Para que servem esses órgãos? Pode retirar?
A remoção deles é possível e não ameaça a vida.
Vesícula, apêndice, baço. O que acontece com o nosso corpo quando, por algum motivo, temos que retirar um desses órgãos? A remoção dos órgãos por causa de doenças e acidentes é possível e não ameaça a vida, mas pode trazer desconfortos gástricos (vesícula) e maior suscetibilidade às doenças infecciosas (baço), por exemplo. O Bem Estar desta quarta-feira (19) recebeu o consultor e cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atuí e o coloproctologista Fábio Campos para comentar o tema.
A vesícula é uma pequena bolsinha do sistema digestivo. É ela quem armazena a bile, fabricada pelo fígado para auxiliar na metabolização das gorduras. Geralmente, o principal motivo de tirar a vesícula com cálculos é evitar complicações maiores. Quem retira a vesícula precisa fazer exercícios e se alimentar bem. Tira gostos como linguiça, torresmo, mandioca frita precisam ser cortados do cardápio.
O apêndice é uma pequena parte do sistema digestivo que também faz parte do sistema linfático e armazena determinadas células de defesa. No entanto, não tem uma função específica no organismo.
Quando ele inflama, a operação tem de ser rápida, pois há risco de a infecção se espalhar. A dor da apendicite começa no centro do abdômen e depois se concentra embaixo, à direita. A inflamação ocorre por causa de acúmulo de fezes no local ou como decorrência de uma infecção intestinal.
Já o baço faz parte do sistema linfático. Ele filtra o sangue, destrói bactérias e armazena hemácias danificadas. Entretanto, não é só porque a pessoa retirou o baço que ele irá fazer falta. Outros órgãos do corpo humano assumem a função dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário