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segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

8 passos para não entrar em uma fria com franquias de serviços

Franquias de serviços, como lavanderia, limpeza, estética e pet shops, estão em ritmo crescente no país. A avaliação é de Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), e da especialista em franquias e colunista do UOL Filomena Garcia.
O ramo de serviços é o que mais atrai jovens empreendedores brasileiros, segundo levantamento feito pela Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empreendedores) e divulgado em outubro. 
Segundo o estudo, 45% dos empreendedores de 18 a 39 anos que pretendem abrir um negócio querem investir na prestação de serviços. Outros 30% pensam em entrar no ramo do comércio, 15% em tecnologia, 6% em indústria e 4% em agronegócio.
O interesse pelo setor se deve ao valor de investimento inicial ser mais baixo que em outros segmentos, afirma Camargo. São consideradas microfranquias aquelas que exigem investimento inicial de até R$ 80 mil.
Hoje, a taxa de mortalidade das franquias de serviço está entre 10% e 15%, segundo a ABF, número considerado baixo pela entidade se comparado à taxa de mortalidade das empresas que não são franquias.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 24% das empresas brasileiras fecham as portas antes de completar dois anos.
Apesar da aparente facilidade de entrada nesse segmento, o setor de serviços depende mais da capacidade técnica do franqueado e de seus funcionários. 
Na franquia de comércio, por exemplo, o franqueado recebe do franqueador o produto a ser comercializado e deve operar seguindo o modelo das demais. Já na franquia de serviços, o fator humano pesa e é preciso boa mão de obra para manter a qualidade do serviço.
Os dois especialistas deram algumas dicas para não entrar em uma fria na hora de investir em uma franquia de serviços. Confira abaixo:
Dicas na hora de investir em uma franquia de serviços
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    Encontre um negócio com o qual se identifica
    "O primeiro ponto é buscar alguma identificação com aquilo que você vai oferecer. Isso é essencial, é o que vai fazer você se dedicar ao negócio", aconselha Filomena Garcia. Ao abrir uma franquia de serviço, o franqueado não é obrigado a escolher a mesma área em que atua, mas, segundo a consultora, essa afinidade ajuda a construir melhor o negócioFoto: Thinkstock
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    Calcule bem o valor do investimento inicial
    Embora o investimento inicial em franquias de serviço geralmente inclua gastos como capital de giro, equipamentos, estoque inicial e treinamento para o início do negócio, outros gastos, como a necessidade de ponto comercial ou de veículos, podem tornar o investimento maior. O franqueado deve estar preparado para esse gasto extraFoto: Thinkstock
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    Faça uma boa pesquisa de mercado
    Antes de investir em uma franquia de serviço faça uma pesquisa para responder às seguintes perguntas: O público está solicitando esse serviço? Ele é necessário? Como esse segmento está indo? Quanto esse setor lucrou nos últimos anos?Foto: Thinkstock
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    Contrate a melhor mão de obra
    Um dos maiores desafios de quem trabalha com serviços é achar mão de obra qualificada. "Na franquia de serviços, as pessoas vão fazer toda a diferença. Você não tem um produto. Se você tem um pessoal mais ou menos, mas um produto muito bom dá para equilibrar. No caso de serviços, não", diz Filomena GarciaFoto: Thinkstock
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    Defina no contrato o suporte do franqueador
    Na hora de fechar o negócio com o franqueador, quem adquire a franquia deve ficar atento a tudo o que será oferecido pela matriz, inclusive em relação à mão de obra, equipamentos e apoio de comunicação. Por lei, o franqueador tem que oferecer ao franqueado o 'know-how' do serviço, em treinamento ou manualFoto: Thinkstock
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    Avalie a área geográfica em que vai atuar
    "Como em muitos casos as franquias de serviço não têm uma sede comercial, funcionam em casa ou em salas alugadas, o franqueado deve procurar saber se na região onde ele pretende atuar já existe algum negócio da mesma franquia ou do mesmo ramo para não abrir um negócio vizinho à concorrência", indica Ricardo CamargoFoto: Thinkstock
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    Prefira uma marca consistente a uma conhecida
    Para muitas pessoas, a escolha para investir em uma franquia baseia-se em uma única pergunta: a franquia é conhecida? "Mais importante do que ter uma marca conhecida é ter uma marca consistente. Ao escolher, avalie o suporte que você terá do franqueador ao longo do tempo, qual é o plano de expansão da rede e levante o faturamento para saber se o negócio é lucrativo", diz Filomena GarciaFoto: Thinkstock
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    Converse com a franqueadora antes de mudar o negócio
    Uma unidade de uma rede de lavanderias, por exemplo, pode atender a pedidos delivery se a matriz não operar desse modo? "O franqueador deve estar sempre aberto a aproveitar as boas ideias, se elas existirem. Mas o franqueado deve sempre conversar com o franqueador antes e apresentar sua ideia a ele para não descaracterizar o serviço", indica CamargoFoto: Thinkstock
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