EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 1 de agosto de 2015

Transição Capilar: Conheça o método que promete trazer de volta os cachos

A prática se resume em um tratamento longo com a função de banir toda química, alisamento e relaxamento e usar de vez o cabelo natural, afro, crespo ou cacheado


Lhays Feliciano
(lhays.feliciano@redebahia.com.br)
publicidade
Não faz muito tempo que os cabelos lisos faziam a cabeça da mulherada. O alisamento sempre foi considerado uma forma mais fácil de manter o cabelo arrumado e a 'solução' para muitas meninas que não tinham muita paciência para pentear as madeixas. Mas a tendência dos cachos vem provando que esse tempo passou e agora a moda é assumir os fios rebeldes e valorizar os cachos ondulados. 
Ter os cachos de volta não é tão rápido quanto alisar e no momento em que percebem isso, muitas meninas acabam virando reféns da química e até desistem da vontade de ter os fios naturais novamente. A internet pode ser uma das formas de encontrar forças e compartilhar histórias: o grupo Transição Capilar no Facebook, um dos mais bombados da rede social, tem mais de 40 mil membros buscando informação, motivação e inspiração para voltar aos cachos.
O nome da prática que promete trazer de volta o cabelo natural é Transição Capilar, e se resume em um tratamento longo com a função de banir toda química, alisamento e relaxamento e usar de vez o cabelo natural, afro, crespo ou cacheado. 
Antes de tudo, é necessário descobrir qual é o seu tipo de cabelo, pois só assim irá conseguir cuidar direito e usar os produtos corretamente. Além disso, é importante saber que o tempo do processo depende do crescimento de cada cabelo. 
Um dos principais motivos que faz uma pessoa querer alisar os cabelos é o volume e a indefinição principalmente na raiz. Foi exatamente por esta razão que a estudante de jornalismo, Aina Soledá, optou por usar ferro no cabelo desde muito nova. Com onze anos, ela começou a relaxar o cabelo com guanidina e, a partir dai, ela pintou, relaxou de novo e fez vários tratamentos químicos no cabelo, sem contar que não saia de casa sem escovar e pranchar as medeixas. "Percebi o quanto meu cabelo estava ficando ruim e estragado, então em 2013 resolvi que só usaria o cabelo natural, foi ai que comecei o processo de transição, fiquei 10 meses sem alisamento. Fiz o BC (Big Chop: corte que retira a parte com química) e desde então não utilizo nenhuma química no cabelo, só creme para os cachos', revelou Aina que revela se sentir muito mais bonita com os cabelos crespos.  
Aina sentiu que o cabelo estava ficando estragado com a quantidade de química e resolveu fazer a transição
Páginas no Facebook que ensinam, dão dicas e exemplificam os resultados com depoimentos de meninas que passaram ou estão passando pela transição viraram uma febre entre as amantes dos cachos. Foi com a ajuda de vídeos de outras meninas que a estudante de enfermagem, Rafaela Lago, pegou algumas dicas de como cuidar dos novos cachos que conseguiu após a transição. "Minha mãe relaxava meu cabelo desde quando eu tinha 10 anos, fui crescendo e continuei relaxando de três em três meses. Depois de muito tempo alisando, cansei de pranchar e escovar sempre meu cabelo, que era muito cheio, e decidir usar natural. Para isso, parei de usar química, estou há um ano e seis meses sem usar nada, só hidratando bastante e cortando para tirar toda química", explicou Rafaela que ainda está no processo de transição.  
Rafaela se sente muito mais segura com os cabelos cacheados
Mas nem tudo são flores. Segundo a cabeleireira Rita de Cássia é necessário atenção na hora de escolher os cremes e produtos que serão usados durante o processo para não causar um efeito indesejavél. "É importante hidratar, usar shampoo anti-residuo ou o Bomba Natural, além de cremes e óleos para cabelos cacheado como Casulão, óleo de jasmim natural, óleo de babosa natural e reconstrução com babosa", explica.
Além disso, as candidatas a aderirem os cachos precisam aguentar o crescimento da raiz, o frizz e o ressecamento que pode acontecer durante o processo em que parte do cabelo ainda tem química.
O que é preciso para fazer transição capilar:
- Eliminar de vez alisamentos e relaxamentos 
- Evitar uso de colorações químicas durante o tratamento 
- Evitar produtos com parafina, silicones e óleo mineral na composição. 
- Evitar uso de shampoo com pH alto
- Ir cortando o cabelo para retirar a parte alisada
- conhecer seu cabelo
Dicas da cabeleireira para ajudar no processo: 
- Faça as hidratações com produtos naturais pelo menos uma vez na semana. Cabelos quimicamente tratados passam por muito danos. 
- Depois do Big Chop, não precisa sofrer. Invista em Turabntes, penteados ou babyliss
- Uso produtos que acelerem o crescimento do cabelo. 
- Procure grupos no Facebook sobre cacheadas e com a hashtag #transiçãocapilar pode-se achar várias dicas no Instagram.
Para disfarçar
A texturização é muito importante durante a transição. Texturizar é utilizar técnicas para fazer cachos na parte lisa do cabelo, assim ajuda a acostumar com os cachos e com o volume. Além disso ajuda muito a disfarçar as duas texturas do cabelo.
Existem inúmeras técnicas de texturização, e a maioria delas necessita de alguns acessórios simples. Um tipo de texturização é usar bigudins circulares ou turbantes. 
 
FONTE;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...