EMPREENDEDOR DE SUCESSO

terça-feira, 11 de março de 2014

Estrelada por Zico, campanha contra câncer de pênis indica água e sabão, a maior prevenção.



Ex-jogador de futebol e atual treinador no Qatar gravou vídeo para ação.
Campanha focará Nordeste; além de boa higiene, camisinha evita doença.


Zico estrela campanha (Foto: Udo Kurt/Lado a Lado/Sociedade Brasileira de Urologia)Zico estrela campanha de saúde (Foto: Udo Kurt/
Lado a Lado/Sociedade Brasileira de Urologia)
O ex-jogador de futebol Zico, atual treinador do time Al-Gharafa, do Qatar, está estrelando uma campanha da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) contra o câncer de pênis, que será realizada entre esta sexta-feira (27) e domingo (29) na região Nordeste, onde há uma maior incidência de casos no país.
Em vídeo, Zico diz: "Você sabia que o pênis pode ter câncer? E a boa notícia é que a doença pode ser prevenida lavando o pênis todos os dias. Puxe a pele para trás e lave com água e sabão. Se você não conseguir puxar a pele para trás ou notar alguma ferida, procure um urologista. Câncer de pênis – água e sabão é a melhor prevenção".
O objetivo da ação, que está na quarta edição e é feita em parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida, é orientar a população das cidades de João Pessoa (PB), Recife e Garanhuns (PE), Fortaleza e Reriutaba (CE) e Teresina (PI). Cerca de cem urologistas voluntários, vindos de várias cidades, vão fazer atendimento clínico e cirúrgico de baixa complexidade em hospitais públicos, além de esclarecer os pacientes sobre o assunto, com o uso de vídeo e folders explicativos.
Segundo o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, o câncer de pênis é um dos poucos que se podem evitar. Basta lavar o órgão com água e sabão, puxando o prepúcio – pele que encobre a glande, na extremidade do membro. Essa higiene deve ser feita principalmente após as relações sexuais ou a masturbação.
Além disso, é preciso usar sempre preservativo durante o sexo e fazer cirurgia em caso de fimose ou de pele sobrando na ponta do pênis, o que também favorece infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV). Os médicos recomendam, ainda, fazer um autoexame mensal para ver se há alguma ferida ou alteração no órgão – em caso positivo, é importante procurar um urologista imediatamente.
Sintomas, diagnóstico e tratamento
Entre os principais sintomas do câncer de pênis, estão: perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas no órgão; feridas e caroços com secreção e mau cheiro, que não desapareceram após tratamento; ínguas na virilha e inflamações prolongadas com vermelhidão e coceira.
Os fatores de risco para a doença são: fimose, acúmulo de secreção branca (chamada esmegma) resultante da descamação das células, má higiene e situação econômica e educacional precária.
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento desse tipo de câncer e uma eventual amputação do pênis, o que pode trazer consequências físicas, sexuais e psicológicas para o homem. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), porém, mais da metade dos pacientes demora até um ano após aparecerem as primeiras lesões para procurar um médico.
A cirurgia é o tratamento mais frequente, mas também pode ser indicada químio ou radioterapia.
Casos no Brasil e no mundo
De acordo com o Inca, o câncer de pênis representa 2% de todos os tipos de tumores que atingem o homem, e é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Segundo o Datasus, banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), há cerca de mil amputações de pênis por ano no país.
A maior incidência desse câncer no mundo ocorre na Índia, com 3,32 casos para cada 100 mil habitantes. A menor taxa é vista entre os judeus nascidos em Israel, com números próximos a zero. Nos EUA, a incidência é de 0,2 caso por 100 mil habitantes.
Programação da campanha
Recife (PE) – dia 27, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Instituto Médico Integrado (Imip) Professor Antônio Figueira
Teresina (PI) – dia 27, das 7h30 às 9h30, e dia 30, das 9h às 12h
Hospital São Marcos
João Pessoa (PB) – dia 28, das 8h30 às 12h
Hospital Municipal Santa Isabel e Centro Médico de Praça Caldas Brandão, Jardim das Ácacias

Garanhus (PE) – dia 28, das 9h às 12h
Hospital Dom Moura

Fortaleza (CE) – dia 28, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Santa Casa de Misericórdia

Reriutaba (CE) – dia 28, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Hospital Rita do Vale Rego

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...