Poucas coisas incomodam tanto quanto olhos irritados por algum objeto estranho. Mas, o que fazer nessas situações? Vai depender do tipo de partícula e da parte do olho afetada.
No caso de um cisco na pálpebra inferior, basta usar um cotonete úmido ou a ponta de um pano limpo para retirar a partícula cuidadosamente.
Contudo, não se deve mexer se o cisco estiver na parte colorida do olho. É preciso procurar atendimento médico imediatamente.
Quando existem muitas partículas, usar uma toalha molhada para limpar ao redor do olho. Depois, abra e feche os olhos repetidamente com o rosto submerso em um recipiente com água. Ou posicione o olho afetado sob água corrente, mantendo-o aberto.
Se não conseguir localizar a partícula deve ser porque ela está alojada sob a pálpebra superior. Neste caso, repita o procedimento acima com o rosto submerso na água. Ou então, puxe a pálpebra para fora e a coloque sobre a inferior.
Em alguns casos, é preciso procurar ajuda médica imediatamente. Por exemplo, quando o olho foi golpeado em alta velocidade, quando a partícula aderir ao globo ocular, quando a visão não voltar ao normal mesmo depois da partícula retirada, ou se todos os procedimentos acima não eliminarem o material estranho. Enquanto estiver aguardando atendimento, cubra os olhos com uma gaze ou toalha molhada.
O Hospital de Olhos do Paraná, em Curitiba, está preparado para atender qualquer emergência envolvendo os olhos.
Esta entrada foi publicada em Artigos e Notícias e marcada com a tag cisco nos olhos, Curitiba, emergência, Hospital de Olhos do Paraná, olhos irritados, pálpebra inferior, pálpebra superior. Adicione o link permanente aos seus favoritos
Nenhum comentário:
Postar um comentário