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quarta-feira, 15 de julho de 2015

Justiça determina suspensão de obras do BRT de Feira de Santana

Obras começaram na cidade há cerca de 15 dias
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 15/07/2015 18:07:42
  
A Justiça determinou nesta quarta-feira (15) a suspensão das obras de implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transport, em inglês) em Feira de Santana, atendendo a liminar da Defensoria Pública da Bahia. A multa no caso de descumprimento é de R$ 50 mil por dia.
(Foto: Divulgação)
Segundo ação cautelar preparatória da Defensoria, as obras têm irregularidades no projeto, como não cumprimento de normas legais previstas para o Plano Diretor Participativo e Plano de Transporte e Mobilidade. As obras estão orçadas em cerca de R$ 87 milhões. A decisão por parar as obras foi do juiz substituto Roque Ruy Barbosa de Araújo, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira.
Segundo a decisão liminar, "a implantação do sistema de transporte BRT apresenta inconsistências e irregularidades que, em princípio, prejudicam o planejamento municipal e afastam seus fins dos interesses da coletividade local, eis que está evidenciado nos autos que não houve a elaboração de um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor ou nele inserido".
O procurador do município, Cleidson Almeida, disse ao Correio24horas que a prefeitura já foi notificada e as obras serão paralisadas enquanto não se apresenta um recurso. "Vamos recorrer dentro do prazo previsto lei, a partir da reunião dos elementos mostrando que consideramos que todos esse protestos e dúvidas já foram dirimidos. Iremos apresentar os elementos necessários", diz o procurador. O prazo para a prefeitura recorrer é de dez dias.
As obras já estavam sendo realizadas desde o último dia 29, quando o ministro Gilberto Kassab esteve em Feira de Santana para assinar a ordem de serviço. O sistema de transporte, que deve ser concluído em janeiro de 2017, vai beneficiar 56 mil passageiros que atualmente utilizam o tradicional serviço de ônibus. O BRT contará com dois corredores — João Durval, com 4,8 km de extensão, e o Corredor Getúlio Vargas, com 4,45 km, totalizando 9,25 km que vão ligar três terminais, também parte do projeto. 

Ao todo, 20 ônibus especiais, com acessibilidade, GPS, ar-condicionado e capacidade para atender até cem passageiros, por viagem, vão circular pelos corredores exclusivos. A construção conta com um investimento de aproximadamente R$ 87 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal.

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