EMPREENDEDOR DE SUCESSO

sábado, 9 de setembro de 2017

Gerente abandona empresa, abre ateliê e investe em 'bebês reborn': 'Não me arrependo'


Moradora de Cerquilho (SP) trabalhou 8 anos em corretora de seguros. Ela passou a investir na técnica de bonecas 'quase reais' após filha ganhar uma.

Por Paola Patriarca, G1 Itapetininga e Região
 
Ana Lúcia Lourenço investe em arte de 'bebê reborn' em Cerquilho (Foto: Arquivo pessoal/Ana Lúcia Lourenço)Ana Lúcia Lourenço investe em arte de 'bebê reborn' em Cerquilho (Foto: Arquivo pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Ana Lúcia Lourenço investe em arte de 'bebê reborn' em Cerquilho (Foto: Arquivo pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Há sete anos a moradora de Cerquilho (SP) Ana Lúcia Lourenço, de 42 anos, resolveu mudar a rotina de trabalho drasticamente. Gerente administrativa em uma corretora de seguros por 8 anos, ela resolveu se arriscar e trabalhar com aquilo que sempre foi apaixonada: artesanato.
Então, abriu um ateliê, passou a vender seus trabalhos artesanais e a investir na arte “reborn”, que são bonecas que imitam com perfeição um recém-nascido através das expressões. Para Ana Lúcia, a mudança deu resultado e o prazer pelo trabalho só aumentou. O segredo, segundo ela, é dedicação.
“Eu abandonei a profissão pela arte e não me arrependo. Eu vejo os frutos hoje. Quando você ama o trabalho, tem o trabalho como paixão, tudo dá certo. Mas tem que ter muita dedicação e amor para que você consiga ver os resultados, esse é o segredo. Hoje tenho mais tempo para minha família e isso é ótimo. Chega uma hora na vida que isso é preciso e eu decidi mudar por causa disso”, afirma.
Moradora deixou de ser gerente administrativa para trabalhar com artesanato de bonecas (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)Moradora deixou de ser gerente administrativa para trabalhar com artesanato de bonecas (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Moradora deixou de ser gerente administrativa para trabalhar com artesanato de bonecas (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)

'Quase reais'

De acordo com Ana, assim que dedidiu abandonar a carreira na empresa, ela passou a vendar bonecas de pano, artesanatos com feltro e também resolveu dar aulas de arte. Porém, bastou comprar uma boneca feita pela arte "reborn" para sua filha, que a paixão surgiu.
“Até então eu não fazia esse tipo de arte. Quando eu comprei para minha filha eu me apaixonei pela boneca mais do que ela. Aí fui pesquisar e comecei a me dedicar. Faz cinco meses que faço essa arte”, diz.
Bonecas imitam com perfeição um recém-nascido (Foto: Arquivo pessoal/Ana Lúcia Lourenço)Bonecas imitam com perfeição um recém-nascido (Foto: Arquivo pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Bonecas imitam com perfeição um recém-nascido (Foto: Arquivo pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Segundo a artesã, todo material para fazer a boneca é exportado dos Estados Unidos e todo cabelo é colocado fio a fio. Por isso, cada uma custa em média de R$ 800 a R$ 1,5 mil.
"Não é fácil. Ela depende de muita paciência, atenção e dedicação porque a arte preza pelos detalhes. Os cabelos são importados. Todo material é importado. E você tem que ter paciência para fazer todos os detalhes, como as veias por exemplo. Mas é uma paixão. Eu amo poder fazê-las", ressalta.
Artesã realizou exposição com 40 bonecas feitas pela arte reborn em Cerquilho (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)Artesã realizou exposição com 40 bonecas feitas pela arte reborn em Cerquilho (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Artesã realizou exposição com 40 bonecas feitas pela arte reborn em Cerquilho (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Segundo Ana, cada boneca leva em torno de 15 dias para ficar pronta. Além de imitar recém-nascidos, a artesã já fez a arte com bonecas que imitam crianças de até 3 anos.
“Temos bonecas que remetem várias idades, desde os recém-nascidos, até de 1 ano ou criança de 3 anos. Inclusive, a pessoa pode trazer a foto do filho ou de um parente para que possamos reproduzir. Muitas gente fica encantada por causa da perfeição", conta.
Segundo Ana, todo material usado para fazer bonecas é importado (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)Segundo Ana, todo material usado para fazer bonecas é importado (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Segundo Ana, todo material usado para fazer bonecas é importado (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Ainda de acordo com Ana, a arte chama a atenção tanto das crianças quanto dos adultos. Devido à procura, uma exposição com seus trabalhos e de uma amiga foi realizada na cidade. A moradora Tatiana Antunes, por exemplo, é colecionadora de bonecas que parecem bebês de verdade e participou do evento.
"Eu amo esse tipo de boneca e tenho sete. Tem que ser artista, porque é tudo muito perfeito. Eu me apaixonei após pesquisar e quis saber mais sobre a arte. Hoje tenho sete e já tenho uma encomendada para mês que vem", diz.
"É muito gratificante ver pessoas reconhecendo meu trabalho. Para mim, foi perfeito juntar o meu hobby com a renda", ressalta Ana.
Bonecas demoram cerca de 15 dias para serem feitas (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)Bonecas demoram cerca de 15 dias para serem feitas (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Bonecas demoram cerca de 15 dias para serem feitas (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Exposição em Cerquilho levou bonecas feitas por Ana e sua amiga (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)Exposição em Cerquilho levou bonecas feitas por Ana e sua amiga (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Exposição em Cerquilho levou bonecas feitas por Ana e sua amiga (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Boneca chama atenção por semelhança a bebê (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)Boneca chama atenção por semelhança a bebê (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Boneca chama atenção por semelhança a bebê (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Lúcia Lourenço)
Veja mais notícias em G1 Itapetininga e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...