EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

SERÁ QUE A BÍBLIA É VERDADEIRA? ENTÃO COMO ESTUDAR A BÍBLIA?

O SITE BÍBLIA.COM.BR  LHE AJUDA.

Guardar dinheiro não era tarefa fácil no passado. Quan­do não existiam bancos, nem entidades financeiras como hoje, as pessoas tinham poucas opções na hora de poupar dinheiro e proteger seus bens. Uma boa saída era enterrar. Isso mesmo, enterrar utensílios e moedas de prata e ouro longe do olhar e do conhecimento das pessoas. Quem fazia isso corria dois riscos. O primeiro, alguém poderia encontrar o tesouro, por isso o dinhei­ro precisava ser bem escondido. O segundo, o indivíduo poderia esquecer o local onde seus bens estavam enterrados. Assim, sur­giram os famosos mapas do tesouro.
Agora, imagine que você tem um mapa desses nas mãos. O mapa é verdadeiro, o tesouro é verdadeiro, mas você tem um proble­ma: você não entende o que o mapa quer dizer! Adianta alguma coisa? É lógico que não. Talvez você não saiba, mas você tem um mapa desses em sua casa! Ele indica como encontrar o maior tesouro que existe e está à sua disposição. O nome desse mapa é Bíblia, esse livro revela um único caminho que vai levar você à morada de Deus para viver uma vida eterna. Agora, uma per­gunta: você entende esse mapa? Hoje existem mais de 30 mil denominações cristãs catalogadas, porque leem o mapa de modo diferente. Infelizmente, muitos jamais encontrarão o tesouro. No entanto, existe uma forma correta de ler e estudar a Bíblia. Acompanhe o estudo a seguir e descubra!
Dicas para o estudo da Bíblia
1) Antes de começar o estudo da Bíblia reserve duas coisas muito importantes: tempo e lugar. Reserve uma hora especial do seu dia. O ideal é que seja a primeira hora, antes de começar suas atividades normais. Procure também um lugar silencioso onde você tenha condições de assimilar a Palavra de Deus.
2) Antes de ler, faça uma oração, pedindo a iluminação do Espírito Santo sobre aquilo que irá ler. Ore para que Ele seja o Seu instrutor e que lhe dê perseverança na leitura. Lembre-se sempre que a Bíblia é o único livro cujo Autor está sempre presente, quando se o lê.
3) Não leia com pressa, mas faça-o com atenção. O objetivo não é apenas terminar a leitura programada, mas entender aquilo que está escrito. Se não entender, releia o texto escolhido.
4) Use um caderno para registrar ideias, reflexões e comentários pessoais, ou algo para sublinhar na própria Bíblia.
5) Procure entender o contexto daquilo que está lendo. Para ajudar no entendimento da Bíblia, procure respostas para questões simples, tais como: Quem está falando? A quem? Por quê? Quando e onde tudo isso ocorreu? E, finalmente, esse texto pode ser aplicado à minha vida?
6) Observe que tipo de texto você está estudando. É uma história? É uma parábola? É uma poesia? Se o texto estiver falando de uma doutrina específica, como, por exemplo, a Segunda Vinda de Jesus, procure estudar outros textos que falem a respeito dessa mesma doutrina.
7) Busque esclarecer os textos difíceis pelos paralelos mais fáceis. Por exemplo, compare o que Mateus escreveu com os outros evangelhos. Isso facilita a compreensão do todo.
8) Existem várias ferramentas que podem auxiliar na leitura, entre elas, um dicionário bíblico e uma concordância bíblica. O primeiro auxiliará na compreensão de certas palavras desconhecidas e seus significados. A concordância trará alfabeticamente, por assuntos, todos os versos bíblicos que contenham uma determinada palavra.
9) Adote um método sistemático de leitura (Lucas 24:27; Isaías 28:10). Isso pode ser feito de algumas formas:
• Ano Bíblico: Consiste em ler toda a Bíblia durante o ano, seguindo a regra de ler três capítulos durante o dia e cinco nos finais de semana.
• Estudo dos livros: Escolha algum livro da Bíblia e procure estudá-lo a fundo; descubra o seu autor, a quem foi dirigido, as circunstâncias sob as quais foi escrito, seu propósito e os seus ensinos principais.
• Método biográfico: Escolha personagens bíblicos de seu interesse e estude as passagens bíblicas relacionadas. Procure aplicar as lições espirituais para a sua vida.
• Estudo de temas: Consiste em escolher e seguir um tema através das Escrituras, como por exemplo: Batismo, Segunda Vinda de Cristo, Graça, Santuário, Morte, entre outros.
• Memorização: Procure decorar alguns versículos ou capítulos importantes. O cristão deve possuir, bem ordenadas em sua memória, passagens que trarão conforto, esperança e lhe serão úteis nos momentos de provação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...