EMPREENDEDOR DE SUCESSO

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Cineasta chama Regina Casé de "gorda" durante debate e é acusado de machismo

Cláudio Assis e Lírio Ferreira chegaram com garrafas de cerveja no encontro, realizado em Recife; diretora foi impedida de sentar
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 31/08/2015 15:50:11
  
Os cineastas pernambucanos Cláudio Assis e Lírio Ferreira estão no centro de uma polêmica depois de causarem indignação na plateia que foi conferir o filme "Que Horas Ela Volta?" (2015), protagonizado por Regina Casé, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. O caso aconteceu na noite do sábado (29), no momento de debate da plateia com a diretora do filme, Anna Muylert. 
Regina Casé em cena do filme "Que Horas Ela Volta", que estreou nacionalmente esta semana(Foto: Divulgação)
De acordo com o público, os dois cineastas entraram juntos com a diretora na sala durante a sessão, portando garrafas de cerveja. Cláudio Assis não deixou Anna sentar na cadeira do palco, chamou Regina Casé de "gorda" e o maquiador do filme de "bichona". A postura rendeu uma série de comentários nas redes sociais.
"O que tinha acabado de ser projetado naquela sala de cinema era um filme sobre protagonismo feminino, sobre dar à mulher o lugar de fala que historicamente lhe foi negado. E aí o filme acaba, se acendem as luzes da vida tal como ela é e neste momento surgem dois homens para interromper a fala de uma mulher diretora", comentou a jornalista Carol Almeida.
"Lírio estava gritando que o filme era maravilhoso. Quando alguém tentava fazer uma pergunta, ele interrompia. Claudio Assis chamou Regina Casé de gorda e o maquiador do filme de bichona", relatou o cineasta e crítico de cinema Felipe André Silva, presente na ocasião. 
"Um show de machismo escandaloso de Lírio Ferreira e Claudio Assis que tentaram impedir uma mulher diretora de falar sobre seu próprio cinema (...). Show de machismo, sexismo, gordofobia. Não passarão", publicou o diretor de arte Thales Junqueira no Facebook.
Em entrevista ao Jornal do Commercio, a diretora Anna Muylaert explicou que os amigos "estavam bastante alcoolizados". "Agiram de maneira infantil e boba, numa atitude de egolatria comum aos homens. Quando viram uma mulher em evidência, precisaram atrapalhar o momento", afirmou ao dizer que o ocorrido serviu para abrir uma discussão maior sobre machismo e preconceito.
Muylart, no entanto, disse que não tem intenção de demonizar os dois cineastas. "O machismo é um tema levantado recorrentemente em todos os lugares que frequento. Em países da Europa, em várias cidades do Brasil que tenho visitado, o assunto sempre vem à tona. As mulheres não aguentam mais. Estamos todas por um fio", desabafou.
Em nota publicada nas redes sociais, o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco pediu desculpas pela "situação desagradável e o constrangimento causados" e afirmou que pelo período de um ano não permitirá que seja realizado em seus espaços culturais nenhum evento envolvendo Ferreira ou Assis, devido ao "comportamento lamentável" dos cineastas.
A decisão repercutiu nas redes sociais, com artistas como Karina Buhr defendendo a posição da fundação. "Fundaj botando pra lascar e fazendo história!! Que bonito, que coisa tão boa acompanhar isso de perto!"
NOTA
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) informa que, diante do comportamento lamentável dos cineastas Cláudio Assis e Lírio Ferreira no Cinema do Museu, no último sábado (29), não permitirá qualquer evento envolvendo os dois realizadores, e suas respectivas produções, em qualquer espaço da Fundaj. A punição tem validade por um ano.
Em respeito ao público e prezando pela promoção da Educação e da Cultura, de forma democrática, a Fundaj reafirma seu compromisso com a qualidade e o respeito aos seus diversos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...