EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 28 de maio de 2016

Ex-governador do RS, Brizola será incluído no livro dos heróis da pátria

A cerimônia deve ocorrer em setembro no Panteão da Pátria, em Brasília. Ele é lembrado pela Legalidade, quando defendeu a posse de João Goulart.
28/05/2016 14h47 - Atualizado em 28/05/2016 15h12

Por Vanessa Felipe
Da RBS TV Brasília














O ex-governador do Rio Grande do Sul Leonel de Moura Brizola terá o nome incluído no livro de heróis e heroínas da pátria, em Brasília. A cerimônia deve ocorrer em setembro no Panteão da Pátria, como mostra a reportagem exibida neste sábado (28) no Jornal do Almoço (assista acima no vídeo).
Brasil, Brasília, DF, 02/12/2003. O ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola é ouvido pelo Conselho de Ética do Senado, no Congresso Nacional (Foto: Joedson Alves/Estadão Conteúdo)
Brizola será o 32º nome incluído no livro de heróis
 da pátria (Foto: Joedson Alves/Estadão Conteúdo)
Brizola, que morreu em 2004, é único político brasileiro que, até hoje, foi eleito governador em dois estados diferentes. Ele governou o Rio Grande do Sul de 1959 até 1963, e o Rio de Janeiro entre 1983 e 1987, e entre 1991 e 1994. Brizola também foi prefeito de Porto Alegre e deputado federal. Ele ainda concorreu duas vezes à presidência da República, em 1989 e 1994.
Para fazer parte do livro de heróis da pátria, os nomes têm que ser aprovados pelo Congresso Nacional e pela presidência da República. O nome de Brizola foi aprovado no final do ano passado. O historiador Antônio José Barbosa, professor da Universidade de Brasília (UnB), diz que o ex-governador gaúcho ajudou a escrever um dos capítulos essenciais da democracia brasileira.
O protagonismo de Brizola no cenário nacional começou em 1961. Este foi o ano em que Jânio Quadros renunciou à presidência, e os militares tentaram impedir que o vice, João Goulart, assumisse o cargo. Para isso, o então governador gaúcho se entrincheirou no Palácio Piratini. Brizola improvisou um estúdio de rádio e passou a discursar para a população, pedindo que os brasileiros resistissem e lutassem pela posse de Jango.
heróis heróinas livro pátria Brizola (Foto: Reprodução/RBS TV)
Livro guarda nomes de heróis e heroínas do
 Brasil (Foto: Reprodução/RBS TV)
“Neste momento, Brizola assume uma posição que vai alçá-lo à condição de grande personagem nacional. Ele deixa de ser apenas o governador do Rio Grande e passa a ser o porta-estandarte de uma luta que vai ser tornar nacional pela Legalidade. O que significava Legalidade naquele momento? Fazer cumprir a Constituição. Se a presidência está vaga, o vice tem que tomar posse”, explica o professor Barbosa.
No livro, que é feito de aço, estão 31 nomes. Entre eles, Dom Pedro I, imperador que proclamou a independência do Brasil de Portugal, e Santos Dumont, o pai da aviação. Também estão figuras conhecidas pelos gaúchos como o ex-presidente Getúlio Vargas e do herói guarani Sepé Tiaraju.
“São pessoas que foram importantes para a história do nosso país. Com o ideal da liberdade, de democracia. Então, todos eles têm alguma história. É questão da memória. Você não pode deixar a pessoa ser esquecida pelo trabalho tão importante que ela dedicou ao país”, expõe a gerente do Centro Cultural Três Poderes, Jussara de Almeida.
heróis heróinas livro pátria Brizola panteão (Foto: Reprodução/RBS TV)
Cerimônica ocorrerá no Panteão da Pátria, em
 Brasília (Foto: Reprodução/RBS TV)
Para o professor e historiador da UnB, a campanha da Legalidade não foi a única marca de Brizola. Para Barbosa, o nome do político estará sempre ligado à educação brasileira.
“Ele fez uma revolução educacional em todo o Rio Grande. Isso vai ser uma marca que, de certa maneira, ele recupera 30 anos depois quando, surpreendentemente, foi eleito governador do estado do Rio nas eleições de 82”, conclui.
Leonel Brizola morreu aos 82 anos em 2004 no Rio de Janeiro, onde morava, e foi sepultado na cidade gaúcha de São Borja, na Fronteira Oeste, onde também estão os corpos dos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...