EMPREENDEDOR DE SUCESSO

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Cobrança do metrô de Salvador deve começar em outubro

Operação será iniciada quando a estação Pirajá entrar em funcionamento; valor da tarifa continua indefinido
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 04/08/2015 20:08:35
  
A operação comercial do metrô de Salvador deve começar em outubro deste ano. Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur) informou que a operação está condicionada ao funcionamento da estação Pirajá, prevista para outubro. 

O valor da tarifa continua sem definição. Carlos Martins, titular da Sedur, afirmou que a decisão será tomada entre o governo do estado e a CCR Metrô Bahia, concessionária do serviço, após estudos técnicos e negociações.
Além da estação Pirajá, a Sedur afirma que a estação Bonocô também será entregue no segundo semestre deste ano - mas não há uma data prevista. Ao término das obras, a Linha 1 terá 12 quilômetros de extensão e oito estações.
(Foto: Arquivo CORREIO)
IntegraçãoSegundo a Sedur, as definições de integração com os ônibus urbanos e metropolitanos ainda estão sendo negociadas. Carlos Martins explicou que as conversas sobre os ônibus metropolitanos estão mais avançadas. "A integração metropolitana vai funcionar com o cartão metropolitano. As linhas que vão até a Lapa farão a integração. O usuário só vai pagar uma passagem", garante. Martins explicou que as linhas de ônibus metropolitanos com destino para a estação Lapa terão seu ponto final alterado para a estação Pirajá. 

Em nota, a Sedur informou ainda que as linhas que chegam a Salvador pela BR-324 farão integração com o metrô na estação do Retiro. O objetivo do governo é diminuir a circulação de ônibus metropolitanos em Salvador. "Quando a Linha 2 (do metrô) estiver implementada, (a estação de integração) será Mussurunga. O metrô vai fazer com que o fluxo de ônibus metropolitanos em Salvador deixe de existir", conta Martins.
Sobre a integração com os ônibus urbanos, a Sedur afirma que o governo do estado trabalha apenas com a possibilidade de um acordo pleno, que envolva a prefeitura de Salvador. A hipótese de usar ônibus da CCR está descartada.
A CCR afirma que aguarda apenas a definição do governo. Segundo a empresa, a preparação é feita desde o ano passado e já está tudo pronto.

Ônibus urbanos
Fábio Mota, Secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, diz que a integração com o sistema de ônibus municipal será feita em outubro. "(A integração) está sendo discutida semanalmente entre prefeitura e estado. O que falta é a conclusão da estação Pirajá. Assim que ficar pronta, faremos a integração", disse.

Mota conta que a integração será feita a partir dos ônibus que chegam e saem das estações Lapa e Pirajá. "Até porque são as duas maiores estações de ônibus e serão os pontos finais (da Linha 1 do metrô)", explica. Ao ser perguntado sobre alteração de linhas de ônibus, Mota negou categoricamente. "Não vamos fazer alteração de linhas. Vamos deixar o usuário escolher o que ele quer usar, metrô ou ônibus".

Sobre a tarifa da integração entre metrô e ônibus, Mota afirmou que ainda está em negociação. "O que a gente defende é que essa tarifa não passe de R$ 3. Que quem escolha fazer a integração não pague a mais", conta, defendendo que não haja pagamento adicional pela integração.

O metrô de Salvador foi inaugurado no dia 11 de junho de 2014, após 14 anos em obras. Desde então ele vem funcionando sem operação comercial, chamado de Operação Assistida. O serviço é gratuito e funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, abre das 8h às 13h. O metrô conta com seis estações em apenas uma linha, da estação Lapa a Bom Juá. As obras estão previstas até 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL, NO CONFORTO DO SEU LAR, COM SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL

SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

  SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL Tenha sua  Página Lucrativa  Online e Fature Dezenas ,  Centenas  ou  Milhares  de PAGAMENTOS  de  R$ 50,...