promulgada pelo Legislativo.
Um dos organizadores da caminhada, Leonardo Duarte, de 35 anos, foi menino de rua e hoje é conselheiro tutelar. “Entendemos que esse tipo de medida vai aumentar a violência no nosso país. Nós não queremos nossos adolescentes trancafiados”, defendeu.
O membro do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente e do Instituto Alana, Pedro Afonso, também discursou na Praça da Sé. "Celebrar o ECA é barrar a redução da maioridade penal e buscar que o Congresso ouça as vozes dos adolescentes. Antes de buscar qualquer redução, temos que buscar a plena efetivação dos direitos da criança e adolescente", disse.
O advogado Ariel de Castro Alves acompanhou a passeata e apoiou o ato. "O ECA gerou inúmeros avanços no Brasil, como a redução do trabalho infantil, da mortalidade e da gravidez da adolescência. O mais preocupante é que 21 crianças e adolescentes são assassinadas todos os dias no país. A redução da maioridade penal seria um grande retrocesso", afirmou.
SP - PROTESTO/MAIORIDADE PENAL/SÃO PAULO - CIDADES - Manifestantes protestam contra a PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, na Praça da Sé, no Centro de São Paulo, nesta segunda-feira (13) (Foto: Taba Benedicto/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Manifestantes protestam contra a PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, na Praça da Sé, no Centro de São Paulo, nesta segunda-feira (13) (Foto: Taba Benedicto/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Eduardo Suplicy, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, faz discurso contra redução da maioridade penal. (Foto: Glauco Araújo/G1)Eduardo Suplicy, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, faz discurso contra redução da maioridade penal no Centro de São Paulo (Foto: Glauco Araújo/G1)
Crianças brincam sobre os ombros de adultos durante manifestação contra a redução da maioridade penal. (Foto: Glauco Araújo/G1)Crianças brincam sobre os ombros de adultos durante manifestação contra a redução da maioridade penal (Foto: Glauco Araújo/G1)
No palco montado em frente à Catedral da Sé, crianças do Centro Cultural Afro Brasileiro cantam músicas sobre a situação de crianças abandonadas e que moram na rua. (Foto: Glauco Araújo/G1)No palco montado em frente à Catedral da Sé, crianças do Centro Cultural Afro Brasileiro cantam músicas sobre a situação de crianças abandonadas e que moram na rua. (Foto: Glauco Araújo/G1)
Manifestante mostra faixa em protesto à redução da maioridade penal. (Foto: Glauco Araújo/G1)Manifestante mostra faixa em protesto à redução da maioridade penal. (Foto: Glauco Araújo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...