EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 28 de maio de 2016

USP de Ribeirão cria 'rato virtual' para substituir cobaias vivas em testes

Sistema visa evitar morte de animais reais após procedimentos laboratoriais. Modelo inspirado em neurônios de verdade pode acelerar pesquisas.
28/05/2016 08h00 - Atualizado em 28/05/2016 12h00

Do G1 Ribeirão e Franca














Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP) criou um sistema que dispensa a utilização de ratos de verdade em testes comportamentais.
Desenvolvida pelo departamento de computação e matemática, a plataforma dispõe de animais virtuais e é inspirada nas ligações cerebrais de um roedor real para detectar alterações ligadas à ansiedade e ao medo.
"Essa rede neural artificial é inspirada nos neurônios, no sistema nervoso, simula o cérebro de um rato real. Com base nisso, temos o controle do nosso rato virtual. Esses ratos são postos no labirinto virtual para andarem e serem testados assim como um rato real em um labirinto real", diz a pesquisadora Ariadne de Andrade Costa.

Esses ratos são postos no labirinto virtual para andarem e serem testados assim como um rato real em um labirinto real"
—  Ariadne de Andrade Costa,
Mais rápido
 O método convencional difundido em todo o mundo consiste da utilização de ratos de verdade, cujas reações são detectadas dentro de uma estrutura chamada de labirinto de cruz. Depois do teste, o roedor é sacrificado, pois, para cada novo procedimento, é necessário utilizar um animal diferente, explica o psicólogo Rafael Bonuti.
"Nós só usamos o rato uma vez. Se a gente reexpor o animal ao teste, ele se acostuma e o comportamento dele vai mudar", afirma.
Além do potencial de acabar com o sacrifício de ratos, o sistema computadorizado tende a ser mais rápido que o método convencional, que demora em média cinco minutos por procedimento para apresentar resultados.
O modelo virtual simula os efeitos das drogas que diminuem e aumentam respectivamente os níveis de ansiedade em um mesmo animal virtual e em questão de segundos.
A pesquisadora Ariadne de Andrade Costa mostra o programa de pesquisa com os ratos virtuais (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)
A pesquisadora Ariadne de Andrade Costa mostra o programa de pesquisa com os ratos virtuais (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)
O resultado dos testes é dado em números e códigos que representam a reação dos animais.
"A gente consegue reproduzir o comportamento de ratos não apenas sem drogas, mas também de ratos em que foram inseridas drogas, mudando apenas um parâmetro", explica Ariadne.
Coordenador do projeto, Renato Tinós explica que o sistema representa uma evolução para a área da psicobiologia e também para teorias sobre a inteligência artificial.
"Possibilita que se reduza o número de experimentos com os ratos reais, que têm que ser sacrificados no final. A segunda contribuição é para área de computação, porque esses modelos possibilitam testar teorias de inteligência artificial. Com isso, pesquisadores da área podem desenvolver novos programas e testar novas teorias."
Teste do labiritno realizado de maneira tradicional pelos pesquisadores da USP (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)
Teste do labirinto realizado de maneira tradicional pelos pesquisadores da USP (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...